terça-feira, 8 de julho de 2014

OBRA SERÁ RETOMADA

Prefeito Bernildo Val visita creche objeto de investigação do FNDE e Polícia Federal
O prefeito e a secretária de Educação visitaram as obras de terraplanagem e impermeabilização do pouco que foi construído (apenas 6%), mas cerca de 40% (R$ 577.850,00) dos recursos repassados pelo Ministério da Educação foram pelo ralo.


Seria uma das maiores obras já conveniadas pelo Governo Federal com o Município de Buriti dos Lopes, o que deveria ter proporcionado há mais de um ano a centenas de crianças carentes do Município uma educação de qualidade. Mas o que seria uma bênção se transformou numa grande dor de cabeça. A obra foi iniciada de forma irregular, sem aterramento, impermeabilização e erros técnicos de toda ordem e para complicar mais ainda a situação, grande parte dos recursos repassados pelo Governo Federal foram aplicados ilegalmente, o que resultou numa intervenção do FNDE na obra e um inquérito na Polícia Federal para apurar possíveis desvios de dinheiro público.


Preocupado com esta situação e ciente da importância social da creche para centenas de crianças, o prefeito Bernildo Val esteve em Brasília no primeiro semestre deste ano e depois de muita insistência e diversas reuniões com técnicos do FNDE conseguiu negociar com o Ministério da Educação a retomada das obras assumindo responsabilidades de contra partida do Município com recursos para aterramento de toda a área da creche, impermeabilização do que foi construído e correções no que foi feito para readequar a obra ao projeto Inicial. Somente assim o FNDE liberaria o reinício das obras.


Na manhã de segunda-feira (07), o prefeito Bernildo Val e a secretária de Educação Nilma Val Romão visitaram as obras de terraplanagem e impermeabilização do pouco que foi construído (apenas 6%), mas cerca de 40% (R$ 577.850,00) dos recursos repassados pelo Ministério da Educação foram pelo ralo.

A Prefeitura já fez uma nova licitação para contratação de serviço de construção da obra que deverá ser iniciada imediatamente após a conclusão do serviço de terraplanagem que já foi iniciado e a administração atual concentra esforços no sentido de entregar o mais rápido possível esta obra e por fim há mais uma obra inacabada deixada pela gestão anterior, sem a devida prestação de contas dos recursos. 


“Recebemos essa cidade com Creche inacabada, Rodoviária há quase 10 anos paralisadas, quadras de esporte do Salgadinho e Coroa sem a devida conclusão, tudo isso gerando inadimplência do Município junto ao Governo Federal, receberam o dinheiro, não fizeram a obra como deveria ter sido feita e não prestaram contas do dinheiro que receberam prejudicando assim a população e o Município, mas estamos enfrentando esses problemas e estamos fazendo por nós e pelos nosso antecessor”, disse Bernildo Val. 
         

Fonte: ASCOM / PMBL 

Nenhum comentário: