sexta-feira, 25 de julho de 2014

PIAUÍ

Governador diz que TCE colheu dados errados e não demitirá 600 servidores
Ao falar pela primeira vez sobre o assunto, o governador disse que decisão do Tribunal de Contas do Estado é com base em dados equivocados.

O governador Antonio José de Moraes Souza Filho, o Zé Filho (PMDB), garantiu nesta quinta-feira (24) que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) não impedirá reajustes dos servidores no Piauí. Há cerca de três meses no governo, Zé Filho recebeu a recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de demitir mais de 600 servidores, devido o Estado ultrapassar em 50,23% a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Ao falar pela primeira vez sobre o assunto, o governador disse que decisão do Tribunal de Contas do Estado é com base em dados equivocados.


“O TCE já voltou atrás na sua decisão. Até porque o TCE não tem poder de mandar nos atos do governo. Eles podem recomendar um ato. Até porque não fizemos nenhuma contratação. Fizemos substituições. Acho que eles receberam uma informação que não foi correta. Nós não colocamos gente a mais. Isso tudo foi substituição de gente que já tinha saído”, disse o governador momentos antes de participar de gravação do seu programa eleitoral que será veiculado a partir de agosto.    

“Não vamos fazer ajustes. Essa questão da variável da Lei de Responsabilidade Fiscal é normal. A nossa receita corrente líquida é variável e quando chega no meio do ano as nossas receitas diminuem”, disse o governador, que é candidato à reeleição.

Ele lembrou que o governo federal tem feito muitas desonerações prejudicando Estados e municípios. 

“A nossa projeção é que já em agosto a gente já esteja abaixo dos 50% (se referindo a LRF) com todas as medidas que já tomamos”, disse.


Corte nos gastos

Zé Filho garantiu que não realizou novas contratações na sua gestão e que reduziu o número de contracheques no Estado. “Exatamente quando recebi o governo, no dia 4 de abril, o Estado tinha 100 mil 400 contracheques, exatamente este número. Hoje, nós temos 287 contracheques a menos do que recebemos em abril”.

Ele ressaltou ainda que foram aprovados reajustes de servidores na Assembleia Legislativa e que estavam previstos na folha. 

“Somente em maio tivemos um aumento de R$ 10 milhões. Vamos ter outro impacto em setembro, outro abril e em dezembro. Isso estava previsto. Nós demos os maiores aumentos para os servidores público”.

“Jamais vou deixar de dar reajuste aos salários dos servidores públicos, jamais. Eles ganham muito pouco e eu vou aumentar ainda mais. Essa lei é que está errada e deve ser revista. Então, vamos continuar combatendo isso”.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: cidadeverde.com

Um comentário:

Unknown disse...

Em tempo: Quem são esses "VAL" que ocupam todas as secretarias de Buriti? Está com 3 dias que a antena10 diz que o maior nepotismo já registrado no país é o do governo do Bernildo!Eu sou Val, minha mulher, meus dois filhos e minha neta são "VAL"; meus quatro irmãos e meus oito sobrinhos são "VAL", e nenhum tem qualquer vinculo com a prefeitura! Acredito que 1% dos "VAL" tenham vínculo; pra 100% está longe? A vereadora ainda está com ressaca da derrota. Chora nenem! Quer a chupeta?