sexta-feira, 18 de março de 2016

BASTIDORES DA POLÍTICA


Encontro Multipartidário

Acontece nesta sexta-feira, dia 18, a partir das 18h no ginásio poliesportivo Governador Mão Santa, bairro Acampamento em Buriti dos Lopes, o 1º Encontro Multipartidário do Município. Seis partidos irão compor o encontro que está sendo organizado em conjunto. PSD, PSB, PR, PV, PT e Democratas, se reúnem para tratar de assuntos referentes à nova lei eleitoral, como também da situação dos partidos e da sucessão municipal deste ano. Várias lideranças políticas, pré-candidatos, políticos com mandatos, filiados, dentre outras pessoas, devem participar do encontro. Um palestrante para falar sobre a atual lei eleitoral também deve participar do evento. Os partidos fazem parte da base de sustentação do prefeito Bernildo Val (PSD).

Fransquim Lázaro candidato

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Buriti dos Lopes, Fransquim Lázaro, servidor público federal, esteve conversando no último domingo, dia 13, com este blogueiro e o tema foi à política municipal. Dentre os vários assuntos abordados, Fransquim falou das suas intenções de disputar as eleições municipais deste ano e buscar mais uma vez, uma cadeira no legislativo buritiense. Ele lembrou das eleições de 1988 quando foi eleito vereador pela primeira vez fazendo parte da coligação que elegeu o prefeito Dr. Joaquim Narciso. O ex-vereador disse que está empolgado para essa eleição como esteve naquela de 88. Fransquim nos informou ainda que está filiado ao PDT da vereadora  Iranildes Braga e caso não venha a sair candidato, ele irá apoiar a candidatura a reeleição de Iranildes rumo a Câmara. Pra finalizar, Lázaro disse que irá apoiar a reeleição do prefeito Bernildo Val (PSD) e que não teria motivos para está do lado contrário. 

Vereador Bené Ibiapina

O vereador Bené Ibiapina, recém filiado ao PSD, esteve durante esta semana em Teresina buscando melhorias para a população buritiense. Na ocasião o parlamentar esteve no gabinete do deputado estadual Georgiano Neto (PSD). Bené conversou bastante com o deputado e apresentou algumas demandas para o parlamentar relacionada ao município de Buriti dos Lopes. Bené que era filiado ao PCdoB, migrou para o PSD a convite do prefeito Bernildo Val que preside o partido no Município. Eleito nas eleições de 2012 com mais de 400 votos, Bené vai para a reeleição nas eleições municipais deste ano.

Mudança de partido em Caxingó

Recém criando no município de Caxingó, o Partido Trabalhista Nacional – PTN, já nasce grande na cidade. Nesta quinta-feira, dia 17, o partido recebeu a filiação do atual presidente da Câmara Municipal, Zé dos Remédios e do vereador Raimundo Oliveira. Os dois parlamentares são de grande destaque em Caxingó. Zé dos Remédios era filiado ao PTB e Raimundo Oliveira ao PMDB. Ambos fazem parte da base governista e estão em campo levantando o nome da atual prefeita Rita Sobrinho (PT). Os vereadores estão empolgados em mais uma vez disputar as eleições municipais e vão apoiar a reeleição da prefeita Rita.

Rubens Vieira

O prefeito de Cocal, Rubens Vieira (PSDB) esteve durante a semana na capital Teresina mais uma vez visitando órgãos públicos e políticos em busca de melhorias para o Município. Em uma das pautas do prefeito estava à visita ao gabinete do deputado estadual Georgiano Neto (PSD). Dentre várias demandas discutidas e apresentadas ao parlamentar pelo prefeito, estava o apoio do parlamentar ao tradicional Festejo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Georgiano se comprometeu em ajudar ao evento religioso de grande tradição no Município, através de emenda parlamentar. O prefeito Rubens saiu satisfeito do encontro.

Cocal e Cocal dos Alves

Na última quarta-feira, dia 16, uma equipe da cidade de Cocal composta pelo vereador Douglas Lima (PSDB) e os secretários municipais Carlão Camelo e Vinnute Rodrigues e, o líder político de Cocal dos Alves e diretor da ZPE, Osmar Vieira, estiveram em Teresina participando de audiência com o deputado estadual, Luciano Nunes (PSDB), na pauta estava o repasse de uma emenda parlamentar para a conclusão da pavimentação poliédrica do Residencial Padre Everaldo. Na pauta ainda estava à instituição da Comissão Provisória do PSDB no município de Cocal dos Alves, que deverá ser presidido pelo vereador João Brito Cardoso Filho. O encontro foi bastante proveitoso e grande interesse da população dos dois municípios.

Em Luis Correia

Comenta-se nos bastidores da política na cidade de Luis Correia, que a atual vice-prefeita Maninha sairá candidata à sucessão da atual prefeita Adriane Prado nas eleições deste ano naquela cidade litorânea. Os boatos de que a vice-prefeita seria candidato novamente a vice, foram desmentidos durante a semana por aliados de Maninha. A sucessão municipal começa a ganhar corpo em Luis Correia e a expectativa é que a cidade tenha pelo menos três candidatos a prefeito nestas eleições. 

Robert Rios é destaque!

O deputado Robert Rios (PDT) recebeu os bonecos infláveis de Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT) - com máscara de bandido e faixa escrito impeachment - e levou para o Plenário da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (17). Depois de exibir os bonecos que recebeu da médica Adriana Sousa, líder do movimento #vemprarua em Teresina, o deputado criou um clima de constrangimento na Casa. Flora ficou irritada e disse que respeita as manifestações, mas condenou que fossem levados bonecos para o plenário. “Robert tem direito de fazer discursos de oposição, mas esse ato ultrapassou os limites”. Já o deputado Cícero Magalhães (PT) disse que concorda com o deputado e que vai mandar fazer um boneco do ex-governador Wilson Martins (PSB) e levar para Assembleia na semana que vem.

Dr. Hélio em Parnaíba

Após bater o martelo e confirmar sua pré-candidatura à prefeitura de Parnaíba, o deputado Dr. Hélio confirmou sua saída do PTC. Ele ressaltou que mantém boas relações com o partido, mas já pensando em obter maior tempo de propaganda durante uma possível campanha eleitoral, deverá migrar para o PR. No pleito de 2012 ele disputou a prefeitura da cidade de Ilha Grande. Agora, está montando um arco de aliança para enfrentar o atual prefeito de Parnaíba, Florentino Filho (PT). Dr. Hélio deve anunciar nesta sexta, dia 18, a decisão final.

Oposição em Murici dos Portelas

O cenário político para as eleições 2016 em Murici dos Portelas parece ser mesmo inusitado. Enquanto pairam algumas dúvidas quanto a uma eventual possibilidade de duas vias buscarem concorrer contra a reeleição do prefeito Ricardo Sales (PSD), a oposição jura que marcha unida embora com três nomes despontando como potencial candidato a prefeito naquele Município. O bloco oposicionista que tem a ex-prefeita Auridea Santos (PTB) líder de uma ala e o sindicalista Zé do Carrapo (PT) líder de outra ala, estiveram reunidos recentemente e teriam selado um acordo: a oposição vai marchar unida nestas eleições. Para o vereador Arnaldo, a única chance de a oposição ganhar a eleição, é se ficar unida, para ele, se dividir não terá chances. Resta saber se acordo será sacramentado.

PSC em Caraúbas do PI

A professora Elizangela Cardoso é o nome de consenso dentro da executiva do Partido Social Cristão - PSC para ser a candidata a vereadora de Caraúbas do Piauí; Elizangela foi candidata a vereadora em 2012 na coligação que elegeu o prefeito Manoel Ananias, hoje suplente de vereadora, ela detém de todos os pré-requisitos para ser a candidata do partido, além de ter o conhecimento da população caraubense. Nos próximos dias a executiva do PSC estará fazendo uma reunião onde deliberará sobre a nova composição da direção da legenda no município e homologando o nome de Elizangela como pré-candidata a vereadora e a confirmação do PSC na base aliada do governo municipal. Segundo o atual presidente do diretório, professor Rafael Alves, "não há no momento razão e nem motivos para o PSC deixar a base aliada do prefeito Manoel, seria uma incoerência tomar uma decisão contrária", disse.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fotos: Arquivo e Internet

2 comentários:

NEIDE SILVA disse...

POLITICA DE MURICI DOS PORTELAS - AURIDEA SANTOS E ZE DO CARRAPO...NAO VAI TER PRA NINGUEM.

Unknown disse...

Ricardo Sales e Bibi melhor para Murici...