quinta-feira, 10 de março de 2016

LAVAGEM DE DINHEIRO E FALSIDADE IDEOLÓGICA

URGENTE! - Ministério Público pediu a prisão preventiva do ex-presidente Lula
Pedido será analisado por juíza que trata de denúncia contra ex-presidente.

SÃO PAULO - O Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo que investiga a suspeita de crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica relacionados ao tríplex do Guarujá.

Na denúncia apresentada nesta quinta-feira, os promotores dizem ser “imprescindível o decreto da prisão preventiva, em razão da conveniência da instrução criminal” e por entender que o ex-presidente poderá “movimentar sua ‘rede’ violenta de apoio para evitar que o processo crime que se inicia tenha seu curso natural”.

Ex-presidente Lula
Os promotores dizem acreditar ser em "amplamente provadas manobras violentas” de Lula e de seus apoiadores, “com defesa pública e apoio até mesmo da presidente da República, medidas que somente tem por objetivo blindar o denunciado".

Os promotores dizem haver probabilidade de “evidente ameaças a vitimas e testemunhas e prejuízo na produção das demais provas do caso, impedindo até mesmo o acesso no ambiente forense”.

Nesta quinta-feira, os autores da denúncia contra Lula negaram em entrevista coletiva, que o oferecimento de denúncia contra tenha motivação política. Lula foi denunciado por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Caso haja condenação, as penas para os dois crimes somadas variam de 4 a 13 anos de prisão.

Promotores chegam à coletiva nesta quinta-feira para explicar denúncia contra o ex-presidente Lula - Foto: Marcos Alves / Agência O Globo
Apesar de negar motivação política, o promotor José Carlos Blat afirmou que outros integrantes do PT devem ser investigados, por suspeita de terem sido "agraciados" com unidades da Bancoop.

A ex-primeira-dama Marisa Letícia e o filho do casal, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, foram denunciados por lavagem de dinheiro. Outras 12 pessoas foram denunciadas, entre elas o ex-dono da OAS, Leo Pinheiro, e o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, ambos investigados pela Operação Lava-Jato.

- O MP não trabalha com calendário político. É pautado em prazos judiciais, pouco importando se esse procedimento tenha qualquer tipo de repercussão política ou social - afirmou o promotor Blat, um dos responsáveis pela denúncia.

Os promotores também rebateram a acusação de que a investigação do triplex no Guarujá é de exclusividade da Justiça Federal de Curitiba. Eles disseram que algumas provas foram compartilhadas entre os dois grupos:

- Enquanto o apartamento diz respeito (ao MP estadual), o que tem dentro do apartamento e o sítio de Atibaia pertencem ao MPF e a bem-sucedida Operação Lava-Jato - afirmou o promotor Cássio Conserino.

A denúncia foi mal recebida e considerada "foi muito política" pelo Palácio do Planalto. A ação do MP ocorreu quatro dias antes dos protestos marcados para domingo. O Instituto Lula emitiu nota, nesta quinta-feira, em resposta à denúncia. De acordo com o texto, a denúncia “não tem base na realidade” e “Lula não pode ocultar patrimônio que não tem”.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: globo.com

Um comentário:

sidneypimpim disse...

esse estranho pedido de prisão de lula está sendo motivo de deboche por juristas e autoridades de todo o mundo...vi a entrevista de um promotor...ele parecia nem saber o que dizia...não se pode ser irresponsável com a justiça, aliás, ninguém está acima da lei, nem juiz ou promotor, nem presidente.
a democracia é a garantia de direitos( de todos), a corrupção deve ser combatida, não só no pt, mas em todos os partidos.
o pt não é só um governo, é um partido que mostra a cara e defende as minorias: seja o papel das mulheres, que ainda hoje são alvos de violência, dos negros buscando, apagar o racismo de nossa cultura, seja dos pobres que foram e ainda são explorados pelas elites que querem mão de obra barata!
defendo a democracia e o respeito pelos direitos!