sexta-feira, 10 de outubro de 2014

PESQUISA

Aécio e Dilma estão em empate técnico; tucano tem 46% e petista, 44%
Mas, pela primeira vez, com o tucano numericamente à frente. Ele tem 51% das intenções de voto válido ante 49% da petista.

O segundo turno da eleição presidencial começa com uma disputa extremamente acirrada. Pesquisa Datafolha finalizada nesta quinta (9) mostra empate técnico entre o senador Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT). Mas, pela primeira vez, com o tucano numericamente à frente. Ele tem 51% das intenções de voto válido ante 49% da petista.

Veja números Datafolha (votos válidos):


Pesquisa Ibope também divulgada na noite desta quinta-feira (9) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto no segundo turno da corrida para a Presidência da República:

- Aécio Neves (PSDB): 46%
- Dilma Rousseff (PT): 44%
- Branco/nulo/nenhum: 6%
- Não sabe: 4%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

Na margem de erro, os candidatos estão empatados tecnicamente. É o primeiro levantamento divulgado pelo instituto no segundo turno da eleição presidencial.

Votos válidos

Se forem excluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, mesmo procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição, os índices são:

Aécio - 51%
Dilma - 49%

Na margem de erro, os candidatos estão empatados tecnicamente.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 municípios de 7 e 8 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01071/014.

Pesquisa Datafolha

A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos. Dessa forma, Aécio pode ter entre 49% e 53%. Já Dilma pode ter entre 47% e 51%.

Considerando todas as pesquisas do instituto desde 1989, é a primeira vez que um candidato que ficou em segundo lugar no primeiro turno aparece com mais intenções de voto que o vencedor num estudo de segundo turno.

Analisando o histórico da polarização PT x PSDB, é a primeira vez também, desde 2002, que um tucano aparece numericamente à frente de um petista em simulação de turno decisivo.

Em votos totais, o placar é 46% para Aécio, 44% para Dilma, 4% dispostos a votar nulo ou em branco, e 6% de indecisos.

O Datafolha ouviu 2.879 eleitores em 178 municípios na quarta e nesta quinta. O nível de confiança da pesquisa é 95% (em 100 levantamentos com a mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-01068/2014.

Fontes: Folha e G1
Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

3 comentários:

Manoel Messias Brasilia df disse...

chegou a hora da mudança,e com mais um escandalo do PT,PMDB,PP,via Petrobras,comandado por Paulo Roberto Costa,a situaçao de Dilma ficou delicada. o proprio delator disse que o esquema funciona desde 2006,na epoca Lula era o Presidente e Dilma,Ministra. e ai da pra falar pro povo brasileiro que eles nao viam,nao sabiam,nao ouviam?????????????? me engana que eu gosto e nao voto.

CARLOS SILVA disse...

AÉCIO NA CABEÇA.

Unknown disse...

VAMOS LEVAR ESSA DIFERENÇA ACIMA DE 10%.
-Mandato de 5 anos sem reeleição;
-Redução da maioridade penal;
-Fim da corrupção - roubou, vai ficar pendurado pelo saco até devolver todo dinheiro.