sexta-feira, 11 de março de 2016

CADÊ O DINHEIRO GOVERNADOR?

Há 4 meses sem salários do Governo do Estado, médicos abandonam plantão em Buriti dos Lopes
O Pronto Socorro atende moradores dos municípios de Buriti dos Lopes, Caxingó e Caraúbas do Piauí. Toda essa população que busca atendimento médico estará prejudicada a partir de agora.

A crise no Governo do Estado chegou definitivamente na cidade de Buriti dos Lopes e a população mais uma vez será penalizada por incompetência de uma gestão que não consegue tirar a Saúde do caos que foi instalado. Desde essa quinta-feira, dia 10, que médicos plantonistas que trabalham no Pronto Socorro da cidade abandonaram o trabalho, o motivo seria o atraso no pagamento dos salários. Segundo o blog apurou, os médicos estão com seus vencimentos atrasados há 4 meses (novembro, dezembro, janeiro e fevereiro), sem que a Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) tome uma providência.

Médicos abandonam plantão por falta de pagamento (Imagem Ilustrativa)
O Pronto Socorro de Buriti dos Lopes vem funcionando no prédio da UBS Demerval Castelo Branco no Centro da cidade que foi cedido ao Estado pelo Município desde que o hospital estadual local foi fechado em 2012 pela gestão passada. O PS vem atendendo não só pessoas do município de Buriti dos Lopes, mas também atende diariamente ocorrências dos municípios de Caraúbas do Piauí e Caxingó. Os três municípios ficarão prejudicados a partir de agora com essa paralisação.

Na manhã desta sexta-feira, dia 11, o médico plantonista até chegou a comparecer ao PS, mas, ao ligar para a SESAPI cobrando uma posição sobre os pagamentos atrasados, recebeu a notícia de que o Governo do Estado não tem previsão para pagar os atrasados. Indignado com a situação, o médico abandonou o posto de trabalho e foi embora. Um médico que falou com a reportagem disse: “os atrasos são constantes e do jeito que está não tem como continuar trabalhando, infelizmente a população será penalizada por conta do descaso desse governo”, desabafou.

Secretaria Municipal de Saúde vai acionar o Ministério Público

A Secretaria Municipal de Saúde informou que vem cobrando constantemente que os repasses sejam normalizados para que a população não venha ser prejudicada. Mas, as intervenções têm sido em vão. O Município já trabalha no limite financeiro e não tem como arcar com despesas que é obrigação do Estado.
A Secretaria informa ainda que se o Governo do Estado não pagar os vencimentos atrasados dos médicos, não terá previsão de quando a situação será normalizada e, avisa que vai recorrer ao Ministério Público para que intervenha junto ao governo estadual e os plantões voltem a ser normalizado.

Além do Fato!

Vale lembrar que o responsável pelos pagamentos dos médicos plantonistas do Pronto Socorro é o Governo do Estado do Piauí, que tem a frente o governador Wellington Dias, do PT, que nas eleições de 2014 obteve 6.697 votos, ou seja, 62,94% dos votos dos eleitores de Buriti dos Lopes. Agora, se com toda essa maioria de votos, o governador trata o Município desta forma, imagina se não tivesse tido todos esses votos. A pergunta fica: CADÊ O DINHEIRO DOS MÉDICOS GOVERNADOR?

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

2 comentários:

Alexandre Sousa disse...

Gostaria que me tirasse uma duvida Frank Cardoso, o salário que é repassado aos médicos plantonistas do Pronto Socorro, não é referente a média complexidade?

enfvania@hotmail.com disse...

Está sem receber além dos médicos: enfermeiros e técnicos de enfermagem pois sem esses profissionais o trabalho do médico é em vão.