terça-feira, 6 de janeiro de 2026

FUTEBOL

De Buriti dos Lopes para o Fluminense-PI: Jovem Gilvan Carvalho é aprovado na base do "Vaqueiro"

A história de Gilvan serve de combustível e esperança para centenas de meninos que treinam diariamente nas escolinhas da cidade. 

BURITI DOS LOPES, PI – O sonho de se tornar um jogador de futebol profissional ganhou um novo e importante capítulo para o jovem Gilvan Braga de Carvalho. Natural de Buriti dos Lopes, o atleta de 18 anos (nascido em 2007) acaba de ser aprovado para integrar as categorias de base do Fluminense do Piauí, um dos clubes mais tradicionais e estruturados do estado, com sede em Teresina.

Gilvan não chegou ao topo por acaso. O jovem talento iniciou sua trajetória nas categorias de base do time local Santa Cruz, sob a orientação e o treinamento de Alisson Carvalho. Recentemente, ele foi peça fundamental na Seleção Buritiense Sub-17, onde chamou a atenção por sua habilidade técnica e determinação em campo.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

O grande palco para sua consagração foi a Copa Sertão, realizada no final do ano passado. A competição é conhecida por ser um verdadeiro celeiro de craques no Piauí, e Gilvan se destacou como um dos grandes nomes do torneio. 

No último dia 16 de dezembro, Gilvan esteve em Teresina para conhecer de perto as instalações do Fluminense-PI, e para uma semana de teste, chamando a atenção dos olheiros e treinadores do clube, garantindo sua vaga na base do "Vaqueiro". Ele esteve acompanhado pelo secretário municipal de Esporte, Dênis da Barra, que reforçou o compromisso da gestão em apoiar os jovens atletas da terra.

A aprovação de Gilvan é vista como um reflexo dos investimentos realizados pela Prefeitura de Buriti dos Lopes, que através da Secretaria de Esporte, tem promovido torneios, campeonatos e viabilizado a participação em competições externas. O objetivo é claro: criar vitrines para que outros jovens buritienses também possam realizar o sonho de brilhar no futebol.

Atualmente, o atacante aguarda o reinício do calendário de atividades da base para se reapresentar definitivamente no CT em Teresina.

A história de Gilvan Carvalho serve de combustível e esperança para centenas de meninos que treinam diariamente nas escolinhas da cidade. Ela prova que, com talento, disciplina e o suporte correto das autoridades e treinadores locais, as portas dos grandes clubes podem se abrir para os talentos do interior.

Da REDAÇÃO (Portal Boca do Povo)

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

POLICIAL

PM apreende arma de fogo e 19 galos de briga e prende suspeito em Parnaíba

Ao perceber a presença policial, o homem tentou fugir pelos fundos da residência, mas foi contido pelas equipes. 

PARNAÍBA, PI - A Polícia Militar do Piauí prendeu um homem de 42 anos por porte ilegal de arma de fogo, maus-tratos a animais e manutenção de animais da fauna brasileira em cativeiro. A ação ocorreu no povoado Carpina, zona rural de Parnaíba, após trabalho de inteligência e denúncias da comunidade, no último dia 31 de dezembro.

A operação foi coordenada pelo Serviço de Inteligência do 2º Batalhão do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte, com apoio da Força Tática do 2º BPM, da Polícia Militar Ambiental (CIPA) e do Canil do 27º BPM. As equipes chegaram ao endereço após informações de que o suspeito estaria armado, intimidando moradores e mantendo animais silvestres e galos de briga no local.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Ao perceber a presença policial, o homem tentou fugir pelos fundos da residência, mas foi contido pelas equipes. Durante as buscas, os policiais localizaram, enterrada dentro do terreno, uma pistola calibre .380 municiada com oito munições intactas, além de uma porção de substância análoga à maconha e um aparelho celular.

No imóvel também foram encontrados 19 galos de briga mantidos em um espaço improvisado, além de um pássaro silvestre da espécie conhecida como Chico-preto, configurando crime ambiental. O conduzido afirmou que mantinha a arma para “proteção pessoal”.

Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado para os procedimentos legais cabíveis. Os animais silvestres foram apreendidos e a ocorrência contou com atuação integrada das forças especializadas da PMPI, reforçando o combate ao crime, à violência armada e às práticas ilegais contra a fauna.

Edição: REDAÇÃO (Portal Boca do Povo)

Fonte: Lupa1