terça-feira, 10 de março de 2026

POLÍTICA

Força no Norte: Júnior Percy consolida pré-candidatura à ALEPI com maratona de apoios na Planície Litorânea

O ex-prefeito de Buriti dos Lopes, desponta como um dos nomes mais competitivos do partido após consolidar alianças estratégicas em mais de nove municípios no último final de semana. 

PIAUÍ - O cenário político no Norte do Piauí ganhou um novo fôlego nos últimos dias. O ex-prefeito de Buriti dos Lopes, Júnior Percy (PP), protagonizou uma intensa agenda de articulação política, recebendo declarações de apoio de vereadores, suplentes e lideranças de peso da região da Planície Litorânea. O crescimento de sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa (ALEPI) já o coloca no "pelotão de frente" dos Progressistas para as eleições deste ano.

A estratégia de Percy tem sido pautada pelo diálogo direto e pela ocupação de espaços em municípios-chave, unindo tanto o sentimento de renovação quanto a experiência administrativa que demonstrou à frente do executivo municipal.

O mapa dos apoios: Município por município

Abaixo, detalhamos as bases fortalecidas pelo pré-candidato nesta última rodada de conversas e visitas:

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Parnaíba e Luís Correia: O coração do litoral

Na maior cidade da região, Parnaíba, Percy ampliou consideravelmente sua rede de influência. Além dos vereadores Batista do Catanduvas e Neta Castelo Branco, ele agora conta com o apoio do secretário municipal Tex Willer e dos suplentes Rafael Alves, Simplício Dias, Nilda e Magno da Patrimonial. Já em Luís Correia, o apoio vem através do vereador Wilton Veras e da liderança Bené Carapebas.


Buriti dos Lopes: A fortaleza política

Em sua "casa", Júnior Percy demonstra uma hegemonia incontestável. Atualmente, o pré-candidato possui o respaldo da prefeita Laura Rosa, da vice-prefeita Ana Lúcia, de sete vereadores (Dandim, Bené, Zé Filho do Estreito, Luís Filho, Dedé, Jefferson Chaves, Fernando Liberato) e mais de 30 suplentes. A adesão mais recente foi da suplente Zilma, da localidade Estreito, reforçando o controle do grupo no interior do município.

Caxingó: Unidade da oposição e situação

Percy conseguiu reunir lideranças expressivas em Caxingó, incluindo o presidente da Câmara, Reginaldo Silva, os vereadores Geovane Calafate e Bruno Oliveira, além do suplente Carlim Maricota e do ex-vereador Raimundo Oliveira. O grupo ganhou ainda mais musculatura com o apoio do ex-vice-prefeito Chico Barroso, liderança do povoado Entrecaatinga.


Caraúbas e Cocal dos Alves

Caraúbas do Piauí: Um grupo de peso declarou apoio, formado pelo vereador Guilherme Sampaio, além dos suplentes e lideranças, Francisca Gomes, Denis Melo, Chaga Pontes e Gessika Portela, unindo experiência e novas vozes da política local.

Cocal dos Alves: O pré-candidato visitou os amigos Tertuliano Brandão e Gerônimo, estreitando laços em uma região de disputa acirrada.

Piracuruca, Bom Princípio e Murici dos Portelas

Piracuruca: Fortalecimento com o vereador Zé Batata, além de Neto do Pronto Socorro e Francielda. Um trio que tem levado o nome de Percy para todos os cantos do município.

Bom Princípio do Piauí: Parceria fechada com a presidente da Câmara, Noelia Pereira, e o vereador Junior Sportcar. Uma dupla que promete uma boa votação para Júnior Percy na cidade.

Murici dos Portelas: Apoio dos vereadores Lucas Escórcio, Claúdio Brás, Lucas Tratorzinho e Raimundo Mutuca e muitos outros grandes nomes que fortalecem o time de Percy no município.

Análise: O "fator Percy" no Progressistas

A ascensão de Júnior Percy não é por acaso. Ao garantir o apoio de presidentes de Câmaras Municipais e secretários de gestão, ele demonstra capilaridade política para além das fronteiras de Buriti dos Lopes. Para analistas locais, essa "onda de adesões" sinaliza que o Progressistas terá uma chapa proporcional muito forte, e Percy aparece como um dos favoritos para ocupar uma das cadeiras no Legislativo Estadual, carregando consigo a bandeira do desenvolvimento regional do Norte piauiense.

"Nosso time cresce com diálogo e respeito. Estamos unindo quem acredita em um Piauí de resultados", afirmou o pré-candidato durante os encontros.

Da REDAÇÃO (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: