terça-feira, 7 de julho de 2026

PROFESSORES

Piauí paga o pior salário inicial para professores no Nordeste e escancara contradição de Rafael Fonteles

Cresce agora a pressão para que o governo petista saia do campo das promessas e apresente, com urgência, uma correção real para o magistério. 

TERESINA, PI — O discurso de modernização e eficiência da gestão de Rafael Fonteles (PT) colide com a realidade dos professores piauienses. Um levantamento do Movimento Profissão Docente revelou que o Piauí continua pagando o menor salário inicial da rede estadual entre todos os estados do Nordeste: R$ 4.984,12, o que coloca o estado nas últimas posições do ranking nacional.

Os dados evidenciam uma grave incoerência na política de pessoal do Palácio de Karnak. Enquanto o governador adota uma postura midiática ao anunciar novos concursos públicos para diversas áreas, ignora o pilar mais importante da educação: a valorização financeira de quem entra em sala de aula.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

O Piauí hoje patina na atratividade e na permanência de bons profissionais na rede pública, uma vez que estados vizinhos oferecem remunerações iniciais significativamente superiores.

Ao focar na expansão da máquina com novos editais sem dar o devido lastro ao contracheque dos docentes, a gestão Fonteles cria uma ilusão de avanço. Ostentar o título de pior salário da região é uma mancha que a publicidade oficial não consegue apagar. Cresce agora a pressão para que o governo petista saia do campo das promessas e apresente, com urgência, uma correção real para o magistério.

Da REDAÇÃO

Nenhum comentário: