terça-feira, 11 de julho de 2017

CULTURA

Cocal Junino comemora a cultura nordestina em festa
O evento em comemoração às festas juninas contou, durante os três dias de festa, com apresentações culturais, festival de quadrilhas e shows musicais.

Com o tema em homenagem ao centenário de Abelardo Barbosa: “Chacrinha Velho Guerreiro”, a Prefeitura de Cocal realizou, de 6 a 8 de junho, o Cocal Junino, na Praça de Eventos. O evento em comemoração às festas juninas contou, durante os três dias de festa, com apresentações culturais, festival de quadrilhas e shows musicais.


O superintendente municipal de Cultura, Bernardo Filho, fala da escolha do tema do Cocal Junino. “Nós entendemos como de grande importância para o enriquecimento da nossa cultura esse intercâmbio cultural. A gente abraçou esse tema do 'Chacrinha Velho Guerreiro' devido à sua origem, um nordestino, do Pernambuco. Uma personalidade com uma trajetória de vida muito importante no mundo cultural e que, se estivesse vivo, completaria agora 100 anos”, explica o superintendente.


Segundo a secretária municipal de Educação, Raimunda Albuquerque, a programação do Cocal Junino passou, ao longo do período junino, pelas comunidades da zona rural do município.

“Nós já estamos vindo de uma jornada de Cocal Junino na zona rural, que tem sido muito importante para as comunidades por onde a gente passa. Desde 2013, a gente vem realizando nas comunidades rurais e as pessoas comparecem em peso”, afirma a secretária.


Estima-se que cerca de duas mil pessoas compareceram em cada dia de festa. Para o prefeito de Cocal, Rubens Vieira, o evento contribui para a valorização da cultura nordestina e local. “Felizmente, nossa festa foi um grande sucesso. Preparamos tudo com muito empenho e dedicação pensando na diversão dos cocalenses por meio das nossas tradições nordestinas que nos definem e nos orgulha. Estamos bastante satisfeitos com a resposta do público que esteve presente”, finaliza Rubens Vieira.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: ASCOM

Nenhum comentário: