quinta-feira, 23 de junho de 2016

SAÚDE PÚBLICA

Audiência pública discute reabertura de hospital e repasses da SESAPI para Buriti dos Lopes
O prefeito municipal, vice-prefeito, promotora de Justiça, representantes do governo estadual, vereadores, secretários municipais e populares participaram do evento.

Representantes do Poder Executivo e Legislativo Municipal, Governo do Estado e Ministério Público.
Uma audiência pública realizada nesta quarta-feira, dia 22, em Buriti dos Lopes discutiu a reabertura do Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa, que está fechado desde o dia 07 de janeiro de 2012 e, de lá pra cá já passou por várias reformas, mas, ainda não foi reaberto. A audiência buscou soluções ainda para regularização dos repasses para pagamento dos médicos e demais funcionários da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI) e para manutenção e aquisição de material e medicamentos para funcionamento do Pronto Socorro que funciona provisoriamente desde que o prédio foi fechado.

Poucos populares se mostraram interessados pelo tema.
Atualmente o governo repassa cerca de R$ 70 mil para o município manter o Pronto Socorro, só que o dinheiro além de ser insuficiente, já que o Município ainda desembolsa mensalmente cerca de 90% desse valor para manter o PS funcionando, os repasses do Estado chega á atrasar por até 3 meses, o que compromete o atendimento, já que por muitas vezes, médicos já paralisaram suas atividades por estarem com seus vencimentos atrasados.

Secretária Municipal de Saúde, Kênia Moreira.
A Secretaria Municipal de Saúde apresentou um relatório da atual situação do hospital “fechado” e do Pronto Socorro, cobrou ainda o repasse de 5 meses que estão atrasados, sendo que 3 deles são da época do governo de Zé Filho e 2 do atual governo de Wellington Dias.

Diretor da SESAPI, Ivo Lima.
A SESAPI foi representada pelo diretor Ivo Lima, e pelo médico Alderico Tavares que responde pala Diretoria de Descentralização e Organização Hospitalar da SESAPI. Ambos disserem que o compromisso do Governo Estadual é que a reforma seja concluída num prazo máximo de 60 dias e que a intenção da SESAPI é que o hospital esteja em pleno funcionamento até o final do ano.

Prefeito municipal, Bernildo Val fazendo uso da palavra.
O prefeito Bernildo Val (PSD) que participou do evento, lembrou que desde que o hospital foi fechado, 4 governadores já passaram pelo comando do Estado e todos prometeram reabrir essa instituição hospitalar, mas até agora só promessas. Ele lembrou que tem estado constantemente com o atual secretário estadual de Saúde Dr. Francisco Costa e cobrado não só a reabertura do hospital, mas também que seja regularizado os repasses para manutenção do Pronto Socorro e pagamento dos médicos e demais funcionários, mas, até agora o Governo não cumpriu com nada disso.

Promotora de Justiça, Dra. Francineide Sousa Silva.
Após ouvir representantes da Prefeitura, do Governo do Estado, da Câmara Municipal e sociedade, a promotora Dra. Francineide Silva, se pronunciou. A representante do Ministério Público lembrou que o MP tem sua culpa por esse problema está se arrastando até agora, mas também o Município e Estado também são culpados. A promotora que disse não saber dos atrasos nos repasses, prometeu tomar providências urgente para que esse problema não mais aconteça e já agendou para que entre os dias 8 e 11 de julho seja realizada uma audiência em Teresina com a presença do secretário estadual de Saúde, prefeito municipal, presidente da Câmara Municipal, Ministério Público e secretária municipal de Saúde para ajustamento do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para que as obrigações do Estado que foram acordadas nesse TAC sejam cumpridas, caso contrário, irá propor multas diárias ao Estado pelo não cumprimento.

Dr. Alderico Tavares, representando a SESAPI e Governo do Estado.
Ao final, os representantes do Governo do Estado voltaram a usar da palavra e se comprometeram em reabrir o hospital, além da reabertura do Centro de Fisioterapia, que funcionava em um anexo ao prédio. O Estado também disse reconhecer os atrasos nas obras e nos repasses e promete soluções imediatas.

Vereadora Elcira Castelo Branco.
A audiência pública foi proposta pela vereadora Elcira Castelo Branco (PSB) que ao fazer uso da palavra lembrou que “Diante do fato que expõe uma gravidade na Saúde Pública de Buriti dos Lopes no que toca a responsabilidade do Governo do Estado. A Câmara Municipal através de seus vereadores, representante do povo buritiense não pode se omitir de discutir e exigir soluções para esse problema gritante que atinge sobre tudo os mais pobres”, e disse ainda, “Esperar que essa audiência aponte mecanismos que possam subsidiar as nossas autoridades no sentido de resolver o problema”.

Audiência Pública.
Além dos citados acima, participaram ainda da audiência, o vice-prefeito, Bruno Pieca; secretária municipal de Saúde, Kênia Moreira; vereadores Odemil Val, Iranildes Braga, Bené Ibiapina, Eveline Araújo, Lila, Dedé e Niltinho; além de representes de sindicatos, de igrejas, secretários municipais e populares que também tiveram a oportunidade e explanar seus sentimentos de indignação para com esse problema.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Um comentário:

maristela disse...

Foi maravilhoso. Penas que aqueles que vivem se manifestando nas redes sociais, a respeito não estavam e que não leva a lugar nenhum, não estavam lá pra reivindicar com os que estavam.