quinta-feira, 5 de abril de 2018

EDUCAÇÃO

Caxingó realiza III Conferência Municipal de Educação
A palestra foi proferida pelo professor Pedro Alves, atual secretário municipal de Educação de Beneditinos-PI.

 
A Secretaria Municipal de Educação e o Fórum Municipal Permanente de Educação realizaram na manhã desta quarta-feira, dia 04, a III Conferência Municipal de Educação de Caxingó, em preparação a CONAE 2018. A Conferência teve sua abertura solene com a composição da mesa de honra que foi composta por autoridades que representam o poder público municipal, bem como demais órgãos sociais e entidades de educação. Após a aprovação do Regimento Interno da Conferência iniciou-se a palestra com a temática da conferência.


A III Conferência Nacional de Educação (Conae) tem como tema: “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.


Em Caxingó a palestra foi proferida pelo professor Pedro Alves, atual secretário de Educação do município de Beneditinos, que fez uma explanação clara e objetiva, enfatizando os pontos mais relevantes do Documento Referência da Conae 2018.


Agrupados em dois, cada eixo foi discutido individualmente, e logo em seguida apresentados à plenária geral para discussão e aprovação dos mesmos.


Finalizando os trabalhos da plenária, foi realizada a eleição dos delegados, que representarão Caxingó na Etapa Intermunicipal da Conferência, sendo assim dispostos: Representantes da Comissão da Conferência: Kátia Brito e Socorro Santos; Representantes dos Seguimentos Sociais: Catrine Silva, Sebastião Machado, Francisco Silva, Rozélia Silva e Daniela Mara; Representantes da Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio, respectivamente): Fátima Nascimento e Márcia Rodrigues; Representante do Ensino Superior: Ana Christina Damasceno; Representantes do Conselho Municipal de Educação: Jesus Oliveira e Francisco Araújo.


São objetivos da III Conferência Municipal de Educação: acompanhar e avaliar as deliberações da Conferência Nacional de Educação/2014, verificando seu impacto e procedendo às atualizações necessárias para a elaboração da política nacional de educação; monitorar e avaliar a implementação do PME, com destaque específico ao cumprimento das metas e estratégias intermediárias, sem prescindir de uma análise global do plano, procedendo a indicações de ações, a fim de que avancem as políticas públicas educacionais; e monitorar e avaliar a implementação dos planos estaduais, distrital e municipais de educação, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais.


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: ASCOM

Nenhum comentário: