quarta-feira, 20 de julho de 2016

AUDIÊNCIA

Ministério Público cobra regularização do funcionamento do Hospital de Buriti dos Lopes
Os debates foram conduzidos pela Promotora de Justiça Francineide de Sousa Silva, de Buriti dos Lopes, e pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Karla Daniela Carvalho.

O Ministério Público do Estado do Piauí está trabalhando pela regularização do funcionamento do Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa, no município de Buriti dos Lopes. Durante reunião realizada na última segunda-feira (18/07), o Secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, assegurou que as obras de reforma do hospital serão finalizadas até o dia 30 de agosto, e que as estruturas estarão integralmente disponíveis para uso até o final de setembro.


Os debates foram conduzidos pela Promotora de Justiça Francineide de Sousa Silva, de Buriti dos Lopes, e pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Karla Daniela Carvalho. Também estava presente o Prefeito do Município, Bernildo Duarte Val, além de representantes do Poder Legislativo Municipal e de outros interessados.


Em 2010, a SESAPI assumiu a gestão do hospital e celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, comprometendo-se a promover reformas e a adquirir equipamentos. Contudo, o acordo não foi integralmente cumprido. A Promotora de Justiça de Buriti dos Lopes apurou, ainda, que o Governo do Estado atrasou os repasses financeiros para custeio do serviço. Não foram efetuados os repasses devidos entre os meses de outubro e dezembro de 2014, bem como o correspondente a junho de 2016. O Secretário de Saúde informou que as primeiras parcelas pendentes serão repassadas até o final deste mês.


O representante da SESAPI também renovou o compromisso de providenciar equipe técnica e equipamentos necessários ao pleno funcionamento do Hospital de Buriti dos Lopes. Deve ser contratado enfermeiro obstetra, para que seja possível a realização de partos normais – iniciativa que vai ao encontro das diretrizes do projeto “O Ministério pelo Direito de Nascer”. Será instalado serviço de pronto atendimento a urgências e emergências; posteriormente, devem ser realizadas também cirurgias eletivas.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: cidadeverde.com

Nenhum comentário: