quarta-feira, 13 de julho de 2016

VISTORIA

Armas brancas e celulares são apreendidos em presídios do Piauí
Recentemente, diversos celulares e outros objetos também foram apreendidos na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina em Parnaíba.

Uma vistoria durante uma operação de pacificação, nesta terça-feira (12), na Casa de Custódia de Teresina, encontrou mais de oitenta armas brancas, estilingue e celulares na unidade prisional. Vinte homens do Grupo de Intervenção Prisional, Força Tática da Polícia Militar e do Comando de Operações Prisionais atuaram na ação, inclusive os agentes penitenciários lotados no próprio local.


De acordo com a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI), está sendo aberta uma investigação administrativa e, também, junto à Polícia Militar, para apurar a entrada desses objetos. Segundo o diretor da unidade, tenente Jean Carlo Bezerra, a operação, que será rotina na Casa de Custódia, busca garantir a manutenção da ordem e a disciplina dos detentos do presídio, funcionando, ainda, como ação preventiva de distúrbios.


Além dessa ação na Casa de Custódia, na noite de domingo (10), os agentes penitenciários encontraram também os mesmos artefatos na Penitenciária Regional Irmão Guido. “Na verdade, todos os dias esse tipo de arma é encontrada na Casa de Custódia”, afirmou ao GP1 o diretor de assuntos sindicais do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi), Jefferson Dias.


Ainda segundo ele, na Irmão Guido foram encontradas cinco armas brancas, enquanto algumas pessoas jogavam as mesmas do lado de fora da unidade prisional para a área interna. Recentemente, diversos celulares e outros objetos também foram apreendidos na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina em Parnaíba, no litoral do Piauí.


“Se jogam faca, devem jogar também arma de fogo”, complementou Jefferson Dias. De acordo com o Sinpoljuspi, quando essas armas são encontradas, os detentos são punidos pelo não recebimento de visita e nem terem banho de sol durante alguns, porém esse prazo de punição é determinado pelo diretor de cada unidade prisional. A Casa de Custódia, por sua vez, tem novo diretor desde segunda-feira (11).

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: GP1

Nenhum comentário: