quinta-feira, 27 de novembro de 2025

DENÚNCIA GRAVE

DENÚNCIA: Família de criança com necessidades especiais alega descaso na Assistência Social e na Saúde em Bom Princípio do Piauí

A mãe relata ter procurado a Assistência Social diversas vezes em busca desses direitos, mas nada foi feito. 

BOM PRINCÍPIO DO PIAUÍ - A falta de apoio social e as falhas no transporte de saúde estão expondo a difícil realidade da família da pequena Maria Cecília, residente em Bom Princípio do Piauí. A mãe da criança, que é mãe solteira e vive de aluguel, utilizou as redes sociais e a rádio local nesta quarta-feira (26/11) para fazer uma denúncia pública, relatando a privação de benefícios essenciais e o constante descaso no transporte para o tratamento da filha.

Maria Cecília, que possui necessidades especiais, estaria sendo, segundo a denúncia da mãe, privada de benefícios socioassistenciais básicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Entre os benefícios negados, a mãe menciona: Programa de Leite, recebimento de fraldas garantido por lei municipal para crianças com necessidades especiais e Passe Livre da criança, que nunca teria sido concedido

A mãe relata ter procurado a Assistência Social diversas vezes em busca desses direitos.

Falhas no transporte de saúde e risco de perda de tratamento

O drama da família se estende à área da saúde, especificamente no transporte necessário para levar Maria Cecília às sessões de terapia na APAE. A mãe da criança alega que o carro municipal responsável pelo transporte tem faltado com frequência.

Em um áudio de apelo, a mãe expressa sua frustração e o temor de perder o tratamento que foi tão difícil de conseguir para a filha, mencionando que, em um episódio recente, perdeu a terapia por causa da falta de responsabilidade no fornecimento do veículo, que nunca apareceu mesmo após a espera até as 10h. A genitora ainda relata que o transporte oferecido em algumas ocasiões é uma ambulância, considerado inadequado para o deslocamento rotineiro.

"Eu espero que se resolva o problema a respeito do carro para me levar ela para as terapias dela lá na APAE, viu? Porque, como eu falei aí, agora segunda-feira, viu, que eu perdi a terapia dela, por causa de gente irresponsável..."

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Primeira-dama Monaliza Soares ao lado da pequena Maria Cecília / Foto: arquivo de família

Conhecimento da situação pela primeira-dama e secretária

A denúncia ganha um contorno mais sério ao envolver a primeira-dama e secretária de Assistência Social de Bom Princípio do Piauí, Monaliza Soares.

A mãe de Maria Cecília afirma que a secretária não inscreveu a criança nos benefícios do CRAS, apesar de a foto que acompanha a denúncia (anexada à matéria) comprovar que Monaliza Soares tem conhecimento da situação da família, pois está na casa, ao lado de Maria Cecília.

Apelo e busca por direitos

A mãe, visivelmente cansada e se sentindo humilhada, fez um forte apelo à gestão municipal (prefeito, primeira dama, assistência social e saúde) para que os direitos de sua filha sejam garantidos.

"Eu já estou cansada já. Já não aguento tanta fuleragem, não aguento tanta humilhação, viu! Ficar perdendo meu tempo por causa de gente irresponsável, viu."

A genitora finalizou a denúncia com um aviso: se os problemas não forem resolvidos com urgência, ela irá atrás de seus direitos.

"Eu espero que se resolva o mais logo, porque senão, eu vou atrás dos meus direitos, viu!"

Da REDAÇÃO (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: