sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

BASTIDORES DA POLÍTICA


Tem pesquisa em Buriti dos Lopes

O ano que marcará as eleições municipais em todo o país deverá ser marcado também por uma enxurrada de pesquisas eleitorais. Na cidade de Buriti dos Lopes não será diferente e, nesta quinta-feira, dia 21, pesquisadores foram vistos colhendo dados na sede e zona rural. Três pessoas que foram entrevistadas nos informaram que algumas perguntas do questionário estão relacionadas às eleições desse ano com nomes de possíveis candidatos e também a avaliação do governo municipal. Resta saber agora quem mandou fazer e se a pesquisa está registrada.

Presidente do STR será candidato

É dada como certa a candidatura a vereador do atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Buriti dos Lopes, Elias Carvalho. O sindicalista que vem fazendo uma boa gestão à frente do STR será candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Elias seguirá o grupo governista que lançará Bernildo Val (PSD) à reeleição, já que o PT faz parte da administração municipal. Alguns analistas políticos da cidade dizem que Elias Carvalho chega com grande chance de conseguir uma cadeira no legislativo municipal.

Das Chagas candidato

O ex-vereador Das Chagas detentor de vários mandatos no legislativo de Buriti dos Lopes voltará a disputar uma cadeira na Câmara nestas eleições. A mudança se dá no partido já que Das Chagas migrou do PV para o PSD, partido do prefeito Bernildo Val. Uma coisa é certa: o ex-vereador ganhou um grande apoio para as eleições. Trata-se do suplente de vereador Valdir Chaves que conseguiu mais de 200 votos nas últimas eleições. Das Chagas chega forte para eleição e Valdir Chaves é um dos mais empolgados com a candidatura do ex-vereador.

Reeleição

A atual vereadora Elcira Castelo Branco (PSB) vai mais uma vez disputar uma vaga na Câmara Municipal de Buriti dos Lopes. É o que garante o líder político Pieca, seu maior cabo eleitoral. Pieca que teve o nome cogitado para ser candidato a vereador já garantiu que a candidatura de sua esposa a reeleição é fato consumado e que já está no ‘campo’ trabalhando para alavancar ainda mais o nome da vereadora.



Bernildo Val

O prefeito Bernildo Val (PSD) prepara um cronograma de obras para inaugurar neste ano de 2016. O prefeito que inaugurou muitas obras nos últimos três anos em Buriti dos Lopes pretende participar de todas as inaugurações que forem acontecer até que chegue o período de campanha, já que o gestor ficará impedido de participar por conta da Lei Eleitoral. Bernildo que está confiante, diz sempre que sua ‘arma’ para a reeleição será as grandes conquistas que o município conseguiu nestes últimos anos com sua administração.

Indeciso

Quem não sabe que rumo seguir e nem mesmo se será candidato a vereador nas eleições desse ano em Buriti dos Lopes é o vereador Roberto da Coroa (PMDB). O parlamentar já mudou tanto de lado que nem mesmo seus eleitores mais antigos sabem o que passa na cabeça do homem. Ele tem sido visto constantemente com os três grupos políticos da cidade. Sem nenhum constrangimento, ele posa para fotos com todos e garante apoio para todos. Resta saber até quando vai durar esse jogo.

Batista vice não, diz oposição

Uma das alas oposicionista da cidade de Buriti dos Lopes, encabeçada pelo ex-vereador Júnior Percy (PTB) já teria tomado uma decisão para as eleições municipal de 2016. Batista Brito não será o candidato a vice-prefeito na chapa que deverá ter Júnior como cabeça. Para os aliados de Percy, Batista atrapalha mais do que ajuda, informou uma fonte. Brito já teria até sido convencido de não colocar seu nome na disputa e o grupo tem feito vários convites a outros nomes.


Perdendo aliados

A indefinição em se lançará ou não sua filha como candidata a prefeita de Buriti dos Lopes nas eleições desse ano tem feito a ex-prefeita Ivana Fortes (PMDB) perder muitos aliados. O grupo do prefeito Bernildo Val já conseguiu angariar várias lideranças e eleitores que seguiam a ex-gestora. Outros que não querem largar a oposição estão migrando para o outro grupo, já que se dizem sentir abandonados pela ex-prefeita. Se ela demorar muito, quando chegar, o ‘barco’ terá poucos ‘passageiros’, isso porque até os ‘tripulantes’ que ela deixou estão caindo fora.

Oposição em Cocal

Quando disse na semana passada que a oposição da cidade de Cocal passava por dificuldade em se organizar, parece que estava correto. Isso porque os oposicionistas parecem ter escolhido o ex-governador Zé Filho como cabo eleitoral, nome nada bem quisto na cidade. Zé Filho e Monção foram vistos andando pelo município no último final de semana fazendo política. Vale lembrar que Zé Filho perdeu as últimas eleições em Cocal com quase 2 mil votos de diferença, o que demonstra que o ex-governador não é um bom nome para a oposição buscar como apoio.

Enquanto isso...

O prefeito Rubens Vieira (PSDB) segue tocando a administração e não fala em reeleição, mesmo tento seu nome com altos índices de aprovação e com o nome certo para mais uma disputa. Segundo pessoas ligadas ao prefeito, Rubens prefere cuidar das inúmeras obras que estão sendo realizadas no município e deixar a política para hora certa. Nessa quinta-feira, dia 21, o prefeito conseguiu mais uma vitória. Milhões de reais foram desbloqueados da conta do antigo FUNDEF pelo TCE-PI. Com esse desbloqueio, a cidade deverá ganhar novas obras e, a população mais serviços e benfeitorias.

Bom Princípio do Piauí

O prefeito Apolinário Costa da cidade de Bom Princípio do Piauí deverá ir para a reeleição. Aliados do prefeito estão confiantes no trabalho da administração municipal. Já a oposição articula um nome para disputar com Apolinário, uma vez que alguns dos principais nomes da política local, ou estão inelegíveis ou migraram para a o grupo governista.


PT terá candidato em Murici dos Portelas

O sindicalista e líder político Zé do Carrapo (PT) será mais uma vez candidato a prefeito na cidade de Murici dos Portelas. Essa foi à informação que chegou ao blog por um de seus aliados no município. Segundo a fonte, a candidatura de Carrapo seria de interesse do PT Estadual e um pedido pessoal do governador Wellington Dias (PT). Zé do Carrapo foi candidato a prefeito nas eleições de 2012 e obteve mais de 800 votos.

Caraúbas do Piauí

É grande a expectativa na cidade de Caraúbas do Piauí para o nome que o prefeito Manoel Pacheco (PSDB) irá apresentar para concorrer ao cargo máximo do executivo pela ala governista. Muitos aliados estão ansiosos pelo anúncio por temerem que o retardamento possa prejudicar. Já os mais próximos do prefeito, sabem que ele deixará para a última hora e confiam no ‘taco’ do homem que detém quatro mandatos de prefeito e ter conseguido eleger o único que lhe sucedeu até hoje.


Três vagas certas em Caxingó

Dos nove atuais vereadores do município de Caxingó, três não irão para a reeleição nas eleições desse ano. Washington Luiz (PMDB) será candidato a prefeito, Chico Barroso (PSB) deverá ser candidato a vice de Washington e Carlinho Maricota (PTB) abandonará a política depois de ter perdido seus principais cabos eleitorais, o que abre vaga certa para três novos nomes. Já Renato Cajazeiras (PT), Renato Filho (PT), Zé dos Remédios (PTB), Josué (PSD), João Lima (PR) e Raimundo Oliveira (PMDB) vão para a reeleição.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fotos: Arquivo Boca do Povo e Internet

5 comentários:

manoel silva disse...

todos os prefeitos dessa região nossa aqui q forem para a reeleição serão reeleitos. não vejo motivos para mudanças nessas cidades pq mesmo com a crise eles conseguem administrar bem e ainda tão construindo.

odair disse...

Francisca Ferreira,(Paciente)
Dr. Rannam neste dia 22 de janeiro,
Que todos os seus sonhos sejam realizados e todos os seus desejos alcançados. Feliz Aniversário!

Bruno disse...

Murici tem uns 04 pré candidatos a Prefeitos ....rs

Trecks disse...

So se for onde você nora, pq aqui nunca teve e nem terá nada se continuar do jeito que tá! (Caraúbas City)

Trecks disse...

So se for onde você mora, porque aqui nunca teve e nem terá nada, se continuar do jeito que ta vai afundar ainda mais! (Caraúbas City)