quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

IMPOSTO

Sefaz disponibiliza boletos do IPVA 2016 apenas pela internet
Para 2016, o valor do desconto da cota única permanece em 15%. Para carros com final de placa 1, a data limite de pagamento é 29 de janeiro. 

A Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) já disponibilizou em seu site, o boleto para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao exercício de 2016. O contribuinte tem acesso ao documento após colocar os dados do veículo, como o número de Renavam, por exemplo. Através do site do Detran (PI) também é possível imprimir o boleto.


Para 2016, o valor do desconto da cota única permanece em 15%. Para carros com final de placa 1, a data limite de pagamento é 29 de janeiro. 

Quem optar por parcelar o imposto não terá desconto e deve quitar a primeira cota também em 29 de janeiro. As demais vencem em 29 de fevereiro e 31 de março.

O IPVA atinge 700.301 veículos. Devem ser arrecadados R$ 205 milhões este ano.

Veja a tabela de pagamento do IPVA

Veja as alíquotas:
•microônibus: 2,5%
•caminhonetes e automóveis: 2,5%
•caminhões e ônibus: 1%
•motocicletas: 2%

A partir de abril começa a valer um novo valor para automóveis e caminhonetes acima de 150 mil: 3%

Alerta
A Sefaz alerta, ainda, que os boletos para pagamento de IPVA devem ser retirados apenas na internet. A secretaria não enviou nenhum documento deste tipo via Correios em 2016. Caso haja a necessidade de emissão de alguma cobrança, por exemplo, o órgão informa os usuários através de comunicado oficial.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Sefaz

Nenhum comentário: