sexta-feira, 21 de novembro de 2025

POLICIAL

Operação integrada prende casal suspeito de duplo homicídio e tráfico em Parnaíba

De acordo com o relatório policial, o casal teria participado de um homicídio registrado no último dia 15 de novembro, em Porto do Tóteles, na cidade de Luís Correia. 

Nesta sexta-feira (21), uma operação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) prendeu um casal suspeito de envolvimento em duplo homicídio, tráfico de drogas e organizações criminosas. Os suspeitos foram localizados em Parnaíba após intenso trabalho das forças de segurança.

A ação contou com a atuação das Polícias Civil (PC-PI) e Militar (PM-PI), que cumpriram dois mandados de prisão e de busca e apreensão contra uma mulher, conhecida como Lulu, e um homem, apelidado de Vitim ou VT.

De acordo com o relatório policial, o casal teria participado de um homicídio registrado no último dia 15 de novembro, em Porto do Tóteles, na cidade de Luís Correia.

O delegado João Filipe explicou que o crime foi motivado por retaliação a membros de outra facção. “As pessoas que foram mortas eram integrantes de um grupo criminoso e investigadas por estarem traficando drogas aqui, no litoral, e algumas pessoas que haviam sido expulsas da localidade, justamente por outra organização, e deram apoio logístico e participaram diretamente desses homicídios”, explicou o delegado João Filipe.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Além do casal, outras quatro pessoas já foram presas em flagrante na manhã seguinte ao duplo homicídio. O delegado Charles Pessoa ressaltou que essas ações fortalecem o combate a organizações criminosas.

“Graças a esse trabalho de inteligência, as forças estão combatendo as células criminosas de forma eficiente. Nosso objetivo é garantir a segurança da população, mostrando que nenhum grupo criminoso pode agir impunemente no nosso estado”, afirmou.

Participaram da operação a Delegacia de Combate às Facções, Homicídios e Tráfico (DFHT) de Luís Correia, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Militar de Parnaíba e das Diretorias de Inteligência da PM e da SSP-PI.

Edição: REDAÇÃO (Portal Boca do Povo)

Fonte: Viagora

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

CALÇAMENTO

Prefeitura de Buriti dos Lopes entrega pavimentação e transforma ruas do povoado Barra do Longá

Solenidade realizada nesta terça-feira contou com a presença da prefeita Laura Rosa, lideranças políticas e moradores da região. 

BURITI DOS LOPES, PI - A Prefeitura de Buriti dos Lopes realizou, na tarde desta terça-feira (18), a entrega oficial de obras de pavimentação poliédrica (calçamento) em diversas ruas do povoado Barra do Longá. A inauguração marca um novo capítulo na infraestrutura local, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores. 

A solenidade de visita e inauguração foi liderada pela prefeita Laura Rosa (PP), acompanhada pela vice-prefeita Ana Lúcia Tavares. O evento reuniu uma comitiva expressiva de autoridades municipais e lideranças locais.

Estiveram presentes no ato, Júnior Percy, ex-prefeito e atual secretário de Finanças; Dandim, presidente da Câmara Municipal; vereadores, Fernando Liberato e Bené Ibiapina; lideranças comunitárias, Dênis Araújo e Táina da Barra, representando a voz da comunidade barrense; secretários municipais, correligionários e populares.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Durante o evento, o clima foi de gratidão. Os moradores que compareceram fizeram questão de agradecer pessoalmente à prefeita Laura Rosa pela execução da obra, destacando a mudança positiva na rotina do povoado.

Mais do que pedra e cimento: A importância da obra

Levar pavimentação para comunidades rurais, como a Barra do Longá, é uma ação que vai muito além da estética urbana; trata-se de saúde pública e dignidade.

A chegada do calçamento encerra ciclos históricos de transtornos para as famílias. No período chuvoso, a pavimentação elimina a lama que isolava ruas e dificultava a locomoção de pedestres e veículos. Já no período seco, acaba com a poeira excessiva.

Além disso, a infraestrutura valoriza os imóveis da região, melhora a trafegabilidade de veículos e facilita o acesso de serviços essenciais, garantindo mais qualidade de vida para quem reside na zona rural.






Fonte: SECOM / PMBL

COMBATE AO CRIME

Deputados do PT do Piauí votam contra Projeto Antifacção que endurece penas para facções criminosas

Os demais deputados piauienses votaram a favor do endurecimento das regras, defendendo o projeto como uma ferramenta necessária para enfrentar o crescimento das facções criminosas no país. 

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (18) o texto-base do Projeto de Lei Antifacção, que propõe o endurecimento de penas e a criação de novos mecanismos para combater organizações criminosas como o PCC e o Comando Vermelho. O projeto recebeu uma ampla maioria de 370 votos favoráveis, mas gerou divisões significativas, inclusive na bancada do Piauí.

Os quatro deputados federais do Partido dos Trabalhadores (PT) do Piauí votaram de forma unânime contra o projeto.

  • Dr. Francisco (PT-PI) – Votou não
  • Flávio Nogueira (PT-PI) – Votou não
  • Florentino Neto (PT-PI) – Votou não
  • Merlong Solano (PT-PI) – Votou não

Os parlamentares do PT que votaram contra o texto argumentam que a proposta pode gerar distorções jurídicas, ampliar o encarceramento em massa e abrir margem para injustiças e abusos ao permitir classificações amplas de "facção criminosa". Eles sustentam que o projeto não aborda problemas estruturais do sistema penitenciário.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Como votou o restante da bancada piauiense

Em contraste, os demais deputados piauienses votaram a favor do endurecimento das regras, defendendo o projeto como uma ferramenta necessária para enfrentar o crescimento das facções criminosas no país e proteger a segurança pública.

  • Átila Lira (PP-PI) – Votou sim
  • Elmano Férrer (PP-PI) – Votou sim
  • Castro Neto (PSD-PI) – Votou sim
  • Júlio Cesar (PSD-PI) – Votou sim
  • Jadyel Alencar (Republicanos-PI) – Votou sim

A votação demonstrou a polarização do tema, com o PT alinhado à crítica de que o projeto não garante resultados efetivos no combate ao crime e pode, inclusive, agravar a situação do sistema prisional.

Da REDAÇÃO (Portal Boca do Povo)

terça-feira, 18 de novembro de 2025

TRABALHO

Prefeitura de Buriti dos Lopes inaugura quadra esportiva coberta na Nova Morada

A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades e lideranças. Entre elas, estavam a prefeita Laura Rosa, vice-prefeita Ana Lúcia Tavares e o ex-prefeito Júnior Percy. 

BURITI DOS LOPES, PI - A Prefeitura de Buriti dos Lopes realizou a entrega de uma quadra esportiva coberta na zona rural do município na manhã desta terça-feira, dia 18 de novembro.

A comunidade de Nova Morada foi a localidade contemplada, recebendo um espaço amplo e adequado que visa fomentar a prática esportiva para as crianças e a juventude local, servindo também como um importante centro para a realização de atividades comunitárias.

A nova quadra esportiva leva o nome de José Alves Barbosa, popularmente conhecido como “Zé Cearense”, uma homenagem à sua memória e contribuição para a comunidade.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades e lideranças. Entre elas, estavam a prefeita Laura Rosa (PP) e a vice-prefeita Ana Lúcia Tavares.

O Legislativo Municipal também esteve representado pelo presidente da Câmara, Dandim, e pelos vereadores Luiz Filho, Fernando Liberato e Bené Ibiapina.

Marcaram presença ainda o ex-prefeito e secretário municipal de Finanças, Júnior Percy, secretários municipais, lideranças políticas e comunitárias, familiares do homenageado e, principalmente, os moradores da comunidade de Nova Morada.





Fonte: SECOM / PMBL

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

POLÍTICA

PARNAÍBA: A batalha política e a perseguição sem precedentes contra o prefeito Francisco Emanuel

Enquanto os ataques políticos se intensificam, a reação nas ruas e nas redes sociais aponta para um sentimento de indignação entre os populares. 

Parnaíba, PI - 17/11/2025 -  A história política do Piauí, marcada por disputas e reviravoltas, parece testemunhar um capítulo inédito de intensa perseguição. O prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel (Progressistas), eleito pela maioria do povo parnaibano para conduzir os rumos da cidade no mandato 2025-2028, encontra-se no centro de uma avassaladora campanha de ataques que, segundo fontes e observadores, visa inviabilizar sua gestão.

Desde que rompeu politicamente com o grupo liderado pela Deputada Estadual Gracinha Mão Santa, sucessora do ex-prefeito Mão Santa, o ambiente político em Parnaíba transformou-se em um campo de batalha diário. O que se observa não é apenas uma crítica construtiva ou uma fiscalização normal do poder, mas uma orquestração para o desgaste contínuo e implacável da imagem do gestor.

A campanha de ataques ganhou contornos alarmantes na imprensa. Portais de notícias da capital, Teresina, estariam divulgando um volume atípico e constante de conteúdo negativo, chegando a publicar até quatro notícias por dia focadas na gestão de Francisco Emanuel.

O epicentro desses ataques parece ser a rádio ligada à família Mão Santa, onde a linha editorial, conforme relatos, é de "bater no prefeito e na gestão a todo custo, sem dó nem piedade." A crítica vai além do factual e da análise de políticas públicas, resvalando no que é considerado mero proselitismo político.

"Até fofoquinha de esquina é publicada como se fosse uma notícia de grande impacto, somente na tentativa de desgastar a imagem de um gestor, que, quer apenas trabalhar e tocar o destino da cidade em paz", critica uma fonte próxima à prefeitura, refletindo a percepção de que a informação cedeu lugar à mera picuinha.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Prefeito Francisco Emanuel / Foto: Divulgação

A escalada da perseguição atingiu seu ponto máximo com a recente articulação de alguns setores da imprensa e vereadores que começam a ventilar a possibilidade de impeachment do prefeito. O aspecto mais grave dessa movimentação é o fato de que tal manobra estaria sendo ensaiada "mesmo sem ter cometido crime nenhum em sua gestão".

A Constituição Federal e a Lei de Impeachment estabelecem critérios rigorosos para a cassação de um mandato popular, exigindo a comprovação de crime de responsabilidade. Tentar, "na marra", reverter a vontade popular manifestada nas urnas, sem a devida base legal, representa uma ameaça direta à legitimidade democrática do processo eleitoral. O que se desenha é uma tentativa de assalto ao poder legitimamente conferido, desconsiderando o voto dos parnaibanos.

Enquanto os ataques políticos se intensificam, a reação nas ruas e nas redes sociais aponta para um sentimento de indignação entre os populares. A frase "deixa o homem trabalhar" tornou-se o resumo do apelo da população que, segundo o que se observa, deseja que o foco da classe política retorne para as necessidades da cidade.

A pergunta que fica é: até quando os interesses partidários e as disputas de poder vão se sobrepor à necessidade de governabilidade e ao bem-estar da população? Francisco Emanuel foi eleito para governar, e a democracia exige que ele tenha as condições mínimas para fazê-lo, sob pena de a política da perseguição anular a escolha soberana do povo de Parnaíba.

Da REDAÇÃO (Portal Boca do Povo)

SUSPEITAS

Auditoria do TCE-PI indica possível superfaturamento de até R$ 2,9 milhões em contrato da Seduc-PI com firma de Whindersson Nunes

O órgão aponta risco de superfaturamento e reforça que as conclusões serão encaminhadas para aprofundamento das investigações. 

TERESINA, PI - Um relatório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) identificou indícios de direcionamento, superfaturamento e possível prejuízo ao erário em um contrato firmado pela Secretaria de Educação do estado com a empresa TRON Atividades de Apoio à Educação LTDA, ligada ao influenciador Whindersson Nunes.

A contratação, sem licitação, previa o fornecimento de materiais e capacitações para o ensino de robótica na rede pública.

O acordo, firmado por R$ 11 milhões, foi realizado por dispensa de licitação sob a justificativa de que a empresa seria fornecedora exclusiva do serviço. No entanto, a auditoria aponta que parte dos itens previstos não teria sido entregue às escolas contempladas, o que levanta suspeitas sobre a execução do contrato.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Imagem: Divulgação

Segundo o relatório, os pagamentos analisados somam R$ 2,9 milhões referentes à entrega de 15 mil unidades de materiais pedagógicos. Em inspeções realizadas em Teresina, gestores escolares informaram que nenhum material físico ou digital chegou aos alunos, contrariando o que consta na documentação da contratação.

O TCE afirma que a ausência de evidências de recebimento, somada às divergências entre os itens previstos e os supostamente enviados, indica a possibilidade de pagamento por produtos não entregues. O órgão aponta risco de superfaturamento e reforça que as conclusões serão encaminhadas para aprofundamento das investigações.

Edição: REDAÇÃO (Portal Boca do Povo)

Fonte: Central Piauí

VIOLÊNCIA

Homens armados invadem porto pesqueiro em Luís Correia e executam dois jovens

Como resultado da rápida ação policial, quatro suspeitos envolvidos nos crimes já foram presos. 

Luís Correia, PI — A tranquilidade da madrugada de sábado, dia 15, foi brutalmente interrompida por um ato de violência extrema no litoral do Piauí. Por volta da 1h30, um duplo homicídio e uma tentativa de assassinato foram registrados dentro de um porto pesqueiro, na cidade de Luís Correia.

O crime foi perpetrado por um grupo de cerca de sete homens armados que invadiram o local. As vítimas, que teriam sido torturadas antes da execução, foram identificadas como Douglas Júlio da Silva Vasconcelos, de 20 anos, natural de Teresina (PI), e um jovem de prenome Caique, procedente do estado do Ceará. Caique foi alvejado por, pelo menos, seis disparos.

Os corpos das vítimas foram encontrados dentro de uma embarcação no Porto Pesqueiro do Totoles. O cenário indicava a barbárie do ataque: além dos ferimentos a bala, as vítimas apresentavam lesões e cordas envoltas ao pescoço.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

A terceira vítima, Thaylisson Campelo de Sousa, escapou da morte ao ser atingida por um tiro nas costas, provavelmente enquanto tentava fugir. Ele foi prontamente socorrido e levado a um hospital local, sendo liberado posteriormente.

O caso ganhou um contorno ainda mais macabro na manhã do mesmo dia. Por volta das 10h, o pai de uma das vítimas recebeu uma ligação no celular do próprio filho falecido. A chamada era uma cobrança seguida de ameaça de morte, caso ele não "honrasse o débito" do filho.

A Polícia Civil do Piauí deu início imediato às investigações. Como resultado da rápida ação policial, quatro suspeitos envolvidos nos crimes já foram presos. As autoridades trabalham para esclarecer a motivação exata do crime, embora a ligação feita ao pai de uma das vítimas aponte para a hipótese de um acerto de contas relacionado a dívidas.

Da REDAÇÃO (Portal Boca do Povo)

sábado, 15 de novembro de 2025

SAÚDE

CAXINGÓ - Prefeitura entrega reforma da UBS Clarindo Rodrigues de Carvalho com presença de autoridades

A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito Magnum Cardoso, que enfatizou a importância de se investir constantemente na saúde pública municipal. 

CAXINGÓ, PI - A Prefeitura Municipal de Caxingó inaugurou, nesta sexta-feira, dia 14, a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Clarindo Rodrigues de Carvalho, localizada na sede do município. A obra representa um importante avanço na área da saúde e reforça o compromisso da administração com a melhoria do atendimento à população.

A unidade de saúde foi totalmente modernizada para garantir um espaço mais confortável, adequado e eficiente para servidores e pacientes, elevando a qualidade e a dignidade dos serviços prestados.

A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito Magnum Cardoso (PP), que enfatizou a importância de se investir constantemente na saúde pública municipal.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Reafirmando o apoio às ações que fortalecem a rede municipal de saúde, prestigiaram o evento o deputado federal Florentino Neto e os deputados estaduais Rubens Vieira e Firmino Paulo.

O evento também demonstrou a união entre os poderes Executivo e Legislativo do município, com a presença dos vereadores, Renatim das Cajazeiras, Zé dos Remédios, Bruno Oliveira, Gil Rodrigues, Reginaldo Silva, Luiz Carlos e Geovane Calafate.

A solenidade reuniu ainda o corpo de secretários municipais, Silmara Cardoso (Administração), Ivanilda Cardoso (Finanças), Breno Cardoso (Assistência Social), Daiana Almirante (Cultura), Berenice Amaral (Saúde), Renato das Cajazeiras (Esporte e Lazer), Edivan Monteiro (Infraestrutura), Raimunda Albuquerque (Educação) e Francisco Rodrigues (Desenvolvimento Rural)

A reforma da UBS Clarindo Rodrigues de Carvalho é mais um passo significativo para garantir qualidade, dignidade e eficiência no atendimento à população, reafirmando o compromisso da gestão com o bem-estar de todos os caxingoenses.







Da REDAÇÃO (Portal Boca do Povo)

INVESTIMENTOS

Prefeitura de Buriti dos Lopes lança “Programa Novo Acelera” com investimento histórico de mais de R$ 147 milhões

O evento de lançamento do programa foi conduzido pela prefeita Laura Rosa (PP), pela vice-prefeita Ana Lúcia e pelo secretário municipal de Finanças, Júnior Percy. 

Buriti dos Lopes/PI – O município de Buriti dos Lopes viveu uma noite histórica nesta sexta-feira, dia 14, com o lançamento oficial do Programa Novo Acelera – Gestão 2025/2028. O evento, realizado na quadra do CIEF, reuniu uma multidão de populares, correligionários, e autoridades locais, marcando o anúncio do maior programa de obras e serviços já planejados para a cidade.

Serão injetados mais de R$ 147 milhões em obras e serviços estruturais ao longo da gestão municipal “O trabalho continua!” 2025-2028, com o objetivo de transformar o município nas áreas de Saúde, Educação, Infraestrutura, Assistência Social, Esporte, Cultura e Agricultura.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Lançamento com quadra lotada

O evento de lançamento do programa foi conduzido pela prefeita Laura Rosa (PP), pela vice-prefeita Ana Lúcia e pelo secretário municipal de Finanças, Júnior Percy. A quadra do CIEF ficou completamente lotada, com populares acompanhando de perto o detalhamento das ações que serão executadas.

Também marcaram presença vereadores, secretários municipais e diversos correligionários, demonstrando a união política em torno do ambicioso plano de desenvolvimento.

Principais ações por área

O Programa Novo Acelera é uma continuidade aprimorada do "Programa Acelera Buriti", e suas ações são pensadas para atender tanto a zona urbana quanto os povoados. Entre os mais de R$ 147 milhões anunciados, destacam-se os seguintes investimentos por setor:

Área

Ações principais destacadas

SAÚDE

Um dos investimentos anunciados é as implantações do Centro Cirúrgico no hospital local e da Casa de Apoio em Teresina. A área também receberá a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS).

EDUCAÇÃO

Foco na expansão da rede física com a construção de 5 novas escolas (nos povoados Salgadinho, Barra do Longá, Estreito, e no bairro Acampamento, além de uma na zona urbana) e a construção de uma creche na zona urbana (R$ 7,9 milhões). Além da aquisição de 10 ônibus escolares.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Um pilar social robusto com a construção de 45 casas populares (R$ 6 milhões), a ampliação do Programa CNH Popular para diversas categorias (A, B e D), a ampliação do Bolsa Família Municipal e a Implantação do Restaurante Popular na zona urbana.

INFRAESTRUTURA

Prioridade para mobilidade e saneamento, incluindo pavimentação com asfalto na zona urbana (R$ 4 milhões), calçamento e revitalização de ruas e avenidas e construção de praças, e obras de estação de tratamento de água. Também será construída área de lazer no bairro Macambira e praça de eventos na zona urbana.

ESPORTE

Investimento em infraestrutura esportiva com a construção do Complexo Esportivo na zona urbana, além da construção de um campo de futebol (povoado Ponte do Jandira) e uma quadra de esporte (Bairro Acampamento).

CULTURA

Os investimentos incluem a construção do Centro Cultural na zona urbana e a implantação do bolsa incentivo para músicos da Banda Municipal.

AGRICULTURA

O setor receberá recursos para a entrega de máquinas agrícolas e programa de incentivo aos produtores de arroz, visando fortalecer a economia local.


Durante o evento, a prefeita Laura Rosa e o secretário de Finanças Júnior Percy destacaram o importante apoio dos parlamentares que têm caminhado ao lado da gestão, reforçando suas contribuições para o desenvolvimento da cidade. Foram mencionados o senador Ciro Nogueira, o senador Marcelo Castro, os deputados federais Júlio Arcoverde, Átila Lira, Florentino Neto, Merlong Solano e Marcos Aurélio, além de demais parceiros.




Com a promessa de execução de obras em todas as áreas que movem a vida da comunidade, o Novo Acelera é visto como um marco que inicia uma nova fase de desenvolvimento para Buriti dos Lopes.

Fonte: SECOM / PMBL

IRREGULARIDADES

HERANÇA MALDITA - Gestão de Rubens Vieira em 2014 bloqueia verba de transporte escolar para Cocal em 2025

Enquanto a oposição tenta desviar o foco, a realidade é que Cocal está sem o PNATE hoje por causa das falhas e irregularidades cometidas há mais de dez anos. 

Cocal, PI — De acordo com informações e documentos repassados ao portal Boca do Povo, nesta sexta-feira (14/11), a má administração e as graves irregularidades nos recursos do PNATE (Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar) em 2014, durante a gestão do então prefeito e atual deputado estadual Rubens Vieira (PT), resultaram no bloqueio da verba crucial para o transporte escolar de Cocal em 2025.

Documentos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) comprovam que o município foi classificado como inadimplente devido aos problemas identificados naquela época, que incluem:

  • Superfaturamento de mais de 30% no transporte escolar.
  • Pagamentos irregulares para empresas não contratadas.
  • Movimentações bancárias ilícitas.
  • Prejuízo total de mais de R$ 86 mil aos cofres municipais.

A suspensão do recurso, essencial para os alunos que dependem do transporte, é uma consequência direta e tardia dos erros de 2014. A atual crise recai sobre a educação e a nova gestão, que tenta cobrir os rombos e a "herança maldita" deixada por Rubens Vieira e seus aliados.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Ex-prefeito e atual deputado Rubens Vieira

Enquanto a oposição tenta desviar o foco, a realidade é que Cocal está sem o PNATE hoje por causa das falhas e irregularidades cometidas há mais de dez anos.

A tentativa da oposição atual de "fazer politicagem" e transferir a responsabilidade para a gestão em exercício é vista como um cinismo político, já que a origem do problema está claramente documentada e remonta ao ano de 2014. É imperativo que a população de Cocal e os órgãos de fiscalização exijam que o responsável pela má gestão daquele período, o ex-prefeito Rubens Vieira, preste contas sobre as ações que resultaram neste prejuízo educacional e financeiro de longa data que agora penaliza os estudantes.

Enquanto isso, a atual gestão do prefeito Dr. Cristiano Brito, luta para regularizar a situação e normalizar os repasses.

Da REDAÇÃO (Portal Boca do Povo)