quarta-feira, 22 de outubro de 2014

SAÚDE PÚBLICA

Estudantes da rede municipal de Buriti dos Lopes recebem orientações sobre hanseníase e verminoses
A campanha vem sendo realizadas nas escolas da sede e zona rural pelas equipes do Programa Saúde da Família.


Diagnosticar de forma precoce o surgimento da hanseníase tem sido uma das atividades desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com visitas de profissionais de saúde às escolas da rede em busca de casos suspeitos em crianças.


A campanha vem sendo realizadas nas escolas da sede e zona rural pelas equipes do Programa Saúde da Família. A avaliação clínica de hanseníase na comunidade escolar acontece por meio de uma ficha de autoimagem, como instrumento de diagnóstico.


Nas visitas, as equipes administram para as crianças medicamentos de combate a geo-helmintíase (doença parasitária intestinal), que pode afetar o crescimento físico e cerebral da criança. A verminose é transmitida pela água, por alimentos, mãos e ambientes contaminados.


Após diagnosticar a suspeita de hanseníase por meio da ficha de autoimagem, o estudante é encaminhado à unidade de saúde mais próximo de sua casa para uma consulta médica e, se comprovado o caso, tem início tratamento médico.


Saiba mais - A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa infectada. Os sintomas da hanseníase incluem sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos). O tratamento é feito nas unidades de saúde, de forma gratuita.

Fonte: ASCOM / PMBL

Nenhum comentário: