sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

BASTIDORES DA POLÍTICA


BOMBA: Junior Percy inelegível?

O ex-vereador Junior Percy (PTB) tem ao longo dos meses se mostrado como pré-candidato a prefeito pelo município de Buriti dos Lopes. Mas, um advogado trouxe uma notícia para este blogueiro que o pretenso candidato estaria inelegível perante a Justiça Eleitoral. O advogado se baseia na Lei Complementar Nº 64, de 18 de Maio de 1990 (Incluído pela Lei Complementar nº 135, de 2010). E ele vai além, Júnior Percy já estaria ciente de tal fato e buscando na Justiça mecanismo para tentar reverter o caso e sair candidato. O advogado não acredita em reviravolta e, para ele, o pré-candidato deverá ser enquadrado como ficha suja.

Entenda o caso:

No final do ano de 2013, a Procuradoria do Município de Buriti dos Lopes instaurou procedimentos para investigar e denunciar o acúmulo ilegal de empregos públicos por professores do Município. O caso mais grave era o do professor Raimundo Nonato Lima Percy Júnior, o Junior Percy. O professor na época estava acumulando 4 (quatro) cargos de professor nos estados do Piauí e Maranhão, com uma carga horária de 120 horas semanais, o que é ilegal. Com as provas das irregularidades cometidas por Junior Percy em mãos, foi aberto processo administrativo e o caso encaminhado a Justiça. Comprovada a ilegalidade, o professor foi demitido do cargo de professor em Buriti dos Lopes. Na época, Junior chegou a ser intimado para apresentar defesa, mas, não se defendeu e resolveu apresentar apenas uma carta renúncia do cargo.

E o que diz a LEI

O blog teve acesso ao que diz a Lei Complementar Nº 64, que estabelece, de acordo com o art. 14, § 9º da Constituição Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessação, e determina outras providências. VEJA:
Art. 1º São inelegíveis:
I - para qualquer cargo:
o) os que forem demitidos do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial, pelo prazo de 8 (oito) anos, contado da decisão, salvo se o ato houver sido suspenso ou anulado pelo Poder Judiciário; (Incluído pela Lei Complementar nº 135, de 2010).
Então, para o advogado que falou com nossa reportagem, o ex-vereador Junior Percy estaria enquadrado nesta Lei e impedido de sair candidato a qualquer cargo nestas eleições.

Roberto diz que é Bernildo

Pelo menos foi o que repassou para este blogueiro, pessoas próximas do parlamentar. No último final de semana o vereador foi visto aos abraços com o prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Val e o clima entre os dois, era de alegria. Segundo a fonte, Roberto reconhece o trabalho que vem sendo realizado pela administração do prefeito e não teria como não seguir o grupo governista nestas eleições. Procurado pelo blog, o vereador não foi localizado. Mas, já foi visto nesta semana na residência e no gabinete do prefeito.

Pereira candidato

E quem será mais uma vez candidato a vereador pelo município de Buriti dos Lopes, é Jota Pereira (PR), chefe de gabinete do prefeito municipal. Jota vai tentar pela terceira vez uma vaga no legislativo buritiense. A candidatura desta vez chega com força total, já que Pereira fez uma reformulação em seus cabos eleitorais e tem hoje em campo uma ‘tropa de choque’ experiente em política. O homem que andou com a saúde meio debilitada, afirma que está pronto para ir ao campo e apresentar suas propostas aos eleitores.

Raposa de novo

E mais uma vez o povoado Barra do Longá terá Raposa como candidato a vereador. Em conversa com a reportagem deste blog, Raposa informou que tentará mais uma vez uma cadeira na Câmara Municipal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e que seguirá o grupo do prefeito Bernildo. O homem disse que pretende dobrar sua votação (264 votos em 2012) nestas eleições e para que isso aconteça, ampliou seu campo de atuação no município. Regiões vizinhas à Barra do Longá e sede do município tem sido alvo constante do pré-candidato.

Nome novo em Barra do Longá

Um novo nome surge como pré-candidata à vereadora em Buriti dos Lopes vindo do povoado Barra do Longá. Trata-se da professora Mazé Silva, conhecida popularmente como Mazé da Barra e que responde pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Município. Segundo informações, a candidatura de Mazé seria um pedido de grande parte da comunidade que tem presenciado sua grande atuação a frente do esporte e em outras áreas nestes 3 anos de administração. 


Quer vaga de vice

Com 298 votos nas últimas eleições municipais, o dentista e filho do ex-prefeito Dr. Joaquim Narciso, Kavio Narciso não será mais candidato a vereador em Buriti dos Lopes. Kavio que sumiu nos últimos anos da cidade, voltou a aparecer e estaria tentando angariar uma vaga de vice-prefeito. Uma fonte nos informou que ele tem tido conversas com o grupo do ex-vereador Junior Percy e por lá deve ficar nas eleições deste ano. Resta saber se ele conseguirá a tão sonhada vaga, ou se será um mero eleitor.


Abandonou

Candidato nas últimas eleições pelo PMDB e um dos maiores defensores da ex-prefeita Ivana Fortes (PMDB), Antonio de Pádua, conhecido popularmente como “Seu Barriga” abandonou a ex-gestora e migrou para o outro grupo oposicionista de Buriti dos Lopes. Essa é a conversa que circula dentro de sua comunidade, a Ponte do Jandira. Seu Barriga, que obteve 306 votos nas últimas eleições não estaria satisfeito com o abandono de Ivana ao seu grupo político e por isso teria procurado um novo rumo.


Em Caxingó

Candidato na última eleição municipal pelo PSB apoiando a reeleição da ex-prefeita Mené na cidade de Caxingó, o ruralista Nonato Ovelha mudou de partido e de grupo político. Nonato migrou para o Partido dos Trabalhadores (PT) e agora faz parte do grupo político da prefeita Rita Sobrinho (PT). O ruralista que é muito vem quisto no município tentará mais uma vez uma vaga na Câmara Municipal. Nonato Ovelha obteve 151 votos em 2012 e agora segue para a campanha confiante de aumentará sua votação.

Especulações em Caraúbas do Piauí

As especulações políticas em Caraúbas do Piauí meche com o cotidiano da cidade, sobre tudo o grupo do prefeito Manoel Pacheco (PSDB) que se prepara para lançar um nome para lhe suceder. Em Caraúbas e nas regiões vizinhas é grande o comentário da possibilidade de Manoel Pacheco em 2018 disputar uma vaga na Assembléia Legislativa do Piauí. Isso porque a região que engloba os municípios de Buriti dos Lopes, Caxingó, Caraúbas e Murici dos Portelas, há décadas que não tem um legítimo representante e muitos acreditam que Pacheco seria um bom nome para buscar essa vaga.


Kim pode voltar em Luis Correia

O ex-prefeito Kim do Caranguejo nos últimos meses tem intensificado as visitas a correligionários nos bairros, povoados e ruas da cidade de Luis Correia e, pelo que se comenta, Kim não tem se mostrado muito satisfeito com o modo de governar da prefeita Adriane Prado. Há quem diga que essa forte aparição de Kim e suas queixas a atual administração, possa ser um prenuncio de sua volta, caso o mesmo possa ser candidato a prefeito, já que nos bastidores dizem que o mesmo estaria impedido pela Justiça.

Eleições em Parnaíba

Comenta-se nos bastidores que o ex-governador Zé Filho que está migrando do PMDB para o PPS deverá ser o candidato oposicionista nas eleições deste ano em Parnaíba. Em entrevista nesta quinta, dia 28, a imprensa da capital, o ex-governador não confirmou, mas adiantou que seu grupo político no município vai lançar um pré-candidato que representará a oposição. “Nós vamos ter um pré-candidato a prefeito para disputar a Prefeitura de Parnaíba. A oposição vai se juntar para confrontar o prefeito atual [Florentino Neto] que é do PT. Nós temos vários nomes, o do ex-deputado Tererê, o do ex-senador Mão Santa, do vereador Carlson Pessoa. Vamos avaliar”, disse.

Oposição com dois candidatos em Cocal

Ainda faltam alguns meses, mas a oposição em Cocal dá sinais de que terá pelo menos dois candidatos nas eleições para prefeito neste ano. Inicialmente, o ex-vereador Gilson da Serraria (PTB) já está em campo, buscando construir um grupo para consolidar sua pré-candidatura. Enquanto isso, o ex-prefeito Monção age nos bastidores para lançar um candidato de sua família, sonhando retomar o poder no município que já esteve do seu lado por muitos anos. O cenário político na cidade ainda é confuso, mas os sinais apontam para uma diversidade de candidaturas, já que Monção não abre mão da cabeça de chapa e Gilson também não. Enquanto a oposição não se decide, a candidatura de Rubens Vieira (PSDB) a reeleição é dada como certa pelos governistas. 

Reeleição em Murici dos Portelas

Com grande destaque da administração da cidade de Murici dos Portelas, tendo a frente o prefeito Ricardo Sales (PSD), os governistas já agem nos bastidores para lançar o gestor à reeleição. O grupo governista que tem recebido diversas adesões nos últimos meses trabalha em duas frentes, uma de o prefeito enfrentar um único adversário e na outra com a possibilidade de duas candidaturas pela oposição. O certo é que a situação vai para a reeleição confiante no trabalho desenvolvido atual gestão do município.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fotos: Arquivo do Blog e Internet

9 comentários:

bernardo jose disse...

vixe maria e eu mal abro o portal e já tenho q ler uma bomba dessa kkkkkkkkkk e agora peixinho... kkkkk terá q votar a livinha neh kkkkkkkkkkkk

MANOEL MENEZES disse...

SE O ZÉ ENTRAR PRO FLORENTINO AQUI EM PARNAÍBA É SÓ PRA LEVAR FUMO.

chico meleleti disse...

a mamata tá acabando seu auto intitulado blogueiro! aproveite esses 10 meses de poder que lhes resta.prepare as malas para retornar ao DF

RAIMUNDO LUIZ disse...

E AGORA SARDIÃO O Q FAZER?

Antonio Santos disse...

Com esse grupo q o Jr. Sardião anda rodeado ele não ganha nem para presidente da Associação da Cohab. Os caras andam tudo cheio de rancor e ódio só pensando em perseguir. Talvez seja por isso que se ele puder se candidatar, o cara não verá nem a sombra do Bernildo. É taca pra 10 jumentos de lotes. Caiam na real vocês aí do outro lado. O homem ta trabalhando muito e quem vai ser doido de trocar um prefeito desse por um aventureiro que todos já conhecem quando passou pela presidência da Câmara? É peia demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!

RAIMUNDO LUIZ disse...

HUUUUUUUUUUM ENTÃO É POR ISSO Q DEPOIS DE MUITO TEMPO O PROFESSOR RESOLVEU A ACIONAR A JUSTIÇA. ISSO QUER DIZER QUE O SR. JUNIOR PERCY JÁ SABE DO RISCO QUE ESTAR CORRENDO DE NÃO PUDER SER CANDIDATO. ENTÃO, PELO ANDAR DA CARRUAGEM O JUNIOR VAI TER QUE INDICAR O VICE DA FILHA DA IVANA. POR QUE A IVANA TEM TANTA SEGURANÇA QUE SUA FILHA SERÁ CANDIDATA. ENTÃO ERA POR ISSO.

JOÃO CARLOS disse...

JOÃO CARLOS QUEM MANDOU O PEIXE PROVOCAR O PROCURADOR PEDINDO PAGAMENTO DE FÉRIAS DOS 4 ANOS QUE NÃO TRABALHOU. SÓ DEU PRA RADIOLA DELE, AGORA, CANDIDATURA SÓ EM 2024. VALE O VELHO DITADO: QUEM QUER MUITO TRAZ DE CASA, NÃO BASTAVA RECEBER 4 ANOS DE SALÁRIO SEM TRABALHAR AINDA QUERIA FÉRIAS. JÁ PENSOU UM HOMEM DESSE GOVERNANDO O MUNICÍPIO. DEUS SABE O QUE FAZ.

Unknown disse...

CARO BLOGUEIRO VOCÊ ESTAR MUITO EQUIVOCADO PELA POSIÇÃO DA OPOSIÇÃO EM COCAL, É DE CONSENSO QUE SE O EX-PREFEITO MONÇÃO PUDER SER CANDIDATO TODOS ABREM EM SEU NOME, MAIS SE ELE NÃO PUDER SAIR CANDIDATO O CANDIDATO JA É DE CONSENSO QUE SERÁ O EX-VEREADOR GILSON DA SERRARIA-PMDB E O VICE SERÁ INDICADO PELO EX-PREFEITO MONÇÃO, ENTÃO CARO BLOGUEIRO SE HA UMA BAIXA É NO GRUPO POLITICO DO PREFEITO RUBENS VIEIRA, QUE O GRUPO POLITICO DELE PERDEU O PMDB NO QUAL TEM A ATUAL VICE-PREFEITA SANDRA ROSA, ENTÃO PROCURE SE INFORMAR MELHOR!

Antonio Lucas disse...

Alem de 120 horas era vereador e presidente da Câmara Municipal é mole ou quer mais, imagine uma pessoa dessa sendo prefeito KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, hoje a oposição são os que faliram a prefeitura e os que ajudaram falir agora vem pousar de coitadinhos.