terça-feira, 11 de outubro de 2016

PREOCUPAÇÃO

Seca poderá deixar a cidade de Caxingó sem água nos próximos meses
O rio, que agora está praticamente seco, atrai olhares preocupados da população caxingoense.

Morador de Caxingó no meio do rio Longá que deveria está coberto de água.
O Rio Longá que abastece a cidade de Caxingó e alguns povoados está com o nível cada vez mais critico. O presidente da Associação dos Moradores, órgão responsável pelo abastecimento de água na cidade Denis Almeida, alerta que se não tiver chuvas significativas até dezembro, à população poderá ficar sem água. O pior é que não há previsão de chuva para a região.


O rio, que agora está praticamente seco, atrai olhares preocupados da população. “É triste de ver. Pra quem já viu esse rio como era antes, há 20 anos. Uma situação dessa aí é calamidade”, disse o aposentado Raimundo Caetano.

O rio está seco em vários locais.
O restante de água que sobrou no rio não é somente usada para o abastecimento dos moradores, ao mesmo tempo, alguns agricultores utilizam enormes bombas para puxar água e irrigar vários hectares com suas plantações de arroz. Em alguns trechos é possível ver o desperdício desta água, que escoa das plantações.

Plantações de arroz nas laterais do rio. A pouca água que existe vem sendo utilizada para irrigar esses campos.
Hoje os moradores de Caxingó consomem água de um “buraco” que restou na imensidão quilométrica do rio praticamente seco. A nossa reportagem entrou em contato com a superintendência de Recursos Hídricos da SEMAR, e aguarda um retorno da entidade para uma possível avaliação da área.


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Portal Tribuna do Norte

Nenhum comentário: