quarta-feira, 5 de abril de 2017

MUDANÇA

W. Dias deverá substituir atual secretário de Saúde por ex-prefeito Florentino Neto
O substituto de Francisco Costa deverá ser mesmo o ex-prefeito de Parnaíba, que também é ligado ao deputado federal Assis Carvalho.

Está decidido: o governador Wellington Dias vai substituir o secretário de Saúde do Estado, Francisco Costa, provavelmente na próxima semana, segundo fonte muito próxima do governador. Aproveitará para apresentar Jôve Oliveira, como nova presidente da Fundação Antares e sinaliza que fará mais mudanças na sua equipe. O substituto de Costa deverá ser mesmo o ex-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, que também é ligado ao deputado federal Assis Carvalho.

Governador Wellington Dias (Foto: Lucas Dias/GP1)
Importantes auxiliares do governador entendem que a medida é acertada porque a campanha "fica Francisco", feita supostamente com a anuência do secretário, para permanecer no cargo, criou um mal estar no Governo, principalmente junto a aliados, que viram no movimento uma espécie de desobediência do auxiliar, deixando Wellington numa situação delicada politicamente. “O governador não tem outra saída para mostrar quem manda", comentou um deles pedindo omissão de seu nome.

Ex-prefeito Florentino Neto (Foto: Lucas Dias/GP1)
"Foi a campanha"

Conversei demoradamente ontem com um dos auxiliares mais próximos de Wellington Dias e perguntei o que levou o governador a decidir pela substituição do secretário de Saúde. A reposta veio rápida: "foi a campanha fica Francisco".

Questão política

Claro que não foi só isso. Existe a questão política, pois a permanência do secretário provocou um ferimento relativamente grave na relação do governador com o senador Ciro Nogueira. Nomeando Florentino Neto para a saúde, político ligado a Assis Carvalho, Wellington deixa a secretaria com o PT, mas coloca no lugar um amigo pessoal de Ciro.

Engenharia política

A nomeação de Florentino para a Secretaria de Saúde pode não agradar aos mais radicais do PT, mas deixa esses setores sem argumento para dizer que a substituição é um prejuízo para o partido, afinal de contas Florentino é filiado à agremiação de Wellington.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Feitosa Costa (GP1)

Nenhum comentário: