sexta-feira, 29 de setembro de 2023

RAPIDINHAS

 

Voltamos!

Estamos de volta nesta que é a última sexta-feira do mês de setembro (29/09) no Boca do Povo, com as últimas RAPIDINHAS de Buriti dos Lopes e cidades vizinhas. Tem sempre uma novidade pra contar pra vocês. Fato ou boato? Saberemos dia após dia na medida em que o cenário vai se desenhando. Agora curta nossas notícias curtinhas. Há, e se pegar ar é pior!

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

GIRO POR BURITI DOS LOPES

Sumiram

Por onde anda os pré-candidatos oposicionistas do município? Essa tem sido a pergunta que muitas pessoas vêm fazendo nos últimos dias. Os dois principais nomes simplesmente sumiram.

Ausentes da rede

Até mesmo das redes sociais ao qual vinham mantendo publicações quase que diárias, tanto Bernildo “Jacaré” Val como Jaqueline do Batista da Loja tem se ausentado.

Desânimo

Não se sabe até o momento se seria estratégia ou desânimo após o resultado pífio de ambos na última pesquisa divulgada sobre as eleições municipais.

Sumido

Quem também sumiu foi o vereador Juscelino “tubarão-martelo” Val. Esse não tem sido visto e nem feito zoada ultimamente. Dizem que a “deprê” bateu. Será?

Imparável

Enquanto isso, a líder na pesquisa, secretária de Infraestrutura e vereadora licenciada, Laura Rosa, segue no “campo” e divulgando sua pré-candidatura. A mulher está imparável.

Presente nos eventos

Laura Rosa tem sido figura presente nos últimos eventos do município ao lado do prefeito Júnior Percy e tem procurado cada vez mais dialogar com aliados da base governista.

Dialogando

A pré-candidata também tem continuado suas andanças pela zona rural dialogando com populares e lideranças. Laura tem rodado os quatro cantos do município.

Tá no páreo

Um aliado próximo do ex-prefeito Bernildo “Jacaré” Val nos enviou algumas informações que dão a entender que o pré-candidato ainda não jogou a toalha e continua no páreo.

Sem pressa

De acordo com o aliado, Bernildo tem afirmado que não se deve definir candidato por pesquisas. O ex-prefeito defende que as decisões devam ser debatidas oficialmente a partir de março do ano que vem.

Afobados

Bernildo avalia que tem observado diálogos frouxos e muita gente “afobada”, diante de acordos que, em sua maioria, não deverão se concretizar. “Tem gente atropelando as ordens das coisas”, diz ele.

Correção de rota

Para o Jacaré, neste momento, as pesquisas devem ser usadas apenas para corrigir erros, mas não como pilar para acertar agora o nome que deve ser lançado como candidato a prefeito pela oposição. Bernildo diz que tem muitas águas para rolar.

Situação difícil

Oposição já admite que é muito difícil vencer o nome que será lançado pelo prefeito Júnior Percy. Um político oposicionista admitiu para este blogueiro, que, "será muito difícil a oposição vencer as eleições do ano que vem".

Rejeição

Político ligado a oposição, e informante desta coluna admite que os dois nomes apresentados até agora não assustam a base governista. E diz mais: “a rejeição de ambos vai pesar muito. O povo não engole esses nomes”.

Arma da situação

Para o nosso informante, quando cola o nome de Jaqueline ao do seu esposo Batista da Loja, sua rejeição dispara e essa deverá ser uma grande arma que os governistas usarão caso ela venha a ser candidata.

O carvão

Batizado por alguns populares como “carvão”, Batista da Loja, esposo da pré-candidata Jaqueline estaria sujando e queimando o nome da vereadora.

Acusações

Já o ex-prefeito Bernildo Val, pesa contra ele diversas acusações de crimes cometidos durante sua gestão, além da forma como tratava as pessoas que lhe procuravam quando era prefeito.

Nome novo

Na avaliação do nosso informante, a oposição buritiense precisa lançar um nome novo, técnico, bem visto pela população, além de uma indiscutível capacidade de dialogar. Caso contrário, vão caminhar para uma nova derrota.

Perdendo prestígio

Ao que tudo indica, o prestígio de Bernildo no governo do estado está caindo. Segundo informações, os dois prestadores de serviços da Agespisa lotados em Coroa de São Remigio indicados pelo ex-prefeito foram pra rua.

Jacaré perdendo pra Borboleta

A informação que temos é que um novo prestador de serviço que seria indicado pela vereadora Jaqueline do Batista da Loja assumiu o lugar dos indicados do Jacaré no povoado.

Trouxe de fora

E ao que parece, o indicado da mulher do Batista da Loja seria morador do povoado Salgado. Se for verdade, prova que a vereadora não valoriza os moradores da Coroa, já que foi buscar um prestador de serviço em outra comunidade, mesmo ciente que no local existem muitos precisando trabalhar.

Disputa por cargos

Esse embate seria uma demonstração de que Jaqueline do Batista da Loja está correndo e tentando tomar o espaço de Bernildo “Jacaré” Val no governo do estado. “Abre os olhos Jacaré”.

Olha a rasteira

Bernildo já sabe que nos bastidores estão tentando lhe passar uma rasteira e já anda de orelha em pé com a vereadora e pré-candidata do Batista da Loja.

Se abrir, adeus Jacaré

O ex-prefeito também está ciente de que se abrir mão de sua pré-candidatura para Jaqueline, perderá de vez seu capital eleitoral, decretando assim, o fim da “jacarezada” na política buritiense.

Domingo tem eleição

A eleição para conselheiros tutelares acontece neste domingo (1º) em todo país. Em Buriti dos Lopes, 19 candidatos disputam 5 vagas de titulares.

Eleição agitada

Uma movimentação intensa, principalmente nas redes sociais tem acontecido nos últimos dias. Informações dão conta que políticos de situação e de oposição entraram na briga pedindo votos.

Os dois lados na briga

Os dois lados sugerem que eleitores votem em quem esteja alinhado com as posições políticas de cada grupo. Pelo jeito, a disputa eleitoral do ano que vem chegou na eleição do Conselho.

GIRO PELA REGIÃO

Caxingó I

O vereador Pedro Brito disse não ao ex-prefeito Dr. Washington. De acordo com relatos, o Doutor teria tentado convencer o parlamentar a ser seu vice na eleição do ano que vem.

Caxingó II

Ao que tudo indica, Pedro Brito ainda não engoliu a trairagem que lhe fizeram. A oposição fez Pedro romper com o atual prefeito, prometendo-lhe a vaga de prefeito pelo grupo.

Caxingó III

Só que, depois que rompeu com o prefeito Magnum Cardoso e voltou para o grupo ao qual foi eleito vereador, Pedro levou um “canto de carreta” do grupo oposicionista.

Caxingó IV

Na verdade, o que o grupo queria mesmo era só tirar o vereador da base governista, pois, nunca se cogitou sua candidatura a prefeito por lá. Era tudo enganação e Pedro Brito caiu bonitinho na cilada armada.

Caxingó V

Comentários que rondam em Caxingó é que Pedro Brito estaria disposto a ser candidato a vice do sindicalista Gil Rodrigues, como forma de vingança ao grupo de oposição.

Caxingó VI

Desta forma, Caxingó teria três grupos na disputa majoritária ano que vem. O atual prefeito Magnum que busca a reeleição, o candidato da oposição e a terceira via formada por Gil e Pedro.

Caxingó VII

Enquanto isso, o prefeito Magnum Cardoso assiste tudo de camarote. Com um grupo consolidado e focado em administrar, Magnum tem procurado se distanciar das polêmicas oposicionista.

Caxingó VIII

O prefeito Magnum costuma dizer: “vamos cuidar de trabalhar pelo município e deixem que eles resolvam o balaio de gato deles, nosso foco é o trabalho”.

Caxingó IX

Magnum Cardoso está otimista com relação à eleição de 2024. O prefeito acredita que seu grupo conseguirá eleger pelo menos 5 vereadores, formando maioria na Câmara.

Caraúbas do Piauí I

“Boa gestão do prefeito Caburé o ajudará a fazer seu sucessor”. Foi essa a frase que ouvimos nesta semana de um político da região ao ser indagado por este blogueiro sobre o quadro político no município.

Caraúbas do Piauí II

“Ninguém pode negar ao prefeito Caburé uma enorme capacidade de costuras políticas, que nenhum outro político do município sabe fazer no momento, esse poder de articulação fará com que ele segure seu grupo na hora de apontar seu candidato”, disse o político.

Caraúbas do Piauí III

“Caburé sabe que não é só lançar um candidato. É lançar e eleger. E não só eleger. É eleger e ter no eleito ou na eleita alguém com a certeza de que não lhe dará as costas, um pontapé um dia depois da posse”, finalizou o político.

Cocal I

Disposto a não disputar a reeleição do próximo ano e apoiar o nome de Carlim Vieira, o prefeito Nonatinho precisa ter ao seu lado o maior número de aliados defendendo a sua gestão, seja na Câmara, seja nas regiões rurais. Fato que não vem acontecendo.

Cocal II

A oposição, por outro lado, tem que buscar unidade e destacar pontos falhos da administração de Nonatinho, que não são poucos, além de cobrar melhorias e demarcar espaço, visando a eleição do ano que vem.

Cocal III

Faltando pouco mais de um ano para a eleição do próximo ano, a principal oposição, que conta com o nome de Dr. Cristiano tem que procurar união e partir para o ataque, já que existe muitas falhas na atual gestão.

Cocal IV

O desgaste do prefeito Nonatinho tem feito muita gente se afastar do grupo governista. Sua rejeição só aumenta e já começa a respingar no pré-candidato Carlim Vieira. “Quem tem gostado é o médico Dr. Cristiano”.

Cocal V

Até mesmo os aliados governistas pouco tem se empenhado em defesa do atual prefeito e já começam a se distanciar do mesmo, temendo que a rejeição de sua gestão respingue neles. Nonatinho deverá ficar de fora do palanque governista.

Cocal VI

Umas férias longa para o atual prefeito não estaria fora de cogitação pela base governista. Tudo para deixar Nonatinho longe da campanha eleitoral.

Cocal VII

Uma enquete deverá ser feita em breve para medir quem foi o pior prefeito de Cocal nos últimos anos. Nonatinho, Monção ou Fernandinho?

Murici dos Portelas I

O sindicalista Zé do Carrapo, esteve nesta semana em Teresina cumprindo agenda com políticos aliados do PT e reforçando apoio a sua pré-candidatura a prefeito ano que vem no município.

Murici dos Portelas II

As informações que chegam é que município vive um caos administrativo cada vez pior e tanto a zona urbana como a rural já sentem o reflexo do abandono da gestão da prefeita Chaguinha da Saúde.

Parnaíba I

Gracinha Mão Santa vai às ruas e pergunta se uma admiradora votaria em Valdeci Cavalcante. O encontro de Gracinha com a admiradora foi gravado e alguns parnaibanos espalharam que ela estaria pedindo votos para Valdeci.

Parnaíba II

A ida às ruas da cidade de Gracinha Mão Santa levando essa pergunta para seus simpatizantes pareceu uma ação organizada porque aconteceu logo depois de Valdeci voltar atrás e afirmar que topa uma candidatura a prefeito.

Parnaíba III

"Se Mão Santa e os parnaibanos precisarem de mim não vou lhes virar as costas". A frase acima é do empresário Valdeci Cavalcante, vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio, ao admitir uma candidatura a prefeito de sua terra.

Parnaíba IV

Logo depois de colocar seu nome à disposição de Mão Santa para disputar a eleição, Valdeci passou a falar de projetos para engrandecer o município, que na sua opinião pode ser transformado num "vale do silício".

Parnaíba V

PSD insiste e não abre mão da candidatura do vereador Ricardo Veras a prefeito. “Candidatura certa mesmo é a do PSD com Ricardo Veras, essa já está certa. Eu sou o presidente da sigla Municipal e já afirmamos com a Direção Estadual”, cravou Magno Brandão.

Cajueiro da Praia I

O prefeito Felipe Ribeiro, muito provavelmente por questões políticas, se recusa a doar um terreno para que a Confederação Nacional do Comércio construa um Centro de Gastronomia no município.

Cajueiro da Praia II

O Centro serviria para a formação de profissionais para atuação na área onde o turismo é forte e os restaurantes precisam de pessoal especializado.

Cajueiro da Praia III

A atitude do prefeito Felipe Ribeiro, de não doar o terreno, pegou muito mal nos círculos mais bem informados de toda a região litorânea.

Luís Correia

Quando soube que o prefeito de Cajueiro da Praia se negara a doar o terreno no município, a prefeita Maninha Fontenele, se apressou a oferecer uma área para a construção do Centro.

Eleição do Conselho Tutelar

19 candidatos concorrem às 5 vagas de membros titulares para o quadriênio 2024/2028 em Buriti dos Lopes. Poderão participar da votação qualquer cidadão maior de 16 anos, eleitor do município. Os interessados devem comparecer ao local referente às suas respectivas seções eleitorais portando título de eleitor e um documento de identificação oficial com foto. O voto é facultativo.

Continue aqui...

Continuamos de olho em tudo que acontece em Buriti dos Lopes, cidades vizinhas e na internet. Continue acessando as novidades do blog diariamente... voltaremos em breve.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Com informações no Giro pela Região de Feitosa Costa

Nenhum comentário: