sexta-feira, 15 de setembro de 2023

RAPIDINHAS

 

Voltamos!

Estamos de volta nesta sexta-feira (15/09) no Boca do Povo, com as últimas RAPIDINHAS de Buriti dos Lopes e cidades vizinhas. Tem sempre uma novidade pra contar a vocês. Fato ou boato? Saberemos dia após dia na medida em que o cenário vai se desenhando. Agora curta nossas notícias curtinhas. Há, e se pegar ar é pior!

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

GIRO POR BURITI DOS LOPES

Repercussão

Foi grande a repercussão na cidade e principalmente nas redes sociais da pesquisa divulgada nesta semana em primeira mão pelo Portal Boca do Povo em que aponta uma larga vantagem do grupo do prefeito Júnior Percy visando as eleições municipais do ano que vem.

Caiu nas redes sociais

Assim que saiu o resultado, iniciaram as publicações nas redes sociais com centenas de postagem em favor da líder da pesquisa, Laura Rosa, vereadora licenciada e atual secretária de Infraestrutura.

A força do “aquário” na rede

A repercussão positiva nas redes sociais mostra o poderio de divulgação que tem o grupo do prefeito Júnior Percy e que quando entra em ação, domina as plataformas digitais imediatamente, sem que a oposição consiga reagir.

Laura Rosa na liderança

A pesquisa realizada pelo Instituto Consulte, aponta que se a eleição fosse hoje, a secretária de Infraestrutura, Laura Rosa seria eleita prefeita do município com uma larga vantagem contra os dois pré-candidatos, Bernildo Val e Jaqueline do Batista da Loja.

Vai crescer mais

Para um analista político ouvido por nossa reportagem, a tendência é de crescimento do nome de Laura Rosa nos próximos meses. Até porque, o prefeito ainda não divulgou oficialmente seu nome.

Quando anunciar estoura

Então, ele acredita que no momento que Júnior Percy anunciar o nome de Laura à sua sucessão e cair no campo, a tendência é de grande crescimento.

Prefeito aprovado

Vale lembrar também que o prefeito Júnior Percy tem um índice altíssimo de aprovação de sua administração, então, o crescimento do nome que ele vier a apoiar será natural.

Acelera Buriti

Outro fato que deve fazer com que o nome apoiado pelo prefeito municipal cresça é o programa de obras e investimentos “Acelera Buriti” que caiu no gosto popular.

Vai respingar positivo

Na medida que as obras vão sendo iniciadas e executadas, a tendência é que a aceitação da gestão municipal cresça e consequentemente, essa aprovação respingue positivamente no nome apoiado pelo prefeito.

O tubarão sentiu

Quem não gostou dos números foi o vereador Juscelino “tubarão-martelo” Val, que viu que suas gritarias sem nexo na Câmara Municipal não estão surtindo efeito.

Falando para sua bolha

Tubarão-martelo já prevendo que o nome ligado ao prefeito estaria na liderança, antes mesmo da divulgação já foi para as redes sociais tentar desmerecer a pesquisa e assim alimentar a “bolha” de internautas que lhe seguem.

Chororô

A dupla de vereadores “Coxinha e Doquinha” também usou as redes sociais com seus chororôs e textões que diziam nada com nada e coisa com coisa. A choradeira foi grande!

Em silêncio

Já a vereadora Jaqueline do Batista da Loja que até o momento se apresenta como pré-candidata a prefeita, não comentou a pesquisa, mas, botou aliados próximos para irem as redes sociais tentar desviar o foco.

Foi pro chá

Comentários dão conta que a candidata do Batista da Loja sentiu a pressão e foi parar no chá de camomila. A pré-candidata que anda sumida, acreditava que estava melhor na fita. Puro engano.

Comemorou a rejeição

Dos dados divulgados, o único que a vereadora comemorou foi o alto índice de rejeição do Bernildo. Jaqueline acredita que depois dessa pesquisa, o Jacaré jogará a toalha, deixando assim o caminho livre para sua pré-candidatura a prefeita.

O Jacaré sumiu

Quem também não deu um pio foi o também pré-candidato a prefeito, Bernildo “Jacaré” Val. Esse só lidera mesmo o quadro de rejeição. A pesquisa caiu como um balde de água fria no ninho do jacaré.

Sem ânimo

Um aliado de Bernildo nos falou que o ex-prefeito caminhava para continuar líder da oposição. Mas, aliados estão preocupados com a falta de ânimo do político.

Sem reação

Nas eleições de 2016 e 2020 ele ficou em segundo lugar, o que o credenciava na luta novamente. Só que o grupo oposicionista anda muito preocupado, já que Bernildo não mostra reação de um digno pré-candidato.

Por onde andas Jacaré?

Os aliados dizem que ele sumiu nos últimos dias e o ânimo não é mais o mesmo de semanas atrás. O que esse aliado argumenta, é que não basta apenas dizer que é pré-candidato, é preciso ação, o que vem faltando da parte de Bernildo neste momento.

Debandada

A oposição vem batendo cabeça e já vem sofrendo as consequências: os ex-vereadores Bené Ibiapina e Odemil Val foram os primeiros a abandonarem o barco oposicionista. Outras lideranças seguiram ou estão seguindo o mesmo caminho.

Já quer cair fora também

A probabilidade é que um vereador da oposição reme para junto do prefeito Júnior Percy e enfraqueça ainda mais a oposição. As conversas estão acontecendo.

Sem controle

Uma parte do grupo já exige mudança de estratégia e que seja logo definido um nome único de pré-candidatura pela oposição. Já que quanto mais indefinições, mais gente pula fora do barco, que sem controle, não passa segurança e ninguém quer “morrer afogado”.

Agora não...

Mesmo se desistir de sua pré-candidatura, o ex-prefeito Bernildo não pretende declarar apoio a Jaqueline do Batista da Loja neste momento. O Jacaré deverá fazer uma viagem antes para avaliar a situação.

Não confia

Bernildo Val sabe que terá problemas se declarar apoio a vereadora, e pesa ainda o fato dele não confiar no Batista da Loja, esposo de Jaqueline.

Água e óleo

Os comentários na cidade é que a ex-vereadora Iranildes Braga e a pré-candidata a prefeita Jaqueline do Batista da Loja são como água e óleo. Não tem como se misturar.

Para onde vai?

Dito isto, a pergunta que não quer calar: caso a esposa do Batista da Loja venha a ser a candidata da oposição, qual será o destino de Iranildes Braga? Façam suas apostas.

Foto pesada

Uma foto que ganhou repercussão esses dias foi a da líder na pesquisa, secretária Laura Rosa, ao lado da secretária de Assistência Social, Ana Lúcia Tavares e do secretário de Cultura, Roberto da Coroa. Ao que tudo indica, ambos estão fechados com Laura.

GIRO PELA REGIÃO

Caxingó I

Mais queimado que carvão agora está o vereador Pedro Brito depois que resolveu desligar à água do posto de saúde de sua comunidade. A decisão ditatorial do parlamentar foi mal vista pelos moradores da região.

Caxingó II

Com a decisão que só prejudica a população do seu município, a expectativa é que o vereador venha a perder muitos votos naquela comunidade nas eleições do ano que vem.

Caxingó III

O meio político caxingoense “está cheio” que o ex-prefeito Dr. Washington estaria disposto a desistir da pré-candidatura a prefeito abrindo caminho para o cunhado e atual vereador Renato Filho.

Caxingó IV

E Renato Filho, em troca, lhe apoiaria para vereador, incondicionalmente. Mas, quem não vai gostar dessa candidatura é o vereador Geovane Calafate que seria o grande prejudicado, já que muitos de seus eleitores são ligados diretamente ao Doutor.

Caxingó V

Já o sindicalista Gil Rodrigues que não decide o que quer na política, volta e outra muda o discurso, uma hora é pré-candidato a prefeito, outra é pré-candidato a vereador e já falou até em pré-candidatura a vice-prefeito.

Caxingó VI

A estratégia de Gil seria levar sua pré-candidatura até o limite para "vender" cara a desistência de uma pré-candidatura ao executivo, na avaliação de políticos que acompanham os bastidores. Uma coisa é certa: para prefeito ele não emplaca.

Caxingó VII

É muito provável que o presidente da Câmara, Carlinho Maricota esteja procurando alternativas para sua pré-candidatura. Quase todos os apoiadores do vereador já avisaram que estão firmes com o Magnum Cardoso.

Caxingó VIII

Falando em Magnum Cardoso, esse segue com sua rotina de buscar investimentos para o município e se reuniu nesta semana com o deputado estadual Firmino Paulo em Teresina.

Caxingó IX

A expectativa é que em breve seja anunciados novos investimentos de interesse da população caxingoense em parceria com o deputado Firmino. A aliança do prefeito e parlamentar parece vingar.

Murici dos Portelas I

O sindicalista Zé do Carrapo deverá ser o candidato do Governo do Estado no município. Como Zé é um petista antigo e o partido pretende ter candidato por lá, seu nome é o que tem largado na frente.

Murici dos Portelas II

Quem não deve disputar a reeleição é a atual prefeita Chaguinha da Saúde (PSD). Considerada a maior decepção da política naquele município desde sua emancipação. A mulher será uma péssima “companhia” em qualquer palanque que seja ano que vem.

Caraúbas do Piauí I

Outro município que o Palácio de Karnak irá arregaçar as mangas para manter o PT na Prefeitura é Caraúbas. Governado há quase 7 anos pelo Partido dos Trabalhadores, a tendência é que o partido continue no comando do município.

Caraúbas do Piauí II

Com uma administração bem avaliada pela população, o prefeito Caburé (PT) caminha a passos largos para eleger seu sucessor, além do fato de que a oposição anda bastante enfraquecida.

Cocal I

Prefeito queimado. É assim que vem sendo chamado o prefeito Nonatinho do Sindicato. O homem humilde que era a esperança da continuidade do grande trabalho do ex-prefeito Rubens Vieira, fracassou e se queimou.

Cocal II

De acordo com relatos de moradores do município, é alto o índice de rejeição do atual prefeito, que segundo nossas fontes, não está fazendo o papel de gestor que era ao menos prosseguir com as obras deixada pelo antecessor Rubens.

Cocal III

Informações que chegam da cidade é que as obras que Rubens Vieira deixou, Nonatinho abandonou todas. E mais, na atual gestão, não foi feita uma obra relevante e até os salários dos aliados vêm sendo atrasados, o que tem feito muitos debandarem para a oposição.

Cocal IV

Sabendo da rejeição do atual prefeito o do desastre administrativo que ele vem sendo, o pré-candidato Dr. Cristiano deverá colar a imagem do pré-candidato da base governista Carlim Vieira na de Nonatinho.

Cocal V

Prevendo o crescimento da pré-candidatura do médico Dr. Cristiano, o deputado Rubens Vieira reuniu no último sábado, vereadores, suplentes e liderança para fortalecer o nome de seu irmão Carlim Vieira que deverá sair como candidato a prefeito pelo grupo ano que vem.

Luís Correia

Encontro na vice-governadoria selou acordo que uniu lideranças políticas da cidade, para as eleições ano que vem. Os ex-prefeitos Kim do Caranguejo, Toinzinho e Luís Pedrosa, além do ex-vereador Rafael Silva são as opções de candidatura majoritária. Pesquisas indicarão o candidato a prefeito. O grupo conta com apoio do vice-governador Themístocles Filho e do PSD.

Parnaíba I

O governador Rafael Fonteles conversou com os deputados Florentino Neto (PT) e Dr. Hélio Oliveira (MDB) sobre a sucessão municipal e avançou na construção de palanque único dos governistas na segunda maior cidade do Piauí.

Parnaíba II

Dr. Hélio e Florentino são pré-candidatos a prefeito, mas sabem que as chances de vitória são maiores com MDB e PT juntos e atraindo ainda as forças governistas que atuam na cidade. O acordo está feito, só falta definir quem será o candidato.

Parnaíba III

Com a tendência de apoio do governador à um desses dois nomes, resta saber se o jornalista Hilder Monção e o deputado estadual Rubens Vieira, continuarão com sua pré-candidaturas a prefeito, já que ambos são aliados do Karnak.

Parnaíba IV

Em conversa com o deputado federal e presidente do PSD no Piauí, Júlio César, Ricardo Veras avançou nos entendimentos para fortalecer a pré-candidatura da legenda à prefeitura. Ricardo é o pré-candidato e participou do encontro com o dirigente estadual do PSD na companhia do presidente municipal, Magno Brandão, e do o ex-vereador Batista Veras.

Piauí

Governo do Piauí reduz em 10% gratificação de servidores da saúde para 'garantir equilíbrio financeiro'. De acordo com a Portaria, publicada nesta quinta-feira (14), a redução será até dezembro de 2023. Argumentando necessidade de assegurar o equilíbrio econômico-financeiro, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) reduziu temporariamente o valor da Gratificação de Incentivo a Melhoria da Assistência à Saúde (GIMAS) para os servidores da área. A decisão foi publicada em Diário Oficial.

Imagem extraída do Jornal Piauí

Continue aqui...

Continuamos de olho em tudo que acontece em Buriti dos Lopes, cidades vizinhas e na internet. Continue acessando as novidades do blog diariamente... voltaremos em breve.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: