sexta-feira, 30 de agosto de 2024

RAPIDINHAS

 

Voltamos!

Estamos de volta nesta última sexta-feira do mês de agosto (30/08) no Boca do Povo com as últimas RAPIDINHAS de Buriti dos Lopes, Caxingó, Caraúbas, Murici dos Portelas, Bom Princípio, Cocal e Parnaíba. Tem sempre uma novidade pra contar a vocês. Fato ou boato? Saberemos dia após dia na medida em que o cenário vai se desenhando. Agora curta nossas notícias curtinhas. Há, e se pegar ar é pior!

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

GIRO POR BURITI DOS LOPES

Não colou

Pesquisas eleitorais realizadas no começo do ano sob encomenda do PT e da oposição, cuidavam de colocar a candidata Jaqueline do Batista da Loja (PT) colada no presidente Lula e governador Rafael Fonteles.

De nada adiantou

O levantamento chegava ao eleitor com a capciosa pergunta sobre se o entrevistado votaria “com apoio” de Lula e de Rafael em Jaqueline, mas, não adiantou nada. A candidata não alavancou.

Sumiram

Essa pergunta sumiu dos questionários de pesquisas pró-Jaqueline, já que a influência de Lula e Rafael não chega nem aos pés do apoio de Júnior Percy a candidata governista Laura Rosa (PP).

A força do prefeito

Quando perguntavam: você votaria em Jaqueline com apoio de Lula e Rafael ou em Laura Rosa com apoio de Júnior Percy. Em todas as pesquisas, Laura vence sua adversária de “lavagem”.

Deferida

A candidata a prefeita Laura Rosa teve sua candidatura deferida pela Justiça Eleitoral. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (29) pelo juiz Arilton Rosal Falcão Júnior, responsável pela eleição buritiense.

Também

No mesmo dia, a Justiça Eleitoral também deferiu a candidatura de Jaqueline Brito a prefeita. Deixando assim, as duas candidatas aptas para disputar as eleições de 06 de outubro.

Muito estranho

A calmaria que tem sido desde o início da campanha eleitoral tem deixando muita gente na cidade de orelha em pé, e se perguntando: o que está acontecendo?

Tranquilidade

Nada de embates ou discursões acaloradas. Enquanto a corrida eleitoral é extremamente acirrada em alguns municípios da região da planície litorânea, por aqui, o clima tá tranquilo.

Nada de embate

Essa é a situação vivida no momento no município que tem dois grupos que até pouco tempo costumavam grandes embates nas eleições, tanto municipal como estadual.

Observação

“A gente tem observado essa calmaria, para a nossa surpresa, achávamos que os ânimos estariam mais exaltados. Isso não é normal”, observa um eleitor que falou com o Blog

Nada de zoada

A verdade é que a cidade está calma e pacífica por enquanto, não tem foguetes, não tem aquelas coisas de outros anos. Aquela pressão toda da pré-campanha, não tá existindo, sumiu.

Nem nas redes sociais

Até as discursões ferrenhas que existiam nas redes sociais sumiram com o início da campanha. A oposição até ensaiou umas jogadas de baixo nível, mas, cessaram com o passar dos dias.

Eleição decidida?

Uma pessoa da oposição que falou com o Blog disse que essa calmaria é porque não tem muito o que fazer, já que a eleição para prefeita já estaria quase definida com vitória da candidata governista.

Seria estratégia?

Já uma pessoa da base governista, nos disse que essa tranquilidade, pode ser uma estratégia eleitoral da oposição para que o pleito seja menos intenso e um lado achar que já tá ganho e se acomodar.

A ver o que vai acontecer

Vamos aguardar se com a proximidade do pleito, o clima começa a esquentar, já que por enquanto, as duas coligações estão levando a campanha no “banho-maria”.

Trampolim I

Depois de ter usado a suplente de vereadora Iranildes Braga (PSD) como trampolim para conseguir uma vaga na Câmara Municipal em 2020, o mesmo vereador encontrou outro para usar nesta eleição.

Trampolim II

Usado como trampolim pelo “vereador espertão”, Zé Filho da Coroa (PSB) ver sua candidatura ameaçada com o passar dos dias. Até mesmo seus colegas já debocham que a “porca já comeu”.

Caiu na lábia

A experiência que viveu em 2020 com sua colega de coligação, não fora suficiente para evitar que Zé Filho caísse na mesma armadilha nas eleições deste ano. Agora, já era, é um caminho sem volta.

Só aparecer no zap

Escondido da campanha da esposa, o empresário Batista da Loja tem se reservado a defender a candidatura de Jaqueline apenas em grupos de WhatsApp.

Seria ela?

Mas quando é provocado para um embate mais acalorado, ele some. Alguns acreditam que seja a própria candidata que vez e outra usa o zap do marido para dar algumas pitadas nos grupos de Whats.

GIRO PELA REGIÃO

Caxingó I

O prefeito Magnum Cardoso (PP) líder em todas as pesquisas que são realizadas no município e com uma larga vantagem, divulgou sua agenda de campanha até a reta final.

Caxingó II

Estão programadas reuniões em comunidades da zona rural, iniciando em Cajazeiras de Baixo, além de um grande comício na sede do município e uma mega carreata.

Caxingó III

Nesta semana o prefeito Magnum e a vice-prefeita Dra. Jackline ganharam novas adesões que foram divulgadas nas redes sociais. Os apoios vêm tanto da zona urbana como rural.

Caxingó IV

A animação na militância do grupo de Magnum Cardoso tem sido visível e todos estão confiantes de que a vitória será por uma maioria esmagadora.

Caxingó V

Já do lado da oposição, o desânimo tem sido grande, até mesmo o candidato a vice-prefeito Pedro Brito confidenciou para amigos que vai cuidar da candidatura de sua esposa para vereadora.

Caxingó VI

Pedro Brito não tem visto perspectivas de vitória, e por onde tem passado, tem tomado “porta na cara” quando vai pedir votos para prefeito. O homem anda “morto” de arrependido.

Caxingó VII

Até mesmo um adesivaço que o grupo de oposição realizou no final de semana na sede do município foi um fiasco, juntando apenas “meia dúzia de gatos pingados” que logo se dispersaram.

Caxingó VIII

Soubemos que a residência do candidato a prefeito Dr. Washington (PSD) na cidade tem sido mantida fechada com frequência. Pelo jeito, o Doutor não quer ninguém por lá.

Caxingó IX

O vereador João Miranda pagará um preço alto por ter sido um “Maria vai com as outras” na Câmara Municipal. No município, já estão lhe chamando de “vereador bananeira”.

Caraúbas do Piauí I

O Ministério Público Eleitoral, por meio do seu promotor, Yan Walter Carvalho Cavalcante, se manifestou pelo Deferimento da candidatura de Andressa Leal (PT) ao cargo de prefeita.

Caraúbas do Piauí II

Após a manifestação do MPE, a Justiça Eleitoral deferiu a candidatura de Andressa Leal, nesta quinta (29), deixando a candidata apta para disputar as eleições municipais de 06 de outubro.

Caraúbas do Piauí III

Já o candidato oposicionista Manoel Pacheco (PSD) está em “maus lençóis” e vive a expectativa de ter sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral. O homem consta na lista dos políticos inelegíveis, ou seja, ficha suja.

Caraúbas do Piauí IV

O comentário na cidade é que Pacheco já trabalha o nome do irmão, o vereador Aristides para lhe substituir em caso de impugnação da candidatura. O candidato não pretende arriscar as instâncias superiores e ter que concorrer mais uma vez sob efeito de liminar.

Caraúbas do Piauí V

Está programado para às 19h deste sábado (31), um grande comício na comunidade Rosário, o evento político marcará o pontapé inicial da campanha de Andressa Leal rumo a prefeitura.

Murici dos Portelas I

Ex-prefeita Auridea Santos desiste de candidatura e seu companheiro de chapa será o candidato. O pedido de desistência foi protocolado, no dia 23 de agosto, na 33ª zona eleitoral de Buriti dos Lopes.

Murici dos Portelas II

A informação que circula nos bastidores é que seu vice Das Chagas será o candidato a prefeito pela oposição com o filho da ex-prefeita Decim como candidato a vice-prefeito.

Murici dos Portelas III

Segundo a legislação, a escolha da substituta ou do substituto, bem como o pedido de registro, devem ser feitos até 10 dias contados do fato que deu origem à substituição.

Murici dos Portelas IV

Contudo, a mudança só se efetivará se o novo pedido for apresentado até 20 dias antes do pleito, exceto em caso de falecimento de candidato, quando a alteração poderá ser efetivada após esse prazo.

Murici dos Portelas V

Caso o partido não defina outro nome, o município terá apenas uma candidata Ana Lina (PSD), que já teve a candidatura deferida pela Justiça Eleitoral. A conferir o andamento.

Bom Princípio do Piauí I

O grupo do prefeito Lucas Moraes (MDB) que busca a reeleição, pretende realizar neste sábado (31/08) o maior adesivaço da história de Bom Princípio.

Bom Princípio do Piauí II

Neste mesmo dia, será realizada a inauguração do comitê da campanha, e uma grande carreata pelas principais ruas da cidade. A expectativa é de que um grande número de simpatizantes compareça.

Bom Princípio do Piauí III

O prefeito Lucas Moraes teve sua candidatura deferida pela Justiça Eleitoral na tarde desta quinta-feira (29) e agora está apto para disputar as eleições de 06 de outubro.

Bom Princípio do Piauí IV

Já seu adversário, o ex-prefeito Apolinário Costa (PSB), continua aguardando julgamento, já que a coligação de Lucas Moraes entrou com um pedido de impugnação de sua candidatura.

Cocal I

Pesquisa divulgada pelo grupo do prefeito Dr. Douglas (PT) levantou suspeita de adversários. O levantamento divulgado no domingo passado trouxe números que não condizem com a realidade.

Cocal II

Simpatizantes do oposicionista Dr. Cristiano (Republicanos), por exemplo, dizem que a “encomenda” foi feita na tentativa de confundir o eleitor, pois se trata de algo “arranjado” e afirmam que Dr. Douglas só fica em primeiro lugar na sua própria pesquisa.

Cocal III

Um fato que pode gerar suspeitas é que a pesquisa divulgada pelo grupo de Dr. Douglas foi registrada dia 19/08 e foi realizada entre os dias 23 e 24/08, ou seja, 4 dias depois. Esse tipo de situação é muito difícil de ocorrer. A não ser, que eles já sabiam o resultado antes da realização do levantamento.

Cocal IV

Outra suspeita começa quando se constata que os mesmos nomes e razões sociais aparecem como contratada, contratante e pagante pelo trabalho: I. M. Mendonça. Muito estranho e suspeito.

Cocal V

Mudando de assunto, uma bomba está prestes a explodir no município e deverá sacudir a política cocalense. O assunto cabuloso e assustador deverá vir à tona nesses dias.

Cocal VI

Não vai restar ‘pedra sobre pedra’ e o escândalo pode mudar todo o cenário político e eleitoral do município. A bomba deverá ganhar repercussão até mesmo em rede nacional. Agora, aguardar pra ver.

Cocal VII

Juiz federal condena ex-prefeito José Maria Monção a mais de três anos de prisão. Segundo denúncia do Ministério Público, Monção autorizou dois empenhos para pagar uma nota fiscal.

Cocal VIII

Monção que ficou famoso nacionalmente ao dizer em discurso, “que roubou, mas roubou menos que o ex-prefeito e agora deputado Rubens Vieira”, hoje são amiguinhos e apoiadores de Dr. Douglas.

Parnaíba I

Tem gente dizendo que, comendo poeira do Novo Francisco, Dr. Hélio pensa em usar uma carta na manga: a desistência de Zé Hamilton da disputa pela prefeitura. A conferir nos próximos 15 dias.

Parnaíba II

Dr. Hélio, candidato do MDB, calcula que uma carreata promovida por sua campanha teve 15 mil veículos no percurso.  Haja quilômetros de ruas para enfiar tantos carros.

Parnaíba III

Em Parnaíba, segundo os registros do IBGE, havia 28.770 automóveis em 2023. As motos e motonetas somavam 62.153. Pelo jeito, a campanha do Hélio soltou uma fake news das grandes.

Piauí

PF investiga desvio de recursos da Lei Aldir Blanc na Secretaria de Cultura do Piauí durante governo Wellington Dias. Nesta quinta-feira (29), a Polícia Federal deu início à Operação Front Stage, voltada para apurar suspeitas de desvios de recursos públicos na Secretaria de Cultura do Piauí. As investigações se concentram nas gestões dos secretários Carlos Anchieta e Fábio Novo, durante os anos de 2020 e 2021, período em que Wellington Dias ocupava o cargo governador do estado.

Continue aqui...

Continuamos de olho em tudo que acontece em Buriti dos Lopes, cidades vizinhas e na internet. Continue acessando as novidades do blog diariamente... Voltaremos em breve.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Com informações no Giro Pela Região do PortalAZ

Nenhum comentário: