quarta-feira, 24 de setembro de 2025

MEIO AMBIENTE

Animais silvestres são reintroduzidos na natureza em Caxingó e Buriti dos Lopes

A Semarh informou que somente neste ano, 102 animais silvestres já foram reabilitados e reintroduzidos na natureza. 

Na segunda-feira (22), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) reintroduziu 26 animais silvestres em áreas de soltura cadastradas nos municípios de Caxingó e Buriti dos Lopes. A ação aconteceu no Dia Nacional de Defesa da Fauna e dentre as espécies reintegradas o veado-catingueiro se destaca.

De acordo com a Semarh, no dia 11 de abril de 2025, o animal foi entregue por um cidadão do Batalhão da Polícia Militar em Parnaíba. Depois de 160 dias de reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da Semarh, o animal que é considerado vulnerável e está sob ameaça de extinção em várias regiões do Brasil, retornou ao habitat natural.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Segundo Danielle Melo, gerente de fauna e proteção animal da Semarh, essa ação de soltura é muito importante, com a anotação da data de entrada do animal. “Cada animal devolvido ao seu ambiente representa uma vitória contra o tráfico e a caça ilegais, crimes que ainda ameaçam gravemente nossa fauna. O veado-catingueiro é um símbolo de resistência e sua reintrodução reforça nosso compromisso em garantir que espécies ameaçadas continuem a habitar o Piauí”, destacou.

A Semarh informou que somente neste ano, 102 animais silvestres já foram reabilitados e reintroduzidos na natureza. Além do veado, animais como chicos-pretos, bigodes-de-coleira, golinhos, pêgas, garibaldis, caburé-de-orelhas, gavião-carijó, tucano-toco, jabuti-tinga e corujas-suindara, foram libertados. 

Conforme o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo, a soltura de animais mostra à sociedade que o poder público atua de forma técnica e responsável. “Também reforça a mensagem de que todos nós temos um papel na defesa da fauna. Denunciar crimes ambientais e apoiar ações de conservação são atitudes que ajudam a proteger o futuro da nossa biodiversidade”, disse.

Edição: REDAÇÃO (Portal Boca do Povo)

Fonte: Viagora / Imagens: Divulgação - Governo do Piauí

Nenhum comentário: