sexta-feira, 3 de outubro de 2025

POLÍCIA

PARNAÍBA - Diarista aproveitava acesso às casas onde trabalhava para cometer os crimes 

Segundo as investigações, a suspeita trabalhava como diarista e aproveitava o acesso às residências para furtar joias e outros objetos de valor. 

Uma mulher foi presa preventivamente na tarde desta quinta-feira (02/10) em Parnaíba, nas proximidades da Lagoa do Bebedouro, durante uma ação da equipe da 2ª Delegacia Especializada em Crimes Patrimoniais. A prisão foi resultado de um mandado expedido pela Central de Inquérito e Audiência de Custódia do Tribunal de Justiça, após denúncias de vítimas.

Segundo as investigações, a suspeita trabalhava como diarista e aproveitava o acesso às residências para furtar joias e outros objetos de valor. Uma das vítimas contou que ela era responsável por preparar as refeições e, em algumas ocasiões, passava roupas, o que facilitava a entrada no quarto e a prática dos furtos.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Durante a abordagem, a mulher confessou os crimes e revelou que vendia as joias para conseguir dinheiro e comprar uma roupa que usaria no casamento do próprio filho. Ao descobrir que estava sendo investigada, fugiu de Parnaíba, passou por outras cidades e chegou a morar em Teresina antes de retornar ao litoral.

Edição: REDAÇÃO (Portal Boca do Povo)

Fonte: Portal Costa Norte

ACIDENTE

Carroceiro morre e familiares ficam feridos em acidente em Bom Princípio do Piauí

Esposa e a filha dele foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. 

Um acidente envolvendo um caminhão e uma carroça deixou uma pessoa morta e duas feridas na noite de quinta-feira (2), na PI-303, zona rural de Bom Princípio do Piauí. De acordo com a Polícia Militar, o carroceiro Genilson Sousa Oliveira, de 30 anos, morreu no local. 

A esposa e a filha dele foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde delas.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

O animal que puxava a carroça também ficou ferido e permaneceu caído na pista. O corpo da vítima foi removido pelo Instituto de Medicina Legal (IML).

O motorista do caminhão prestou socorro e foi conduzido à Central de Flagrantes de Parnaíba para prestar depoimento.

Edição: REDAÇÃO (Portal Boca do Povo)

Fonte: Lupa1

EVENTO

Joaquim Pires recebe a XVI Expoeira de Caprinos e Ovinos com programação cultural e gastronômica

A programação reúne competições, festivais gastronômicos e grandes atrações musicais, atraindo criadores, turistas e amantes da tradição nordestina.

O município de Joaquim Pires será palco, entre os dias 03 e 05 de outubro, da XVI Expoeira de Caprinos e Ovinos, evento que já se consolidou como uma das maiores vitrines do agronegócio e da cultura regional no Piauí. A programação reúne competições, festivais gastronômicos e grandes atrações musicais, atraindo criadores, turistas e amantes da tradição nordestina.

O evento começa nesta sexta-feira (03), com as primeiras ordenhas de bovinos e caprinos e o início do julgamento dos animais do município. Às 17h, será aberta a IV Edição do Festival Gastronômico, seguida da Abertura Oficial da Expoeira, às 21h, e da Festa Popular com shows de Tarcísio do Acordeon, Álvaro Neto e Geovane Silva.

No sábado (04), a programação segue com novas etapas das ordenhas e dos julgamentos raciais, a escolha da Rainha da Expoeira e mais uma noite de festa com Claudio Ney e Juliana, Nando e Forró Bandido, além do consagrado cantor Fernando Mendes.

O encerramento acontece no domingo (05), com a entrega de prêmios dos concursos e apresentações de artistas locais e regionais, celebrando os criadores e a cultura do sertão.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

DESTAQUES:

Ordenha de bovinos e concurso leiteiro de caprinos;
Julgamento racial de animais do município e da região;
IV Festival Gastronômico;
Shows de grandes atrações nacionais e locais;
Concurso da Rainha da Expoeira.

A XVI Expoeira de Caprinos e Ovinos de Joaquim Pires promete unir tradição, gastronomia e música, reforçando a força da pecuária e da cultura popular no interior do Piauí.

Local: Parque de Exposições de Joaquim Pires – PI
Data: 03 a 05 de outubro de 2025.

Edição: REDAÇÃO (Portal Boca do Povo)

Fonte: ASCOM / PMJP

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

POLICIAL

Suspeitos por homicídio são presos em Parnaíba com arma usada em outro crime em 2024

O primeiro homicídio foi na cidade de Porto em maio de 2024 e o segundo em Parnaíba em janeiro deste ano. 

A Polícia Civil do Piauí cumpriu dois mandados de prisão preventiva contra indivíduos identificados pelas iniciais V.M.S.D. e F.B.I., suspeitos do homicídio de Wellington do Nascimento Lino, na Rua Luís Correia, bairro Mendonça Clark, em Parnaíba (337 km de Teresina).

O crime aconteceu no dia 24 de janeiro de 2025. Segundo informações da Polícia Civil, a vítima estava sentada em um tronco de árvore ao lado de um amigo, identificado como C.D.S.O., quando os suspeitos chegaram ao local. Wellington foi atingido por disparos de arma de fogo e morreu no local. Os suspeitos teriam entrado em uma residência por engano, o que possibilitou a fuga do sobrevivente.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

De acordo com o delegado Maikon Kaestner, o sobrevivente reconheceu F.B.I. como o piloto da motocicleta utilizada na ação criminosa e V.M.S.D. como o autor dos disparos. As investigações revelaram ainda que a arma empregada no homicídio de Wellington é a mesma utilizada em outro assassinato ocorrido em maio de 2024, na cidade de Porto.

Durante as diligências, a Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão contra E.F.B.S, resultando na apreensão de um aparelho celular, que seguiu para a perícia. A operação foi coordenada pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Parnaíba (1ª e 2ª Divisões), com apoio da 1ª Delegacia de Patrimônio (DEPATRI).

Edição: REDAÇÃO (Portal Boca do Povo)

Fonte: Oito Meia

OPERAÇÃO

Desembargador do TJ-PI José James e advogados são alvos de operação da Polícia Federal

Policiais federais fazem busca e apreensão em residência e escritórios do desembargador e dos advogados. 

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (02) mais uma operação em Teresina. A investigação é sobre crime de grilagem de terras e venda de sentenças. Os alvos são o desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, José James Gomes Pereira e mais três advogados. 

A operação cumpre ordens judiciais expedidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou o sigilo das ações, assinada pelo ministro Sebastião Reis Júnior, relator da Cautelar Inominada Criminal n.º 176/DF.

Policiais federais fazem busca e apreensão em residência e escritórios do desembargador e dos advogados. Entre os alvos, segundo informações obtidas pela reportagem, entre os advogados está uma filha do desembargador, a advogada Lia Rachel de Sousa Pereira, que teria atuação destacada nos crimes.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Os alvos dessa operação federal são os mesmos que foram alvos de operação da Polícia Civil do Piauí, contra dois advogados que atuam, principalmente, nos Cerrados do Piauí e que teriam produzido dossiês falsos contra outros desembargadores do Tribunal de Justiça do Piauí.

Um dos advogados teria usado o referido dossiê em tentativa de intimidação a um desembargador, dias antes dele julgar uma apelação em que o citado advogado era parte.

A operação está em curso ao longo das primeiras horas dessa manhã.

Edição: Da REDAÇÃO (Portal Boca do Povo)

Fonte: Lupa1

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

ELEIÇÕES 2026

Com 76,67% das intenções de votos para deputado estadual, JÚNIOR PERCY confirma sua força política em Buriti dos Lopes

O alto índice de intenção de votos de Júnior Percy é um claro reflexo e atestado de aprovação da sua gestão como prefeito do município entre os anos de 2017 e 2024. 

O cenário eleitoral para Deputado Estadual em 2026 começa a se desenhar em Buriti dos Lopes, e os números de uma pesquisa do instituto CONSULTE Inteligência e Mercado indicam uma clara liderança. O levantamento, que faz parte da pesquisa "ELEIÇÕES 2026", mostra o pré-candidato Júnior Percy (Progressistas) com uma esmagadora vantagem na intenção de votos no município. O levantamento foi feito entre os dias 26 e 27 de setembro.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual, Júnior Percy, lidera as intenções de votos. / Foto: Reprodução

A pesquisa perguntou aos entrevistados: "Se as eleições 2026 fossem hoje em quem o(a) sr(a) votaria para Deputado Estadual? (ESTIMULADA 5)".

Os resultados da consulta, que ouviu 300 pessoas nas zonas urbana e rural, são impressionantes:

  • JÚNIOR PERCY: 76,67% (230 entrevistados)
  • Gracinha Mão Santa: 3,67% (11 entrevistados)
  • Rubens Vieira: 2,67% (8 entrevistados)
  • Nenhum/Branco/Nulo: 2,67% (8 entrevistados)
  • Dr. Hélio: 2,33% (7 entrevistados)
  • Dr. Gil Carlos: 1,00% (3 entrevistados)
  • Júlio César Filho: 0,67% (2 entrevistados)
  • Não sabe/Não respondeu: 10,33% (31 entrevistados)

Com 76,67% das intenções de voto estimuladas, Júnior Percy demonstra ter um domínio político inquestionável em Buriti dos Lopes.

Reflexo de uma gestão bem-sucedida (2017-2024)

O alto índice de intenção de votos de Júnior Percy é um claro reflexo e atestado de aprovação da sua gestão como prefeito de Buriti dos Lopes entre os anos de 2017 e 2024.

O forte desempenho, mesmo antes do período eleitoral oficial, sinaliza que o eleitorado local está reconhecendo o trabalho realizado por Percy. A ampla margem que ele detém sobre os demais pré-candidatos — com a segunda colocada, com apenas 3,67% — indica que a memória do seu período à frente da prefeitura ainda é muito viva e positiva entre os munícipes.

Essa consolidação do nome de Júnior Percy no cenário político municipal é um trunfo significativo para sua pré-candidatura a Deputado Estadual, mostrando que a sua base eleitoral é extremamente leal e forte, colocando-o em uma posição de destaque no pleito de 2026 no Piauí. A pesquisa reforça sua condição de grande liderança em Buriti dos Lopes.

Fonte: Da REDAÇÃO (Portal Boca do Povo)

POPULARIDADE EM ALTA

Gestão da prefeita Laura Rosa é aprovada por 75% dos moradores de Buriti dos Lopes

O instituto CONSULTE Inteligência e Mercado foi o responsável pelo levantamento que atesta a forte popularidade de Laura Rosa no município. 

Uma pesquisa realizada pelo instituto CONSULTE Inteligência e Mercado mostra um cenário extremamente favorável para a prefeita Laura Rosa (PP), de Buriti dos Lopes, com sua gestão desfrutando de uma alta taxa de aprovação junto à população. Os números sugerem que a administração municipal segue no caminho certo, com os esforços e investimentos alcançando a comunidade.

Alta aprovação e rejeição aos ataques opositores

O levantamento, que integra a pesquisa "ELEIÇÕES 2026", foi realizado nos dias 26 e 27 de setembro, cobrindo as zonas urbana e rural do município. Foram entrevistadas 300 pessoas de diversas classes sociais, ambos os sexos e graus de escolaridade, garantindo uma amostra representativa da população.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Prefeita Laura Rosa com alto índice de aprovação em Buriti dos Lopes / Imagem: SECOM

A pesquisa perguntou: "De maneira geral o(a) Sr(a) aprova ou desaprova a administração da Prefeita Laura Rosa?".

Os resultados são categóricos:

  • Aprovação: 75,33% (226 entrevistados)
  • Desaprovação: 15,33% (46 entrevistados)
  • Não Sabe/Não Respondeu (Ns/Nr): 9,33% (28 entrevistados)

Com mais de três quartos da população aprovando a administração, a prefeita Laura Rosa demonstra ter uma base sólida de apoio. Este índice de aprovação robusto é visto como uma clara indicação de que os serviços essenciais e as políticas públicas da gestão estão, de fato, chegando até a população e sendo bem avaliados.

O alto índice de satisfação popular também serve como um termômetro para a atuação da oposição no município. Os dados da pesquisa sugerem que os "ataques levianos" e as críticas direcionadas à prefeita não estão surtindo efeito na opinião pública. Ao invés de desgastar a imagem da gestora, a oposição parece estar falhando em apresentar um discurso que ressoe com a maioria dos moradores, que se mostram satisfeitos com os rumos da cidade.

Importância da aprovação

A aprovação popular é um ativo político fundamental, especialmente em um cenário pré-eleitoral, como indica o nome da pesquisa. Um índice de aprovação superior a 75% não apenas legitima as decisões do executivo municipal, mas também fornece uma base de sustentação para a continuidade de projetos no município.

O instituto CONSULTE Inteligência e Mercado foi o responsável pelo levantamento que atesta a forte popularidade de Laura Rosa em Buriti dos Lopes.

Fonte: Da REDAÇÃO (Portal Boca do Povo)

REPERCUSSÃO

Foto com empresário preso em operação da Polícia Federal compromete governador Rafael Fonteles, que silencia

Os dois estão com as famílias, numa diversão com bebida e churrasco. 

Horas depois da operação da Polícia Federal que desmantelou nesta terça-feira (30) um esquema criminoso em contratos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), uma foto ganhou repercussão nas redes sociais. Publicada primeiro pelo jornalista José Ribas Netto, a imagem extraída do Instagram da primeira-dama Isabel Fonteles mostra o governador Rafael Fonteles (PT) em momento de lazer com um dos empresários presos na operação. Após a repercussão da operação, a primeira-dama apagou a foto das redes sociais.

Bruno Santos Leal Campos é da empresa Big Data Health, cujos vários contratos milionários com o Governo do Estado viraram alvos da Polícia Federal e levaram à operação desta terça. A foto mostra o governador com Bruno, que é médico, numa praia do interior do Ceará. Os dois estão com as famílias, numa diversão com bebida e churrasco.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Governador Rafael Fonteles em dia de lazer com o empresário preso na operação da PF, Bruno Santos. / Imagem: Reprodução - Instagram

A imagem evidencia, claramente, a amizade entre eles. Mais que isso: mostra também a proximidade privilegiada entre o empresário com vários contratos no governo estadual e a figura do governador. Não há como contestar esses detalhes, afinal, ninguém viaja para outro estado e curte praia e bebe com um governador e sua família sem que haja uma relação de forte amizade. O próprio fato de a primeira-dama ter postado o momento de lazer deixa confirmada a relação de amizade.

Rafael Fonteles não foi alvo da operação desta terça, mas, por envolver um esquema de fraude milionária em um órgão do seu governo e, principalmente, devido à relação com o empresário preso, ele deveria ter vindo a público e se manifestado sobre a ação da PF. Bastante ativo nas redes sociais, o gestor não publicou uma linha sequer sobre o episódio. No site do Governo do Piauí também não há menção à operação policial.

A Secretaria de Saúde é a principal pasta do Governo do Estado e vinha sendo, segundo a PF, surrupiada por um esquema criminoso. Isso já seria razão suficiente para o governador se manifestar. A revelação da foto com o empresário aumentou – e muito – a necessidade de um posicionamento. Diante de todas as circunstâncias, o silêncio de Rafael causa espécie.

Edição: REDAÇÃO (Portal Boca do Povo)

Fonte: Portal Dito Isto