quinta-feira, 19 de março de 2026

POLÍTICA

TEM JOGO! A pesquisa que tirou o sossego dos estrategistas governistas

Para quem achava que a oposição estava adormecida, o recado foi dado. 

PIAUÍ - A política piauiense acaba de ganhar um novo fôlego. A pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta quarta-feira (18), trouxe números que mexeram com as estruturas do Palácio de Karnak e mostraram que a disputa pelo Governo em 2026 está longe de ser um "jogo de cartas marcadas".

O fenômeno Joel Rodrigues

O dado que mais impressiona não é apenas o percentual, mas o timing:

  • Joel Rodrigues aparece com 29,8% das intenções de voto.
  • O detalhe de ouro: O levantamento foi encerrado no dia 15 de março. Joel só lançou sua pré-candidatura oficialmente no dia 16 de março.

Ou seja: o ex-prefeito de Floriano já parte de um patamar elevado antes mesmo de colocar o pé na estrada como candidato oficial. Para quem achava que a oposição estava adormecida, o recado foi dado.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

Pré-candidato a governador Joel Rodrigues (PP) / Imagem: Divulgação

Fim do "Oba-Oba"

Embora o governador Rafael Fonteles (PT) ainda lidere com 56%, a ascensão de Joel acende um sinal amarelo para o grupo governista. O clima de "já ganhou" começa a dar lugar à realidade de que "tem jogo".

Com a pré-campanha da oposição apenas começando, a margem de crescimento de Joel é o fator que mais preocupa os estrategistas do Karnak. Se sem o anúncio oficial ele já beira os 30%, o que esperar das próximas sondagens com a campanha na rua?

OS NÚMEROS DA ATLASINTEL:

  • Rafael Fonteles: 56%
  • Joel Rodrigues: 29,8%
  • Outros nomes: Toni Rodrigues, Tonny Kerley, Lúcia Santos, Lourdes Melo e Mainha, ficaram abaixo de 3%
  • Branco/nulo e não sabe: 6,7%
  • SEGUNDO TURNO (Simulação): Rafael 57% vs 36% Joel.

A pergunta que fica é: A vantagem do atual governo será suficiente para segurar o fôlego de quem já começa com quase um terço do eleitorado no bolso?

Dados: Pesquisa AtlasIntel (PI-06908/2026). 1.200 eleitores ouvidos entre 10 e 15 de março. Margem de erro: 3%.

Da REDAÇÃO (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: