quinta-feira, 13 de outubro de 2011

S.O.S. BREJO DO BURITI

Instituto de Arte e Letras de Buriti dos Lopes lança campanha para salvar o Brejo do Buriti
A iniciativa do jornalista José Luiz de Carvalho está sendo divulgado nos principais meios de comunicação do estado do Piauí

O jornalista José Luiz de Carvalho tem demonstrado ao longo dos anos sua preocupação pela preservação do Brejo do Buriti localizada na sede do município de Buriti dos Lopes. Percebendo que as autoridades locais fazem pouco caso para o que vem acontecendo, o jornalista resolveu lançar uma campanha nos principais meios de comunicação do estado do Piauí para tentar salvar o Brejo.

A campanha que tem o total apoio do Instituto de Arte e Letras de Buriti dos Lopes já tem inclusive sua logomarca que foi criada há vários anos por um designer amigo de José Luiz. A logo do BURY como é chamado, está sendo estampada nos sites, portais, blogs e jornais impressos para tentar chamar a atenção das autoridades estaduais, já que no município são poucos os que demonstram algum interesse pela preservação. A campanha foi lançada no Dia das Crianças para chamar a atenção de todos. Confira o que diz a campanha:

S.O. S. - BREJO DO BURITI

Ei! Amiguinhos!

Meu nome é Bury! Vamos brincar?

Eu moro ali no brejo. Vamos lá?

Mas antes quero contar uma história. É uma história muito triste. Os seres humanos estão destruindo a natureza e o nosso brejo está morrendo lentamente, todos os dias.

Temos que fazer alguma coisa para salvar o brejo. Por isso estou aqui. Vim pedir a ajuda das crianças, temos que impedir que os jovens e os adultos, continuem destruindo aquele belo paraíso.

Tem cinco coisas que temos que pedir para que eles não façam mais:

- Caçar e matar pássaros e pequenos animais;
- Cortar as palmeiras para construir gaiolas e casas:
- Tirar a vegetação das margens do riacho para plantar arroz e criar gado;
- Queimar a vegetação, quando vão tirar mel de abelhas.
- Invadir áreas e construir casas dentro do brejo.

S.O.S. - BREJO DO BURITI
– NÃO MATE!        NÃO QUEIME!         NÃO DESTRUA!
Campanha do Instituto de Arte e Letras de Buriti dos Lopes – IHAL

Por: Frank Cardoso com informações de José Luiz de Carvalho

17 comentários:

Anônimo disse...

ZÉ LUIZ TOMA CUIDADO QUE PARECE QUE ESTÃO QUERENDO PLAGIAR TEU BONEQUINHO DA ÉPOCA DA TUA FM. RSRSRSRS
É UM AVISO PORQUE PLÁGIO É CRIME!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Parabéns José Luiz!
Buritienses não esqueçam que ano que vem é ano de eleição e teve político em Buriti que apresentou projeto na Câmara autorizando a invasão do Brejo para construção de casas.
Não votem nesse tipo de gente.

Anônimo disse...

O BREJO JA TA ACABADO HA MUITO TEMPO E NINGUÉM AINDA PERCEBEU?

Anônimo disse...

O TOINHO QUANDO FOI PREFEITO DEU AS TERRAS DO BREJO EM TROCA DE VOTO.AGORA O BREJO CORRE O RISCO DE EXTINÇÃO.BURITI SEMPRE FOI ASSIM,OLHA O CARA SE APOSSOU DE UMA PARTE DO ESTADIO.AMANHÃ APARECE OUTROS PRA FASER O MESMO.SE NINGUEM TOMAR PROVIDENCIA DAQUI UNS DIAS SERA TARDE.

Anônimo disse...

Alguns meses atrás José Luiz postou algumas materiais neste blog e algumas pessoas inescrupulosas e covardes disseram horrores do nobre jornalista. Contudo podemos ver nos comentários dessa matéria que essas pessoas não se manifestaram ou seja quem cala concente. O Zé é um homem de valor que ama Buriti dos Lopes, um pensador, capaz de enchegar além do seu tempo. Buritienses aprendam a valorizar este nobre Buritiense que tanto se orgulha de sua terra. Infelizmente ele não tem apoio para colocar suas idéias em prática. Mas não é o fim, O Zé Luiz já está com o seu nome escrito na história de Buriti dos LOpes como um lutador que com suas armas sempre combateu o bom combate em favor de sua terra, mas o seu nome está escrito também na parnaíba onde ele tem um grande trabalho pelo turismo de nossa região como Superintendente da Infraero e como jornalista e radialista.
Deixo a sequinte frase pra você Zé Luiz e para os Buritienses: "É verdade que uma andorinha não faz verão sozinho, mas uma centelha incendeia toda uma floresta". Que você possa incenciar o coração dos Buritienses em defesa do Brejo Buriti...Abraço

Anônimo disse...

Há homens que um dia, e são bons.
Há outros que muitos anos e são muito bons.
Há outros que lutam muitos anos e são melhores.
Há aqueles que lutam vida, estes imprescindíveis!
Parabéns professor josé Luiz de Carvalho.
A LUTA CONTINUA...

Anônimo disse...

Valeu José Luiz.
Toda cidade tem uma de mata e riachos ou rios perservados, Buriti dos Lopes tem que ter também um parque ambiental.
O brejo é o lugar mais interessante de Buriti e fica perto do centro da cidade e da Br-343.
milhares de turistas passam para o litoral.
Um bom parque ambiental poderia gerar emprego e renda.
A prefeita Ivana deveria aproveitar essa campanha e municipalizar aquela area e construir o Parque ambiental, pois muito dinheiro no Governo Federal para projeto de reflorestamento e para preservação de nascentes e riacho e rios.
É só colocar alguem que entenda de projeto e saiba caminhar nos corredores de Brasília.
Quem fez o asfalto da Barra escreveu seu nome na história de Buriti. quem criar o Parque Ambiental do Brejo, vai ficar lembrado para as gerações futuras.

Anônimo disse...

O Boca do Povo já tem força popular suficiente para entrar nessa luta pela brejo.
É agora o nunca.
União é força.

ACADÊMICO... disse...

Para o desenformado ai do 3º comentário. O Brejo não tá acabado não, ou será que vc não conhece ou tá ajudando a destruir nosso patrimônio?
Vai procurar o q fazer bobo de plantão!
Zé Luiz, Parabéns, precisamos de + pessoas como vc para lutar pelo nosso Brejo!

PROFESSOR FILHO disse...

Eu bem sei o que o Zé Luís de Carvalho pode está sentindo, viví momentos de perseguições, quando numa tentativa de preservar esse espaço do brejo, fui com muitos buritienses tentar impedir o loteamento conscientizando os nossos representantes da importancia dos buritizais pra a nossa gente e eles simplismente ignoraram o nosso pedido, votando em uma lei forjada e ilegal, que só traz consigo interesse político,o que nos deixa mais tristes é que são os próprios buritienses que estão lá se apossando e vendendo esses lotes. um bom exemplo é um dos membros do IHAL, que acaba de vender mais um pedacinho do nosso brejo e com os lucros sendo feliz hoje tornando-se infeliz junto com todos nós amanhã.Procuremos conscientizar a todos começando pelos de casa.Estou com vocês.Em que posso ajudar?

Anônimo disse...

Sempre sonhei em realizar um trabalho como este, nunca me conformei ao ver nossos brejos acabando, conte comigo quero participar do projeto, tanto por nossos brejos, quanto por nossos patrimônios historisco, que tudo indica estar com seus dias contados, porque gestor tem diinheiro pra tudo menos pra investir em cultura, acham que é bestera. Bem que o povo merece, os colocou lá.

Anônimo disse...

Essa luta é nossa vamos juntos

Anônimo disse...

José Luiz de Carvalho é Força da Voz!
VIVA! VIVA NOSSO BREJO! VIVA MIL VIVAS!

Anônimo disse...

A idéia de criar este bonequinho foi fantástica.
Parece uma pessoa, as crianças vão ficar apaixonas pelo pequeno Bury!

Anônimo disse...

Preservar o meio ambiente é obrigação de todos. Consciência de sua importância todos tem ,falta vontade politica e ação conjunta de toda população para que sejam tomadas iniciativas que venham contribuir realmente com o bem estar do meio ambiente.
Tenho vontade de me engajar num projeto voltado exclusivamente para o meio ambiente, quando perceber que existe pessoas sem nenhum interesse de se promover, estarei pronta para entrar na luta.

Anônimo disse...

O José Luiz de Carvalho é a pessoa mais aberta da política buritiense. Sempre aberto para conversar com qual administrador público sobre o bem do Buriti.
Valeu José Luiz, parabéns!...continue assim!
Agora sim! O parque ambiental do Brejo vai sair do papel para a prática.

Anônimo disse...

Vamos ajudar o José Luiz. Ele sozinho não vai vencer esta guerra