quinta-feira, 27 de agosto de 2015

PROTESTO

Prefeituras do PI fecham as portas e pressionam Governo por mais recursos nos municípios
A prefeitura da cidade de Caxingó foi uma das que aderiu ao movimento e amanheceu com as portas fechadas e faixas de protestos.

Dezenas de prefeituras de todo o Piauí amanhecem nesta quinta-feira, dia 27, de portas fechadas para simbolizar o ato público que os prefeitos fazem hoje na Assembleia Legislativa e no Palácio de Karnak, em protesto contra a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) às cidades. 

Prefeitura da cidade de Caxingó amanheceu fechada em protesto.
O evento é organizado pela Associação Piauiense de Municípios (APPM). A expectativa é de que mais de 100 dos 224 municípios participem do protesto. A prefeitura da cidade de Caxingó foi uma das que aderiu ao movimento e amanheceu com as portas fechadas e faixas de protestos.

O presidente da APPM, Arinaldo Leal, reclama que os 224 municípios de todo o Piauí estão com grandes dificuldades financeiras, devido às quedas sucessivas dos repasses do FPM. Leal acusa o Governo Federal de estar descumprindo a Emenda Constitucional 84/2014, que determina aumento de um ponto percentual no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). 

Secretaria de Finanças de Caxingó com as portas fechadas nesta quinta.
Pela Emenda, os prefeitos teriam direito, em julho, a 0,5 ponto percentual a mais nos 23,5% do FPM que são destinados e eles, mas o Governo pagou somente, 0,25 ponto percentual a mais alegando que a lei prevê o repasse apenas de janeiro a julho e não dos últimos 12 meses. 

Além do calote da União, prefeitos também reclamam que o falta o Governo do Estado também liberar recursos para a Saúde, o que justifica a ida deles para o Karnak.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: