sexta-feira, 8 de abril de 2016

BASTIDORES DA POLÍTICA


Grupo de Bernildo Val prepara festa para adesões

Nos últimos meses a equipe do prefeito Bernildo Val (PSD) estudou as mais diferentes estratégias para o projeto de reeleição, e alguns já vêm sendo colocado em prática e com sucesso, como é o caso do Encontro Multipartidário organizado pelo grupo e que reuniu centenas de filiados de partidos que compõe a base. Agora, a militância tem se reunido para preparar uma grande festa para receber adesões que inclui políticos, lideranças, sindicalistas, professores, chefes de famílias e populares, o que deverá incluir também a chegada de novas agremiações políticas. A expectativa é que a festa de boas vindas tenha a participação dos principais nomes do grupo e seja direcionada aos que estão aderindo ao grupo de situação.

Uma vela pra Deus e outra pro Diabo

Pessoas que conversam com aliados do pré-candidato a prefeito de Buriti dos Lopes, Júnior Percy (PTB), dizem que a militância está sem entender de que lado ele está. Tudo porque Junior teria fechado um acordo para as próximas eleições estaduais com a deputada federal e atual secretária estadual de Educação, Rejane Dias (PT), e agora já surge uma nova conversa de que o pré-candidato teria fechado o mesmo acordo com o ex-governador Zé Filho (PPS) e pretenso pré-candidato a deputado federal em 2018. Os dois (Jr. e Zé) já estariam até trocando ‘mimos’ e fazendo juras de ‘fidelidade’. Resta saber se os petistas aceitarão essa união, já que Zé Filho é um dos maiores opositores do governo W. Dias, esposo da deputada Rejane. É lamentável, mas esta é a triste realidade, acordos são feitos, mesmo sabendo que não serão cumpridos. O certo é que um dos dois será enganado. Enquanto isso: Junior Percy continua a acender uma vela pra Deus e outra pro Diabo. Até quando?

No mesmo palanque?

Nos bastidores tem se comentado que seria possível um entendimento entre os dois maiores desafetos da política de Buriti dos Lopes. O ex-prefeito Toinho Tavares estaria ‘conversando’ com a ex-prefeita Ivana Fortes, através de intermediário, e neste caso, os dois inimigos ficariam no mesmo palanque, ou seja, lado a lado. O problema é que estaria difícil o entendimento a respeito de quem apoiar na disputa a prefeitura buritiense. Vale lembrar que o histórico de briga dos dois é grandioso e já foi parar até nos tribunais. Acusações de um contra o outro nunca faltaram e até mesmo xingamentos e ameaças já fizeram parte das disputas entre os dois nas eleições municipais. A grande maioria do grupo de Tavares já avisou: “com essa mulher ninguém quer conversa e nem fica do lado que ela estiver”. Já os mais próximos falam que Toinho estaria apenas observando as movimentações políticas da cidade e não iria se envolver nas eleições municipais deste ano. É como disse um aliado: “o Pavão vai ficar só de camarote assistindo tudo”. Será?

Elas vão para a reeleição

A previsão é que para as eleições municipais deste ano a grande maioria dos vereadores, para não dizer todos, deva concorrer à reeleição. Dos parlamentares de Buriti dos Lopes, as vereadoras Elcira Castelo Branco (PSB) e Eveline Araújo (DEM) não querem passar a cadeira e já se lançam como pré-candidatas. Esposas de grandes líderes políticos da cidade, Pieca e Juscelino Val, às vereadoras já não precisam tanto da imagem dos esposos para galgar novos mandatos, já que ambas vem realizando grandes trabalhos perante a comunidade buritiense e já tem credencial para conseguir suas reeleições. Mas, não dispensam o empenho dos esposos que também têm grandes serviços prestados no município. A expectativa é que ambas renovem suas cadeiras no legislativo municipal.

Adesão em Cocal

O prefeito do município de Cocal, Rubens Vieira (PSDB) vem conseguindo semanalmente novas adesões para sua campanha a reeleição. Nos últimos dias o prefeito esteve visitando a comunidade Campestre. Depois de ouvir as reivindicações da comunidade e reafirmar seu compromisso com aqueles moradores, o prefeito recebeu as adesões dos líderes políticos João Rosa e Carlim do Wilson. Rubens agradeceu a confiança que os moradores tem tido em sua administração e disse aos novos aliados que o grupo os recebe de braços abertos. Na ocasião o prefeito estava acompanhado do vereador Tarcísio do Gesso e do secretário de Governo Vinnute. 

#AGORA_É_ELAS é a nova Hashtag dos internautas de Caxingó

Nesta última quarta-feira, dia 05, o grupo da prefeita Rita Sobrinho (PT) da cidade de Caxingó, lançou o nome que deverá compor chapa como pré-candidata a vice-prefeita na chapa governista que tem como pré-candidata a reeleição, a atual prefeita. O nome escolhido pelo grupo foi da conceituada médica Dra. Ilvanete Beltrão (PTB). As especulações eram muitas sobre quem iria ser indicado pelos governistas. A médica falou com a imprensa local e disse que seu nome está à disposição do grupo com o objetivo de fortalecer ainda mais a reeleição da prefeita Rita. Participaram da reunião, o ex-prefeito Nato Sobrinho, o secretário de Saúde Magnum Cardoso e o ex-vereador e pré-candidato ao legislativo municipal, Reginaldo Silva. Um evento deverá ser organizado pelo grupo para anunciar oficialmente o nome da médica. Tão logo a notícia circulou na cidade, os internautas caxingoenses lançaram uma hashtag no Facebook, o #AGORA_É_ELAS foi o mais citado principalmente entre os jovens do Município nos últimos dois dias.

Novas especulações em Caraúbas do PI

Na última coluna DE OLHO NA POLÍTICA neste Blog, publicamos que o nome do médico Dr. Manoel crescia dentro do grupo governista e que poderia ser o candidato indicado pelo atual prefeito Manoel Pacheco (PSDB), em Caraúbas do Piauí. Coincidentemente, encontramos o prefeito no mesmo dia, mas não conseguimos arrancar nada sobre essa indicação. O certo é que está próximo o anúncio de quem o homem irá lançar para lhe suceder. Ao conversar durante a semana com algumas pessoas do município, descobrimos que os nomes de Graça Mota (PMDB) e João Bastião (PSDB) seguem bastante cotados. Não seria de estranhar se o prefeito lançasse Graça na cabeça de chapa com João de vice, ou até mesmo o do atual vereador Francineudo Duarte. Mas, o certo é que tudo são especulações e as especulações em Caraúbas não param. Enquanto isso, o prefeito Manoel Pacheco anda pelos quatro cantos do município ouvindo suas bases eleitorais. Vamos aguardar...

Complicou em Bom Principio do PI

Pré-candidato a reeleição em Bom Princípio do Piauí, o prefeito Apolinário Costa (PSDC) vive bons momentos com seu grupo e tem conseguido até mesmo angariar novos aliados, mas, o mesmo parece não vir acontecendo no departamento contábil do Município. Nesta quinta-feira, dia 07, O TCE do Piauí acatou, por unanimidade a solicitação do Ministério Público de Contas para bloquear as contas bancárias de 22 prefeituras. Dentre elas estava a da prefeitura da cidade governada por Apolinário. O bloqueio das contas de Bom Princípio foi baseado pela não prestação de contas relativas ao mês de dezembro de 2015, em virtude do atraso nos balancetes mensais dos principais documentos. É bom que o prefeito fique atento para não chegar ao período eleitoral com esse tipo de problema e dando argumentos para a oposição.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fotos: Arquivo do Blog e Internet

Um comentário:

João neto disse...

Solidariedade vem pra somar