sexta-feira, 25 de agosto de 2017

MANIFESTAÇÃO

Protesto contra prefeito de Buriti dos Lopes reúne dezenas de concursados afastados
O movimento contou com a participação da RecordTV/Antena 10 que gravou uma reportagem que deverá ser exibida na próxima segunda-feira, dia 28, no programa Bancada Piauí.

Com uma administração marcada por perseguições e prestes a completar oito meses a frente da Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes, o prefeito Raimundo Nonato Limar Percy Júnior, o “Júnior Sardião” (PTB) voltou a enfrentar protestos contra a sua gestão. Mais uma vez, dezenas de concursados foram à praça pública com faixas e cartazes protestar contra o afastamento de suas funções, ocorrida desde o dia 02 de janeiro deste ano através de decreto baixado pelo atual gestor.


Durante o protesto desta quinta-feira, dia 24, o movimento contou com a participação da RecordTV/Antena 10 que gravou uma reportagem que deverá ser exibida na próxima segunda-feira, dia 28, no programa Bancada Piauí.


Mais de 50 servidores estão afastados e muitos deles passando por necessidade. Os concursados já conseguiram reunir provas de que pessoas nomeadas para funções totalmente diferente estão ocupando suas vagas. Uma farta documentação foi entregue ao Ministério Público que anexou ao processo judicial que pede a reintegração de todos os afastados.


O concurso do edital 1º/2015 visava preenchimento de 127 vagas. Os cargos ofertados foram de: agente operacional, motorista, enfermeiro, assistente social, fonoaudiólogo, dentista, pediatra, psiquiatra, médico, farmacêutico, terapeuta ocupacional, nutricionista, fisioterapeuta, engenheiro civil, advogado, psicólogo, orientador social, fiscal de obras, agente ambiental, atendente de consultório dentário, técnico de enfermagem, auxiliar de laboratório, agentes de endemias, socorrista, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e professores de diversas disciplinas. No entanto, pessoas nomeadas para outros cargos através de portarias e contratos, estariam ocupando essas funções.


Para a promotora de justiça de Francineide de Sousa, os servidores foram afastados sem ampla defesa e do contraditório, princípios constitucionais. Ela frisou ainda que todo servidor empossado só pode ser afastado mediante processo administrativo. Na tentativa de resolver a situação, o Ministério Público entrou com ação civil pública para que os aprovados retornem.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: