quinta-feira, 2 de agosto de 2012

NOSSA ÁGUA CONTINUA HORRÍVEL

Falta de recursos e desvios atrapalham abastecimento d’água, diz Agespisa
Ainda na região Norte do estado, a situação é de calamidade por que além da seca, em algumas cidades como Buriti dos Lopes a água é de péssima qualidade.

A direção da Agespisa está tentando negociar junto a Justiça a liberação de recursos bloqueados por decisão judicial. A informação é do presidente do órgão, Raimundo Neto. Segundo o gestor, o dinheiro seria utilizado em obras para melhorias no abastecimento de água na cidade de Teresina.

“A justiça bloqueou mais de R$ 1 milhão para as despesas da Agespisa, prejudicando ainda mais os investimentos que a empresa poderia fazer na capital”, disse Raimundo Neto em entrevista ao Jornal do Piauí da TV Cidade Verde.

Segundo o presidente, atualmente Teresina possui 1500 desvios de água que comprometem o sistema, prejudicando os bairros que diariamente ficam sem água. De acordo com Raimundo Neto, a água é utilizada sem controle havendo desperdícios. Ele cita como exemplo o bairro Jacinta Andrade, que recebe água para abastecer quatro mil casas, porém com os desvios é necessário disponibilizar o dobro oferecido, obrigando a Agespisa a perfurar mais poços no local. 

Raimundo Neto informou ainda que o governador determinou fossem feitas parcerias com os municípios piauienses. A região Norte do Estado já está se beneficiando com a medida. Parnaíba, por exemplo, terá 60% de esgotamento sanitário até o final do mês de agosto. Ainda na região Norte do estado, a situação é de calamidade por que além da seca, em algumas cidades como Buriti dos Lopes a água é de péssima qualidade.

Algumas melhorias já estão sendo feitas, como em Jaicós, que através do investimento em poços tenta suprir a seca piauiense. Caminhões-pipas estão sendo utilizados também, principalmente na região de São Raimundo Nonato, em que os sistemas estão sobrecarregados porque só foram projetado para zona urbana.

Em São Pedro do Piauí, o projeto que amplia o sistema de distribuição de água já esta na fase final. O projeto tem como parceria a Funasa e pretende resolver definitivamente a falta de água nos bairros da cidade investindo 18 milhões para duplicar sua capacidade.

Por: Valéria Amorim – AZ / Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: