quinta-feira, 23 de agosto de 2012

SAÚDE


Buriti dos Lopes registra 115 notificações de Dengue só no primeiro semestre
Entre as cidades mais afetadas pela doença, Teresina segue como as que mais registraram casos. São (7.658 casos notificações).

A Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde divulgou, na quarta-feira (22), novos dados da Dengue no Piauí. Até ontem, o estado tinha registrado 13.992 notificações da doença. O número representa um aumento de 14% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 12.274 notificações.

Entre as cidades mais afetadas pela doença, Teresina segue como as que mais registraram casos. São (7.658 casos notificações). Parnaíba vem em segundo com 768, seguido de Piripiri com 547 notificações. Buriti dos Lopes aparece com 115 notificações. Ainda de acordo com o boletim, o Piauí registra cinco óbitos por conta da dengue. Três em Teresina, um em União e outro em Floriano. Um sexto óbito na cidade de Pedro II está sob investigação.

A Secretaria de Saúde alerta para a prevenção da doença. O grande problema para combater o mosquito Aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. “Por isso é sempre bom manter estes recipientes fechados, como uma caixa d'água, por exemplo”, ressalta a diretora de vigilância em saúde da Sesapi, Telma Evangelista.

O mosquito possui cor preta com manchas branca no dorso, pernas e cabeça. As fêmeas costumam picar o ser humano na parte do começo da manhã ou no final da tarde. Picam nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isto ocorre, pois costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo. A coleta regular de lixo também reduz os possíveis criadouros de mosquitos.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) / Fonte: Ascom

Nenhum comentário: