sexta-feira, 9 de outubro de 2020

LEVANTAMENTO

Buriti dos Lopes fica em 2º lugar no ranking de transparência dos municípios do Piauí

As informações coletadas possibilitaram a criação de um ranking medindo o grau de eficiência no controle interno dos municípios. O resultado foi divulgado pelo TCE-PI. 

O município de Buriti dos Lopes voltou a ser destaque positivo nos quesitos controle interno e transparência, desta vez no estado do Piauí.

A Prefeitura Municipal ficou em 2º lugar no ranking divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) nesta semana, ficando atrás apenas de Brejo do Piauí.

O TCE-PI realizou um levantamento com o intuito de diagnosticar e mapear a realidade dos Sistemas de Controle Interno das Prefeituras Municipais. O trabalho leva em consideração aspectos relevantes do controle como independência técnico funcional dos controladores, disposição de estrutura e apoio técnico, bem como o regular desempenho das atribuições legais e constitucionais.

A atividade do controle interno constitui um dos principais pilares da Governança do Setor Público e tem o papel de direcionar, monitorar e avaliar os atos de gestão, auxiliando a entidade a alcançar objetivos importantes e a melhorar de forma contínua o seu desempenho, além de contribuir para redução dos riscos de fraudes, erros e práticas ineficientes e antieconômicas.

As informações coletadas possibilitaram a criação de um ranking medindo o grau de eficiência no controle interno dos municípios.

Ranking

Com todas as informações em mãos, a Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM/TCE) obteve um ranking que reflete a aderência dos sistemas de controle internos municipais aos três quesitos avaliados. De acordo com o levantamento, 94 (noventa e quatro) Prefeituras não atingiram nota superior a 50% na nota geral, enquanto apenas 20 municípios obtiveram nota igual ou superior a 70%, dentre eles, Buriti dos Lopes. Nenhuma cidade obteve nota máxima.

O Levantamento dos Sistemas de Controle Interno (SCI) das prefeituras piauienses têm como referência o ano de 2019 e foi realizado pela DFAM com base em informações enviadas por quase todos os municípios (Assunção do Piauí, Barreiras do Piauí e Nossa Senhora de Nazaré não enviaram nenhum dado).

Acesse o ranking 

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Com informações do TCE-PI

Nenhum comentário: