quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A LAGOA DE BURITI VAI ENCHER!

Volume do rio Parnaíba alcançará 3,8 metros até domingo (20)
Com o aumento do nível do rio, a Lagoa Grande de Buriti dos Lopes deverá receber um grande volume de água nos próximos dias.

Devido fortes chuvas registradas pela Bacia do rio Parnaíba, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) foi obrigada a abrir pela segunda vez na semana a comporta da hidroelétrica de Boa Esperança para liberar o fluxo das águas.

“Por volta das 12 de hoje registramos que o reservatório apresentava 67,45% da capacidade total. Atualmente, a vazão está em cerca de 419 metros cúbicos por segundo. A expectativa é que alcance 1.200 m³/s”, disse o gerente Operação, Airton Feitosa.

Na capital do Piauí, o impacto da ação será sentido principalmente no volume das águas do rio Parnaíba. Normalmente, as águas demoram cerca de 72 horas para se deslocar da nascente até a área urbana em Teresina.

Com o aumento do nível do rio, a Lagoa Grande de Buriti dos Lopes deverá receber um grande volume de água nos próximos dias.

“O rio deve ter o leito alterado em cerca de um metro, ficando mais cheio. O Parnaíba sobre interferência direta dos rios Canindé e Gurguéia. Por isso, precisamos também analisar como eles vão se comportar antes de dar uma previsão mais precisa”, explica o gestor.


Mesmo assim, a Chesf descarta qualquer situação que desperte preocupação, visto que tudo está sobre controle. “Isso tudo é normal e prevista. Sem motivos para preocupação”, tranquiliza Airton Feitosa.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) / Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário: