sábado, 26 de janeiro de 2013

CONSUMO

Piauí terá menor redução no preço da energia elétrica do país
A diferença entre os descontos de cada distribuidora se deve à quantidade de encargos e subsídios que cada um embutia nas contas de luz.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou a lista de descontos para consumidores residenciais das 63 distribuidoras de eletricidade do País. Conforme o anunciado na quarta-feira (23) pela presidenta Dilma Rousseff e referendado pelo órgão regulador, a redução das tarifas de baixa tensão - que vale a partir desde quinta-feira - foi de pelo menos 18% para todas as contas de luz. 

Pelos dados divulgados, a redução na empresa distribuidora de energia do Piauí será a menor do País em relação aos consumidores com apenas 18% enquanto uma distribuidora do Rio Grande do Sul terá uma redução de quase 24%.


Os consumidores da Eletro-Paulo terão uma redução de 18,25%. Já as residências atendidas pela Cemig serão beneficiadas com um corte um pouco menor, de 18,14%. De acordo com a Aneel, a tarifa da Light cairá 18,10% e a da Copel 18,12%.

A maior redução será a obtida pela gaúcha Nova Palma Energia, cujo desconto foi definido em 25,94%. A diferença entre os descontos de cada distribuidora se deve à quantidade de encargos e subsídios que cada um embutia nas contas de luz. Esses custos, agora serão cobertos pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que será bancada em sua maior parte pelo Tesouro Nacional.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) / Fonte: Viagora

Nenhum comentário: