quinta-feira, 27 de junho de 2013

DIGA NÃO AS DROGAS

Caminhada contra as drogas em Buriti dos Lopes teve apoio da Prefeitura
A concentração dos participantes aconteceu na Praça Antonio Romão, no Centro.

A manhã de quarta-feira (26), em Buriti dos Lopes, foi para marcar a passagem do Dia Internacional de Enfretamento às Drogas. A Prefeitura, através das Secretarias de Saúde e Assistência Social realizaram uma caminhada pelas ruas cidade para alertar a população para o perigo que é as drogas. A concentração dos participantes aconteceu na Praça Antonio Romão, no Centro.

Estudantes, vereadores, advogados, secretários municipais, médicos, padre, enfermeiros, grupos de apoio e infelizmente uma pequena parte da sociedade se reuniram e prestigiaram a ação que teve o objetivo de conscientizar a todos sobre a importância da prevenção e a luta contra as drogas, um dos principais problemas enfrentados pela sociedade no mundo.

Médico psiquiatra Dr. Abreu
Durante o evento alguns discursos foram feitos, destaque para o do psiquiatra Dr. Abreu que se disse triste pela presença de poucas pessoas da sociedade. “Buriti tem vergonha de enfrentar o problema. Estão cruzando os braços e depois querem cobrar. É preciso um engajamento da sociedade nesta luta. Hoje Buriti dos Lopes dar uma demonstração de que está de joelho perante os traficantes”, desabafou o médico.

Promotora de Justiça Dra. Francineide Silva
 A promotora de Justiça Dra. Francineide Silva também se mostrou triste com a ausência da população na caminhada. “Se não tivesse os alunos, ninguém teria vindo para a caminhada. A sociedade fugiu e até parece que está tudo bem. O que está faltando é a participação da sociedade para o enfrentamento do problema que é sério”, falou a promotora.

Padre Marcelino 
Já o padre Marcelino falou da valorização da família. “Se nós dermos valor à família, nós mudaremos muita coisa. A violência está dentro de nossas casas e por isso precisamos de união. É na família que conseguimos uma sociedade justa, fraterna e igualitária. Lamentamos o número pequeno de participantes, mas isso é coisa cultural da sociedade buritiense, infelizmente”, disse o padre.

Ex-usuário de álcool em seu depoimento
Já um ex-usuário de álcool que realiza tratamento no CAPS e não prova bebida alcoólica há mais de ano valorizou o trabalho dos profissionais. “Graças aos profissionais do CAPS, consegui largar o álcool. Foi no CAPS que eu renasci. O CAPS me tirou do fundo do poço”, disse emocionado um homem identificado como Bernardo.

O evento que teve uma participação de todos os funcionários do CAPS foi realizado na cidade porque a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o dia 26 de junho como o Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas.


















Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

3 comentários:

Fátima Silva disse...

Muito válida essa caminhada, mas temos o que pensar, pois vários pais não se preocupam com o presente e nem com o futuro dos filhos,então diante dessa situação deveria-se mudar de estratégia-como nos alertou uma amiga professora: deve-se abordar os pais, fazer palestras nas escolas dos 'bairros", usar seus pátios, chegar mais perto deles. As drogas em sua maioria das vezes está nas imediações do convívio familiar e não só nas ruas. Obrigada!

Lauro Amaral. disse...

Toda manifestação é válida !
mais do que adianta uma manifestação sem investimento em segurança pública, saúde e educação de qualidade ? o que muda o mundo não são opiniões e sim atitudes, pois de nada adianta vc chegar em um restaurante pedir o cardápio ler todas as iguarias e sair sem comer.
os gestores precisam se mobilizar e discutir soluções e não fazer uma mídia que amanhã será esquecida.
Lauro Amaral.

Lauro Amaral. disse...

Toda manifestação é válida!
mais do que adianta uma manifestação sem investimento em segurança Pública saúde e educação de qualidade?
pois de nada adianta você ir a um restaurante, ler o cardápio,apreciar todas as iguarias e sair sem comer.Os gestores precisam se mobilizarem para procurar soluções e não fazer mídia que amanhã será esquecida.
Lauro Amaral.