quinta-feira, 23 de abril de 2015

VIOLÊNCIA

Detentos são queimados durante rebelião na Penitenciária de Esperantina
A Penitenciária de Esperantina comporta tem capacidade para 124 presos, mas hoje conta com 304.

Durante a rebelião ocorrida na manhã desta quarta-feira (22), na Penitenciária de Esperantina, no interior do Piauí, dois detentos, identificados como Luiz Marcos da Costa, vulgo Pimentinha, e Francisco das Chagas Costa, foram mortos e tiveram os corpos queimados.

Corpos carbonizados / Imagem: RevistaAz
Segundo Kleiton Holanda, diretor administrativo do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi), está havendo uma conferência para checar os danos que foram causados pela rebelião. Ele afirmou, ainda, que Luiz Marcos da Costa respondia pelo assassinato de um detento, ocorrido em outra ocasião. Francisco das Chagas havia sido transferido para Esperantina na manhã desta quarta-feira. 

Corpos carbonizados / Imagem: RevistaAz
O diretor cobrou providências por parte da Secretaria de Justiça. “Nós do sindicato, juntamente com a direção da unidade prisional, enviamos um relatório à Secretaria de Justiça falando das nossas demandas e até o momento nada foi feito. É um absurdo. E nós sabemos que tem recursos para atender às necessidades”, declarou. 

Rebelião na Penitenciária de Esperantina / Imagem: Reprodução/Portalesp
A Penitenciária de Esperantina tem capacidade para 124 presos, mas hoje comporta 304. “É uma situação caótica e grave. Vários presos daqui já foram transferidos e podem causar rebeliões nas unidades prisionais para onde foram encaminhados. São só cinco agentes penitenciários por plantão, é muito pouco para controlar tantos detentos”, disse, reforçando a necessidade da realização de um concurso público para o cargo de agente penitenciário.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: GP1

Nenhum comentário: