sábado, 20 de outubro de 2012

OLHO NESSE POVO

Prefeitos que atrasarem salários podem ter contras reprovadas pelo TCE
Além do alerta e fiscalização do TCE, está previsto para a próxima segunda-feira (22).


O Tribunal de Contas do Estado (TCE) promete fechar o cerco contra os gestores municipais que não cumprirem a lei. O presidente do Tribunal, Kennedy Barros, alertou na última quinta-feira (18), que os prefeitos que atrasarem os salários dos servidores durante os três meses de transição de governo poderão ter as contas reprovadas. 

"Gestor que não obedece a Lei, perde a eleição e não permite que o prefeito eleito instale a equipe de transição não é um gestor responsável. Pensando dessa forma é que vamos priorizar a auditoria nos municípios que não instalarem as equipes de transição", diz o presidente do TCE, Kennedy Barros, ressaltando que a medida assegura a aplicação da Lei Estadual que institui a instalação das equipes de transição de governo e evitar a lapidação do patrimônio público.

A Lei Estadual nº 6.253/2012, de autoria do deputado estadual Fábio Novo, prevê que os candidatos eleitos para o cargo de prefeito têm o direito de instituir equipe de transição para inteirar-se do funcionamento dos órgãos e entidades integrantes da Administração Pública Municipal antes de tomarem posse. "Prefeito que faz tudo direito, que é correto, não teme a nova Lei. É uma norma moralizadora, que eleva o nível da Administração Pública e coíbe possíveis falcatruas", declarou o deputado através de sua assessoria.

Além do alerta e fiscalização do TCE, está previsto para a próxima segunda-feira (22), a partir das 8 horas, a reunião de membros de diversos órgãos de controle para a formação de uma comissão que terá como função regulamentar a Lei de Transição de Governos no Piauí. Está prevista a participação de representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI), Controladoria Geral da União (CGU), Polícia Federal, Receita Federal, Tribunal de Contas da União (TCU) e TCE.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) / Fonte: ASCOM

Nenhum comentário: