domingo, 17 de janeiro de 2016

SECA

Estiagem provoca seca e muda paisagem do rio Longá em Caxingó e Caraúbas do PI
Pescadores relatam que no início do ano atravessavam o rio a nado, todavia, agora é possível atravessar a pés enxutos.

O rio Longá, um dos principais rios da região norte do estado, está com o volume de água muito abaixo do nível esperado nesta época do ano. O fato tem contribuído para que o cenário da vegetação da região também tenha mudado drasticamente.


O rio costuma atingir seu nível máximo entre os meses de março a maio com o período de inverno, a partir de quando começa sua vazante. A distribuição irregular e a menor quantidade de chuvas que caiu na região no ano passado é uma das causas para a baixa no rio. Uma situação lamentável que tem assustado os pescadores e agricultores do entorno de suas nascentes, mais precisamente nos municípios de Caxingó e Caraúbas do Piauí.


Pescadores relatam que no início do ano atravessavam o rio a nado, todavia, agora é possível atravessar a pés enxutos. A vegetação predominante da região é a caatinga, vegetação esta que é adaptada à escassez de água, o restante ainda sofre com a aridez. O clima na região está cada dia mais quente, chegando à marcar cerca de 40 graus em Caxingó. Com o aumento das queimadas nesta época do ano, as temperaturas tendem a aumentar significativamente. 


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Tribuna do Norte / Fotos: Antonio Firme

Nenhum comentário: