terça-feira, 16 de abril de 2024

ABASTECIMENTO D'ÁGUA

Avança a obra de instalação da Estação de Tratamento de Água da Adutora em Buriti dos Lopes

A construção da obra faz parte do maior programa de investimentos em obras e serviços da história de Buriti dos Lopes, o Acelera Buriti. 

O tão desejado sistema de abastecimento de água de Buriti dos Lopes está bastante avançado. Desde junho do ano passado as obras da adutora estão em plena execução. Com previsão de ser concluída até o início do próximo ano, a implantação da rede de abastecimento irá beneficiar a população da zona urbana buritiense e do povoado Barra do Longá, estimada em mais 14 mil habitantes. Na manhã desta terça-feira (16/04), a reportagem andou conferindo o andamento dos serviços que estão sendo executados.

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

As obras de instalações da tubulação de grande diâmetro para transportar água tratada até o reservatório passando pelas ruas da cidade já foram concluídas, e agora entrou a fase de instalação da Estação de Tratamento de Água (ETA), no povoado Barra do Longá, para que a água tratada chegue até as residências na sede do município e no povoado, de onde será captada do Rio Parnaíba.

O projeto que foi uma luta incansável do prefeito Júnior Percy (PP), junto ao senador Ciro Nogueira (PP), é desafiador, uma vez que o trajeto da adutora tem mais de 9km, com variação de altitude entre a captação e reservatório. O sistema receberá estações de bombeamento para que a água chegue até a ETA e depois seja levada até o reservatório para sua distribuição. A construção da adutora e a implantação da Estação de Tratamento de Água recebeu investimento de mais de R$6 milhões.

A construção da obra faz parte do maior programa de investimentos em obras e serviços da história de Buriti dos Lopes, o ‘Acelera Buriti”, com recursos oriundos do Governo Federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), através de emenda parlamentar do senador Ciro. 

A obra tem o objetivo de melhorar o abastecimento de milhares de famílias e acabar de vez com a falta de água nessa região do município, que há décadas sofre com os péssimos serviços oferecidos pela Agespisa.



Fonte e imagens: ASCOM / PMBL

Nenhum comentário: