sexta-feira, 12 de abril de 2024

RAPIDINHAS

 

Voltamos!

Estamos de volta nesta sexta-feira (12/04) no Boca do Povo com as últimas RAPIDINHAS de Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Caraúbas, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves, Murici dos Portelas e Parnaíba. Tem sempre uma novidade pra contar a vocês. Fato ou boato? Saberemos dia após dia na medida em que o cenário vai se desenhando. Agora curta nossas notícias curtinhas. Há, e se pegar ar é pior!

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

GIRO POR BURITI DOS LOPES

Pegando fogo

A política começou a "pegar fogo" na cidade com algumas pessoas interessadas no pleito eleitoral fazendo suas apostas.

Visitas

As pré-candidatas do prefeito Júnior Percy, Laura Rosa e Ana Lúcia iniciaram uma programação de visitas, começando pela zona rural do município.

Final de semana agitado

O final de semana foi bastante agitado para as pré-candidatas a prefeita Laura Rosa e a vice Ana Lúcia Tavares. Ambas estiveram em vários locais no sábado e domingo.

Com a Deusa

Dentre os encontros, Laura e Ana Lúcia foram a um piquenique que contava com a presença da vereadora Deusa de Moraes e muitos jovens. Fotos ganharam as redes sociais.

Com a Lila

As pré-candidatas também tiveram encontro com a pré-candidata a vereadora, Lila do Povo. Encontro esse bastante agradável que contou com a presença de apoiadores de Lila.

Pé na estrada

E a semana, se iniciou com Laura e Ana Lúcia botando os pés na estrada e a zona rural mais uma vez recebeu a visita das pré-candidatas. As mulheres tem tirado os finais de tarde e noite para suas andanças.

Lançamento

O grupo liderado por Júnior Percy prepara uma data para o grande evento de lançamento das pré-candidaturas de Laura Rosa a prefeita, Ana Lúcia a vice e dos 36 pré-candidatos a vereador.

Empolgação

O evento político deverá sacudir a cidade e reunir caravanas de todos os cantos do município. A expectativa e empolgação dentro do grupo é grande para esse dia. A campanha promete.

Esconde o homem

E o assunto na cidade foi o fato da pré-candidata oposicionista a prefeita Jaqueline do Batista da Loja ter “escondido” o esposo durante um evento político na fazenda do Zé.

Mantendo distância

Os comentários são que, a ordem é deixar Batista da Loja longe da pré-candidata durante os eventos políticos e suas andanças para não queimar ainda mais o filme de Jaqueline.

Não se aproximou

Dizem que Batista da Loja até tentava se aproximar de Jaqueline durante o evento, mas, logo era contido pelo animador de palco que dizia: “calma aê, vai dar mais uma voltinha, tá acabando”.

Tudo pelo poder

Realmente, Batista da Loja não foi visto em nenhuma foto divulgada pela mídia da pré-candidata. Ao que tudo indica, Jaqueline pretende “abdicar” do esposo durante a pré e a campanha, com a ambição de chegar ao poder.

Competência e sorte

O prefeito Júnior Percy além de ser um bom estrategista e grande articulador político, parece ter a sorte do seu lado, principalmente nas eleições deste ano.

Se livrando

O comentário de um internauta nos chamou a atenção, quando ele disse que Júnior Percy está conseguindo se livrar dos “encostos ruim” que tinha no grupo, deixando a base governista mais leve.

Ficha suja

Foi divulgada nesta semana pelo TCE-PI a lista dos gestores e ex-gestores inelegíveis, e para surpresa de zero pessoa, consta o nome da ex-prefeita Ivana Fortes.

Fora do jogo

De acordo com a Lei da Ficha Limpa, a ex-prefeita estaria inelegível até dezembro deste ano, ou seja, impedida de participar do pleito eleitoral na disputa em qualquer cargo. É ficha suja.

Mudança de planos

A inclusão de Ivana Fortes na lista pode impactar diretamente seus planos para as eleições municipais, já que a mesma tinha pretensões de ser candidata a vice-prefeita pela oposição.

Confusão

Já o ex-suplente de vereador Branco da Barra, ameaça rompimento caso não seja escolhido para ser o candidato a vice-prefeito pela oposição. Ele já descartou candidatura a vereador.

Áudios vazados

Em áudios vazados em grupos de WhatsApp, o homem se diz revoltado com alguns nomes que estão sendo especulados. Branco quer um vice da zona rural e botou seu nome à disposição.

A desconhecida

Um nome desconhecido para vice-prefeita na chapa de oposição que também vem sendo especulado é o da esposa do ex-governador Zé Filho, que nem este blogueiro sabe o nome.

Especulação

Mas, dificilmente, Zé Filho vá se aventurar em emplacar sua mulher de vice, exatamente por ela não ser da cidade, o que seria um "prato cheio" para os adversários.

Terceira via

Surgiu durante a semana por meio de pessoas ligadas ao ex-prefeito Bernildo “Jacaré” Val que não está descartada a possibilidade do PSD sair como terceira via nas eleições deste ano.

Insatisfeitos

Muitos aliados de dentro do “ninho do jacaré” não estão engolindo a pré-candidatura de Jaqueline do Batista da Loja e, soubemos que até o mês de julho, data das convenções, tudo pode acontecer.

O foco é outro

Alguns jacarés que conversaram com nossa reportagem, nos informaram que por enquanto, o foco é só a pré-candidatura a vereador de William Val, já para prefeita(o), só mais adiante.

Não voltam mais

Soubemos que muitas famílias que já tinham sido comunicadas por Bernildo Val que o mesmo iria se aliar com o grupo de Júnior Percy, tendem a ficar no ‘aquário’.

Desagradou jacarés

A decisão, pelo menos por enquanto do ex-prefeito Bernildo seguir com a oposição, não agradou alguns aliados que já estavam empolgados com a união “jacaré-peixe”.

Peixe lucrando

Aliados de Bernildo nos informam que muitos não estão querendo continuar na oposição com o grupo do Batista da Loja e preferem partir para as eleições com o grupo do Sardião.

Aquário enchendo

Para muitos, essa indecisão de Bernildo ajudou o prefeito Júnior Percy, que tem conseguido angariar para seu grupo vários ex-jacarés. A agenda de visita será extensa nos próximos dias.

Mais dois inimigos juntos

Outros dois fatos que tem contribuído para a debandada de jacarés para o aquário foi a chagada da Ivana à oposição e agora mais recente, um inimigo feroz de Bernildo que correu para o colo do Batista da Loja.

Torre de Babel

O grupo de oposição tem tantos inimigos juntos que vêm sendo batizado de “Torre de Babel”. É tanto bicho no mesmo habitat que quando começarem a se comer, não vai sobrar ninguém.

Divulgando seu nome

A jovem Laís Percy, iniciante na política e que disputará uma vaga ao legislativo municipal neste ano começou sua pré-campanha realizando visitas às residências de familiares, parentes e amigos da família. Uma boa iniciativa da pré-candidata a vereadora que começa apresentar seu nome e suas ideias.

Perseguição

E a perseguição do grupo de oposição começou. A primeira vítima foi o radialista Pedro Guimarães que foi demitido da Rádio Buriti FM que pertence ao ex-governador Zé Filho.

Chantagens

O motivo seria pelo fato do pré-candidato a vereador Pedro Guimarães não ceder as chantagens para seguir com o grupo da oposição. Pedro preferiu seguir o grupo de Júnior Percy.

Em pré-campanha

Quem vem chamando atenção nas últimas semanas após anunciar oficialmente sua pré-candidatura a vereador nas redes sociais é o jovem William Cardoso Val, filho do ex-prefeito Bernildo Val.

Rede social

William Val está usando suas redes sociais para divulgar sua pré-campanha para vereador, o jovem vem ganhando diversos elogios de vários políticos e simpatizantes das mais variadas idades.

GIRO PELA REGIÃO

Caxingó I

O vereador Geovane Calafate que é conhecido por não apresentar projetos de interesse da população e por apenas querer tumultuar a gestão municipal, agora deu para atacar populares durante as sessões.

Caxingó II

Na última sessão, Calafate usou do seu tempo de fala para atacar um servidor/morador do município. Numa demonstração de que não consegue nem seguir o regimento da Casa.

Caxingó III

E continua a incerteza de quem será o vice da oposição. É um “joga pra lá, joga pra cá danado”, e até agora eles não conseguiram se entender. Já estão oferecendo até para adversários a vaga.

Caxingó IV

O ex-secretário de Saúde e vereador João Lima, voltou para a Câmara e na última sessão ‘chegou chegando’. O homem se saiu muito bem na sua volta. João promete botar moral, principalmente na questão do presidente seguir o rito e o regimento interno da Casa, coisa que não vem acontecendo.

Caxingó V

A sessão teve seus momentos tensos, quando o vereador Reginaldo Silva foi interrompido por Geovane. Reginaldo então, mandou ele se calar que a vez da fala não era dele. Calafate não gostou e a zoada foi grande.

Caxingó VI

E o incansável prefeito Magnum Cardoso se prepara para outro fim de semana. Como já é rotina, o gestor deverá percorrer vários povoados para conversar de perto com os moradores.

Caxingó VII

Magnum e Dra. Jackline vivem a expectativa para inaugurar e entregar a quadra e praça do povoado Taboquinha, obra essa reivindicada há anos pelos moradores da comunidade e atendida pela atual gestão.

Caxingó VIII

A gestão municipal iniciou a reforma e ampliação do posto de saúde da localidade Centro. A obra está a todo vapor e vem agradando os moradores.

Caxingó IX

Soubemos que o vereador oposicionista Luiz Carlos anda preocupado com as constantes visitas do pré-candidato governista a vereador Gil do Sindicato na região de Cajazeiras de Baixo.

Caxingó X

Dizem que o vereador fica só de “butuca”. É o Gil saindo de uma casa, e Luís Carlos entrando em seguida para saber o teor das conversas. O homem parece mesmo preocupado.

Caraúbas do Piauí I

Quem voltou a figurar na lista dos ficha suja do TCE-PI foi o ex-prefeito Manoel Pacheco, que teve seu nome incluso na lista por irregularidades nas contas de Governo referente ao ano de 2014.

Caraúbas do Piauí II

Na reprovação das contas de Governo, o julgamento aconteceu em 09 de outubro de 2017. Ou seja, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, Manoel Pacheco estaria inelegível até o mês de outubro de 2025. 

Caraúbas do Piauí III

Para ser candidato nas eleições deste ano, o ex-prefeito terá mais uma vez que correr atrás de liminar para se candidatar, sem a certeza de que caso vença, possa tomar posse. A situação de Manoel Pacheco é incerta.

Caraúbas do Piauí IV

A inclusão de Manoel Pacheco na lista pode impactar diretamente seus planos políticos para as eleições municipais, cabendo agora a Justiça Eleitoral analisar sua situação. Com a rigidez que vem tendo a Corte, Manelão está na berlinda.

Caraúbas do Piauí V

Manoel Pacheco é o típico político que não abandona a família nem na hora de sujar os nomes. Na lista de inelegíveis, ou seja, ficha suja, aparecem também a esposa, a filha e a irmã do ex-prefeito.

Caraúbas do Piauí VI

A irmã Simone Ramos cometeu irregularidades com o Fundo Municipal de Saúde, já a filha Ana Paula Pacheco com o FUNDEB e a esposa Antônia Pacheco com o Fundo da Assistência Social.

Murici dos Portelas I

E quem bateu o recorde de aparições na lista dos inelegíveis do TCE-PI na região foi o ex-prefeito Ricardo Sales que governou o município por 8 anos em dois mandatos seguidos.

Murici dos Portelas II

Ricardo aparece com suas contas reprovadas dos anos de 2013, 2016 e 2017, isso o que conseguimos ter acesso. Do jeito que a coisa vai, o ex-prefeito só poderá ser candidato em 2032.

Murici dos Portelas III

E quem ficou aliviada de não ter seu nome na lista dos inelegíveis do TCE foi a ex-prefeita Auridea Santos que deverá ser a candidata pela oposição com a saída do esposo Bernardo Nezim do jogo.

Murici dos Portelas IV

A ausência do nome de Auridea nessa lista animou os aliados que acreditam que a mulher é um nome forte para concorrer contra a ex-prefeita Ana Lina que deverá ser a candidata governista.

Bom Princípio do Piauí I

Com 53,71% das intenções dos votos na pesquisa do Instituto DataNorte, registrada no TSE com o Nº 06562/204, o prefeito Lucas Moraes caminha para ser reeleito nas eleições deste ano.

Bom Princípio do Piauí II

Seu principal adversário, o ex-prefeito Apolinário Costa, aparece 23 pontos atrás, com 30,29% das intenções de votos. Um cenário difícil de ser revertido.

Bom Princípio do Piauí III

Outro fator complicador para o ex-prefeito Apolinário é que seu nome apareceu na lista dos políticos inelegíveis divulgado nesta semana pelo TCE-PI. Possivelmente, terá que correr atras de liminar para ser candidato.

Bom Princípio do Piauí IV

Apolinário Costa, teve seu nome incluso na lista por irregularidades nas contas de Gestão referente ao ano de 2016, primeiro ano de seu mandato.

Bom Princípio do Piauí V

Na reprovação das contas de Gestão, o julgamento aconteceu em 15 de março de 2019. Ou seja, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, Apolinário estaria inelegível até o mês de março de 2027. 

Cocal I

Cresce o sentimento pelo nome de Dr. Cristiano no município. O pré-candidato vem aumentando sua popularidade e já é visto por muitos como próximo prefeito dos cocalenses.

Cocal II

As adesões que tem recebido toda semana tem deixado o grupo do Doutor empolgado, mas, ao mesmo tempo agindo com os pés no chão, e nada de menosprezar os adversários.

Cocal III

Cristiano é visto hoje como a renovação de um povo saturado de anos com a mesmice. A união do grupo de Rubens Vieira com o do ex-prefeito Monção deve favorecer a oposição.

Cocal IV

Nem mesmo a pesquisa do Instituto Credibilidade, divulgada pela mídia nesta semana animou os aliados de Rubens Vieira e do prefeito Douglas Lima. Para muitos, a fake news não colou.

Cocal V

Segundo moradores cocalenses, os números apresentados pelo instituto em que colocam o prefeito Douglas na dianteira, são bem diferentes do que se sente nas ruas da cidade.

Cocal VI

Alguns deles brincaram que a pesquisa foi feita na casa do deputado nos finais de semana, quando um aglomerado de pessoas se reúne para receber agrado$ do grupo.

Cocal VII

Políticos experientes e que conhecem a política cocalense, acreditam que o império do deputado Rubens Vieira começará a se desmoronar a partir das eleições deste ano. Será?

Cocal VIII

Em enquete realizada na nossa página no Instagram, 2/3 dos internautas dizem não acreditar nos números da pesquisa realizada na cidade e divulgada nesta semana, ou seja, para 67% o levantamento é fake.

Cocal dos Alves I

Depois de ter se filiado ao PSD, para disputar as eleições municipais deste ano, o renomado professor de matemática Antônio Cardoso do Amaral, pré-candidato à prefeito, tem tirado o sono do prefeito Osmar Vieira.

Cocal dos Alves II

Responsável por ajudar a colocar a escola estadual Augustinho Brandão na melhor posição em todo o país e por ser bastante conhecido, o professor Amaral deve tornar as eleições mais acirradas este ano no município e dará trabalho ao grupo de Osmar.

Cocal dos Alves III

E nesta sexta-feira, está marcado um grande evento de lançamento das pré-candidaturas de prefeito, vice-prefeito e vereadores do partido PSD. Amaral está bastante empolgado e vem recebendo diversas adesões e manifestações populares de apoio a sua pré-candidatura.

Parnaíba I

Uma pesquisa encomendada a um instituto com fama de acertar, pelo partido aliado do Karnak não foi registrada no TRE e foi engavetada. A coluna do Silas Freire teve acesso aos números, porém, como não foi registrada, não podemos detalhar.

Parnaíba II

Mas uma coisa é certa: o menino do Mão Santa, o ex-secretário Francisco Emanuel, é um fenômeno na sondagem. Dr. Hélio continua em uma guerra com o seu alto índice de rejeição e o ex-prefeito Zé Hamilton, eleitoralmente, ainda é muito forte na cidade. 

Parnaíba III

Com o final das filiações que movimentaram a janela partidária, o pré-candidato a prefeito, Dr. Hélio (MDB), fechou a temporada com resultado animador. O pré-candidato tem agora o apoio de 12 dos 17 vereadores da Câmara.

Parnaíba IV

São 4 vereadores do MDB: André Neves, Joãozinho do Trânsito, Carlson Pessoa e Zé Filho Caxingó; 4 do Republicanos: Daniel Jackson, Renatinho Cepisa, Taylon e Irmão Marquinho; 2 da Federação PT/PCdoB/PV: Fátima Carmino e Davi Soares; e 2 da Rede: Ronaldo Prado e Assis Car.

Parnaíba V

Aliados do prefeito Mão Santa e da deputada Gracinha Moraes Souza estão empolgados com a aparente aceitação do engenheiro Francisco Emanuel como pré-candidato do grupo.

Parnaíba VI

A euforia dos aliados de Mão Santa chegou aos bares da cidade no último final de semana, quando "apaixonados" pelo grupo chegaram a soltar foguetes. Eufóricos, eles gritavam num bar na margem do Igaraçu que o adversário do grupo é Zé Hamilton.

Parnaíba VII

Durante a semana circularam com insistência nos corredores políticos da cidade que o ex-governador Zé Filho estaria trabalhando para sua mulher sair candidata a vice de Dr. Hélio.

Parnaíba VIII

Aliados de Mão Santa e de Zé Hamilton espalham na cidade que o deputado Florentino Neto perdeu o interesse na indicação de sua esposa para compor a chapa de Dr. Hélio "porque está com medo da taca".

Parnaíba IX

Políticos parnaibanos têm comentado com frequência que Florentino "não faz questão" de indicar Flaviana, como candidata a vice na chapa do Karnak. Um membro da direção do PT local confidenciou que o deputado não tem demonstrado interesse na participação de sua mulher na campanha deste ano.

Deputado federal Florentino Neto (Foto: Divulgação)

Continue aqui...

Continuamos de olho em tudo que acontece em Buriti dos Lopes, cidades vizinhas e na internet. Continue acessando as novidades do blog diariamente... Voltaremos em breve.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Com informações no Giro pela Região de Silas Freira e Feitosa Costa

Um comentário:

Joelly Santos disse...

Esse piquenique rendeu bastante, inclusive deixou a parte que estavam fazendo a diversão com lixos , é disso que precisamos pra nossa cidade!