sexta-feira, 18 de outubro de 2024

RAPIDINHAS

 

Voltamos!

Estamos de volta nesta sexta-feira (18/10) no Boca do Povo com as últimas RAPIDINHAS de Buriti dos Lopes, Caxingó, Caraúbas, Murici dos Portelas, Bom Princípio, Cocal e Parnaíba. Tem sempre uma novidade pra contar a vocês. Fato ou boato? Saberemos dia após dia na medida em que o cenário vai se desenhando. Agora curta nossas notícias curtinhas. Há, e se pegar ar é pior!

CLIQUE AQUI e siga o BOCA DO POVO no INSTAGRAM

GIRO POR BURITI DOS LOPES

Análise

Passado as eleições municipais, voltamos com uma edição especial das nossas Rapidinhas para fazer uma análise sobre o pleito eleitoral aqui no município e cidades vizinhas.

Se acabou

Mesmo se dedicando dia e noite a campanha eleitoral, a ex-prefeita Ivana Fortes mostrou que está sem força e sai da eleição de 2024, “enterrada politicamente”.

Fracassados

Trabalhando abertamente, juntamente com seu filho e atual vice-prefeito para eleger o vereador Everton da Barra e a candidata Jaqueline, Ivana e Jarbas Filho fracassaram. Erraram feio ao abandonar o grupo de Júnior Percy.

Não adiantou gritar

A ex-prefeita que “gritava” que iria derrubar seu ex-aliado, o vereador Dandim, viu o vereador sair das urnas reeleito e com uma votação bem superior à de 2020.

Sem Brito na Câmara

A candidata a prefeita derrotada Jaqueline do Batista da Loja (PT) ficou sem representação na Câmara Municipal. Jaqueline e Batista não tiveram força para eleger seu candidato a vereador Zezão (PT), que teve votação pífia.

Percentual menor

Mesmo obtendo 6.028 votos, Jaqueline teve um percentual menor (42,08%), do que a votação de Bernildo “Jacaré” Val em 2020 (42,47%) quando foi candidato pela oposição.

Derrotada

Ou seja, Bernildo conseguiu ser mais competitivo do que a mulher do Batista da Loja. Jaqueline sai das eleições também como a grande derrotada e na incerteza se terá força para se manter líder do grupo.

Votação baixa

Nos bastidores da política buritiense, o comentário é que a votação que Bernildo Val conseguiu para seu filho William Val foi decepcionante. Mas, pelo menos conseguiu eleger. Já Jaqueline, fracassou com seu candidato a vereador.

Muita zoada e poucos votos

Quem vez zoada demais, chegando a ser condenado por propagar fake news foi o vereador Juscelino “Tubarão-martelo”, eleito na ‘rebarba’. O “zuadento” sai como grande decepção da eleição. Caiu de primeiro em 2020, para antepenúltimo em 2024.

O peso da campanha

Burburinhos na campanha da Borboleta, são que o Tubarão mais atrapalhou do que ajudou. Alguns aconselham o mesmo a rever seus métodos nas próximas eleições.

Prepotência

Engolido pela porca, o vereador Everton da Barra, continua prepotente nas redes sociais. Dizem que o erro dele foi desafiar o prefeito Júnior Percy. Pagou caro por isso.

O grande erro

No discurso da vitória, Júnior Percy lembrou que dias atrás, Everton havia dito que iria esfregar o diploma de vereador reeleito na cara do prefeito. Foi aí que ele cometeu seu grande erro.

O tiro

Ao desafiar Júnior Percy, o vereador Everton da Barra tomou o “tiro de misericórdia” e enterrou sua eleição. “Barriga verde” na política, Everton terá muito o que aprender. Ainda mais quando se desafia um grande líder. Fica a lição. 

Acordou tarde

Zé Filho da Coroa pode ter dado ponto final na sua carreira política. Se tivesse se esforçado mais um pouco, teria “comido” a vaga do Tubarão. Agora é tarde, só resta engolir o choro.

Da mesma família

Para quem não sabe, os três vereadores eleitos pela oposição, são representantes de uma mesma família. William, Juscelino e José Luiz Júnior pertencem ao mesmo grupo familiar no município.

Ameaça a Borboleta

Com uma votação surpreendente, o vereador José Luiz Júnior foi reeleito e pode ser a grande ameaça para Jaqueline na oposição. O parlamentar poderá encabeçar a chapa em 2028 e já fala isso abertamente.

Decepcionados

A informação que temos é que alguns deputados ficaram decepcionados com a votação de seus aliados no município. Prometeram uma coisa, e as urnas responderam outra.

O grande nome

Júnior Percy termina o pleito eleitoral fazendo história na eleição buritiense e se torna uma das principais figuras política da região norte piauiense.

Histórico

Júnior é o primeiro prefeito reeleito do município a conseguir eleger um(a) sucessor(a). Para um opositor que conversou com a reportagem, Percy sai da campanha como o cara da eleição.

Especulação

O nome de Júnior Percy ganhou tanta força na região que já vem sendo cotado como possível candidato a deputado estadual nas eleições de 2026.

Vencedor

Diversos candidatos apoiados por Júnior Percy na região norte do Piauí saíram vencedores nas eleições, tanto para prefeito, como vice-prefeito e vereador.

Resistiu

Já a prefeita eleita Laura Rosa, resistiu aos inúmeros ataques sofridos quase que diariamente nas redes sociais. A oposição em desespero apelou para tudo que existe de baixo na política.

Sem baixar o nível

Laura Rosa soube conduzir a campanha sem baixar o nível e com isso, passou a ganhar pontos com a população, que muitas vezes era solidária com sua pessoa durante as visitas.

Adversária jogou baixo

Diferente de sua adversária Jaqueline Brito, que levou algumas condenações por fake news na justiça eleitoral, inclusive, nesta semana saiu mais uma condenação.

Trabalho reconhecido

A grande votação do vereador eleito Fernando Liberato (MDB) é fruto do seu trabalho à frente da educação municipal. O secretário sempre se destacou enquanto exerceu a função.

Líder

Reeleita para mais um mandato na Câmara Municipal, a vereadora Deusa de Moraes (MDB) se consolida como forte liderança política no município.

Merecimento

Eleitos vereadores pelo Republicanos, Luiz Filho e Zé Filho do Estreito fizeram por onde merecer uma vaga na Câmara. Os dois sempre estiveram entre os cotados para serem eleitos.

Promessas

Novatos na política, suplentes de vereadores Jesus do Dênis, Valdomiro e Laís Percy são promessas boas na política buritiense, e saem com força para seguir adiante.

Concorrência

A baixa votação do vereador Frank Souza, que não conseguiu a reeleição foi uma surpresa. A grande concorrência pode ter atrapalhado o parlamentar. Mas, continua com força política.

Enganada de novo

A ex-vereadora Iranildes Braga (PSD) caiu mais uma vez no “canto da sereia” e fica sem mandato. A suplente se quiser, já pode pedir música no Fantástico.

Ele voltou

O ex-vereador e agora vereador eleito Bené Ibiapina mostrou que ainda tem força e conseguiu voltar à Câmara. A oposição que dizia que ele estava “morto”, quebrou a cara.

Aumentou a votação

Mesmo com ataques sofridos nas redes sociais por adversário sem expressão política, o presidente da Câmara, Jefferson Chaves aumenta sua votação e conseguiu a reeleição.

Comendo pelas beiradas

O “mineirinho” vereador Dedé, conseguiu mais uma reeleição com votação expressiva. O vereador continua dominando a região do Grande Salgadinho.

Chororô

Dizem que o aniversário da Borboleta foi regado por muito choro. As figuras presentes, tentavam sorrir para as câmeras, mas por dentro, era dor grande.

Excluídos

Teve gente que passou o tempo todo nas redes sociais brigando pela candidata petista, mas, foi dispensado dos comes e bebe.

Nem a turma da Xuxa

Até mesmo as “paquitas” que na hora de gravar e brigar nas redes sociais estavam lá mostrando a cara, foram dispensadas do vinho, cerveja e da comilança.

Só para alguns

Falam que só os “babões” mais próximos foram convidados. Relatos que o empresário Batista da Loja não queria meter a mão bolso para fazer uma grande festa. “Tem muita multa chegando para pagar”.

GIRO PELA REGIÃO

Caxingó I

O prefeito reeleito Magnum Cardoso (Progressistas) se consolida como a maior força política do município e sai como o grande vencedor dessas eleições.

Caxingó II

A vitória gigantesca nas urnas com maioria de 1.816 votos, é fruto de uma nova política que ele resolveu implantar dentro do município, além de estar perto do povo a todo momento.

Caxingó III

E a tendência é que a chapa de vereadores da oposição venha cair e três vereadores eleitos pelo PSD, correm um sério risco de não serem diplomados.

Caxingó IV

Nesta quinta-feira (17) o Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Eleitoral se manifestou contra o recurso apresentado pela candidata Cândida Franco.

Caxingó V

Se o Tribunal Regional Eleitoral seguir a manifestação do MPF, a expectativa é que caia toda a chapa proporcional de oposição, uma vez que não terão atingido a cota de gênero. Erro gravíssimo.

Caxingó VI

Se os tribunais seguirem o que está previsto em lei, a coligação proporcional de Magnum Cardoso ficará com as 9 cadeiras na Câmara Municipal. Fato inédito no município.

Caxingó VII

Um fato é certo, Magnum Cardoso enterrou politicamente os dois últimos “Neris” de uma lapada só. Washington e Renato Filho pagaram caro por desafiar a popularidade do prefeito.

Caxingó VIII

O vereador derrotado Carlim Maricota pagou o preço da traição. Batizado no meio político caxingoense de “mercenário”, ele se enterrou politicamente por conta de sua ambição.

Caxingó IX

O vereador Pedro Brito, derrotado como vice-prefeito, vai sentir o gosto de não ter a prefeitura para mamar por quatro anos. Acostumado com as “tetas da viúva”, ele vai sentir falta do leite.

Caxingó X

Reeleito vereador com uma grande votação, Reginaldo Silva vem sendo cotado para ser o próximo presidente da Câmara Municipal. O homem é da confiança do prefeito Magnum.

Caraúbas do Piauí I

O prefeito Caburé (PT) sai gigante dessa eleição em seu município e deixa o comando da Prefeitura com uma gestão com altos índices de aprovação.

Caraúbas do Piauí II

A maioria estrondosa (1.022) que sua candidata a prefeita Andressa Leal (PT) foi eleita, mostra a força do atual prefeito, tanto na sede como na zona rural.

Caraúbas do Piauí III

A votação de Andressa, é um recado das urnas de que o trabalho da gestão Caburé vem sendo reconhecido pela população caraubense.

Caraúbas do Piauí IV

Com a derrota humilhante nas urnas, o ex-prefeito Manoel Pacheco deverá se aposentar da política e procurar um novo nome para tocar a oposição.

Caraúbas do Piauí V

O ex-prefeito Manoel perdeu feio e saiu como o grande derrotado dessa eleição. Seu jeito ultrapassado de fazer política foi reprovado pelo eleitorado.

Murici dos Portelas I

A prefeita eleita Ana Lina (PSD), venceu, mas passou sufoco na reta final de campanha. A maioria que as pesquisas lhe davam não se confirmou nas urnas.

Murici dos Portelas II

A imprensa da capital noticiou nesta semana que a Ana Lina vem sendo cotada como possível candidata à presidência da Associação Piauiense de Municípios (APPM) pelo PSD.

Murici dos Portelas III

Derrotado nas eleições, o candidato a prefeito Da Chaga (PRD) surge como uma grata surpresa dessa eleição. Mesmo lançado de última hora, teve uma votação surpreendente.

Murici dos Portelas IV

Da Chaga deverá herdar a oposição e se tornar o novo líder do grupo. A oposição pecou por insistir no erro do passado. Que tenha servido de lição.

Bom Princípio do Piauí I

Nos bastidores, os comentários são que as polêmicas envolvendo a gestão municipal atrapalharam a reeleição do prefeito Lucas Moraes (MDB).

Bom Princípio do Piauí II

Além disso, os envolvimentos de aliados em escândalos que ganharam repercussão negativa na mídia estadual derrubaram sua campanha.

Bom Princípio do Piauí III

Lucas Moraes é novo e pode ressurgir no futuro, mas, terá que mudar algumas de suas atitudes e se desgarrar de alguns personagens que lhe cercam.

Bom Princípio do Piauí IV

O prefeito eleito Apolinário (PSB) esperava uma eleição mais apertada, nem ele acreditava que venceria com uma maioria acima dos 500 votos.

Cocal I

População cocalense mostrou que não se vende e nem se rende aos caprichos do deputado. O homem achava que tinha o eleitorado na palma da mão, se enganou e quebrou a cara.

Cocal II

Relatos que o deputado Rubens Vieira (PT), revoltado, teria quebrado tudo dentro do quarto de sua casa após receber o resultado e ter a certeza da derrota.

Cocal III

O prefeito derrotado Dr. Douglas (PT) teria ouvido muitos desaforos da boca do deputado. Falam que o clima ficou hostil entre os dois pós eleição.

Cocal IV

Já o prefeito eleito Dr. Cristiano (Republicanos) surge como a nova esperança da população, que vem se sentindo abandonada pelo poder público, principalmente na área da saúde.

Cocal V

O grupo do deputado Rubens que viveu anos de escândalos, sendo noticiado na mídia estadual e nacional, recebeu o recado das urnas.

Cocal VI

Uma licitação milionária de combustível, pós derrota do prefeito Dr. Douglas levantou suspeitas semana passada entre a população e ganhou repercussão na mídia.

Cocal VII

Comenta-se na “rádio calçada” que tal licitação seria para pagar uma dívida milionária com um posto de combustível da cidade. A farra teria acontecido no período eleitoral.

Cocal VIII

Populares flagraram nesta semana, documentos públicos e particulares de posse da Prefeitura sendo queimados num matagal da cidade. As imagens ganharam as redes sociais.

Cocal IX

Imediatamente internautas começaram a se indagar: “eles devem ter muito o que esconder”, ou, “deu-se início literalmente a queima de arquivos”. A verdade é que o fato é muito estranho.

Parnaíba I

Prefeito avisa que não vai a encontro proposto por Rafael. Francisco Emanoel considera que o governador quer limpar a poeira da derrota sofrida

Parnaíba II

Lá na China, Rafael Fonteles já recebeu sinal de que pode ser um fiasco a tal reunião que pretende com os prefeitos eleitos, em novembro.

Parnaíba III

O prefeito eleito parnaibano, Francisco Emanoel já lhe mandou a reposta: “Não vou participar de um evento midiático

Parnaíba IV

O jovem prefeito encabeça a lista dos que querem conscientizar Rafael que ele perdeu a eleição e não tem nada a lhes oferecer. Vai chegar o tempo em que eles podem se encontrar, agora não. 

Prefeito eleito de Parnaíba, Francisco Emanuel.

Continue aqui...

Continuamos de olho em tudo que acontece em Buriti dos Lopes, cidades vizinhas e na internet. Continue acessando as novidades do blog diariamente... Voltaremos em breve.

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: