quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

DIRETO DE BRASÍLIA - V

Na Capital Federal, Bernildo e Bruno participam de palestras sobre educação, saúde e planejamento
Os ministros Aloísio Mercadante, Alexandre Padilha e Miriam Belchior, proferiram as palestra durante o 2º dia do Encontro dos Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília.

O prefeito do município de Buriti dos Lopes, Bernildo Val (PR) e o vice-prefeito Bruno Pieca (PSB) participaram durante a terça-feira (29) de três grandes seminários, eventos integrantes do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, que está em andamento em Brasília desde a segunda-feira (28). Eles aproveitaram o dia para pegar informações relacionadas a convênios em vários estandes do Governo Federal.

O primeiro seminário do qual o prefeito e vice estiveram presente foi proferido pelo ministro da Educação, Aloísio Mercadante, e que lotou as dependências do auditório principal do Centro de Convenções Ulisses Guimarães. Mercadante ressaltou a importância da educação para o desenvolvimento econômico e social dos municípios. “Formar melhor os jovens e crianças significa melhores perspectivas de emprego e renda, nas melhores vagas, com os melhores salários”, disse.

Logo após, o vice-prefeito Bruno Pieca, participou de uma palestra proferida pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com o tema “Políticas de Saúde”.  O ministro anunciou que, a partir do mês que vem, os municípios poderão aderir ao Programa de Modernização do Atendimento. A inscrição, feita pela internet, possibilita o aumento do valor de custeio das unidades básicas de saúde, de acordo com o desempenho das equipes. “Teremos mais recursos para quem tem bom desempenho”, explicou Padilha.


Durante a tarde, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) foi tema da palestra apresentada pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. A importância de investimentos no PAC, o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) e as novas seleções do programa foram alguns dos temas abordados pela ministra, e ouvidos atentamente por Bernildo e Bruno.

De acordo com o prefeito de Buriti dos Lopes, a troca de experiências entre os prefeitos de todo o país é fundamental para uma boa visão da gestão pública. O prefeito aproveita a oportunidade de está presente no Encontro para conversar com prefeitos de todos os cantos do Brasil, conhecer suas experiências vitoriosas e deficiências.








Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: