quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

RECONHECIMENTO

Geólogo enviado pelo Governo Federal monitora áreas de risco em Buriti dos Lopes
O especialista faz parte da força-tarefa enviada pelo Governo Federal aos Estados atingidos pela chuva e enchentes.

Funcionários do CPRM
Um geólogo do Serviço Geológico do Brasil da CPRM (Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais) realizou nesta terça-feira (29), em Buriti dos Lopes, nas regiões de Coroa de São Remígio, Passagem das Canoas, Vale do Iracema, Barra do Longá, Ponte do Jandira e Várzea do Simão, zona rural buritiense, o monitoramento de todas as áreas de risco no município.

O especialista faz parte da força-tarefa enviada pelo Governo Federal aos Estados atingidos pela chuva e enchentes. O Portal Boca do Povo acompanhou de perto o trabalho. Vários profissionais estão fazendo o levantamento das áreas críticas em pelo menos 800 municípios brasileiros considerados em estado alerta.

De acordo com o geólogo Ivan Bispo, que esteve na Prefeitura Municipal buscando auxílio, sua meta era analisar todas as áreas de risco. “Nós estamos fazendo o reconhecimento de áreas de risco próximas a hospitais, escolas, creches, além de construções perto de morros, córregos e rios”.

O trabalho realizado no município de Buriti dos Lopes foi feitos com auxílio de GPS (Sistema de Posicionamento Global) e os dados disponibilizados em mapa com a descrição de cada área de risco identificada pelo geólogo. Os dados serão enviados à Defesa Civil Estadual e à Prefeitura.

O alto do morro em Coroa de São Remígio é registrado várias áreas de risco
“O mapeamento das áreas de risco do país hoje é uma realidade e todos os dados e informações estão sendo repassados aos Ministérios da Integração Nacional, Cidades e Minas e Energia. O trabalho da CPRM está sendo usado fortemente pela sociedade e pelos órgãos gestores na área de riscos naturais. Esse é um trabalho que enobrece a CPRM”, destacou o geólogo.

A CPRM está inserida nas ações do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais lançado em 2012 pela presidenta Dilma Rousseff. As ações do plano estão divididas em quatro eixos temáticos – prevenção, mapeamento, monitoramento e alerta e resposta a desastres, sob coordenação da Casa Civil da Presidência da República.
O geólogo pega o depoimento de uma dona de casa no povoado Coroa de São Remígio


Residência atingida pelas enchente dos últimos anos

Passagem das Canoas, residência às margem do rio

Povoado Barra do Longá sendo mapeado pelo geólogo

O geólogo fotografa residências em Barra do Longá

Barra do Longá

Residências às margem do rio Parnaíba no povoado Ponte do Jandira
Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: