sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

RAPIDINHAS


Voltamos!
Fala leitores. Voltamos com o quadro que movimenta o cenário político da nossa região norte do Piauí, sempre com notícias quentinhas e é claro, a cobertura do cenário de Buriti dos Lopes. É ano de eleições municipais e conteúdo é que não vai faltar para nossos milhares de leitores dos municípios da planície litorânea. É hora de ficar bem informado!

Buriti dos Lopes I
Tem sido cada vez mais frequente as aparições em eventos no município de Buriti dos Lopes da ex-prefeita Ivana Fortes ao lado do prefeito Júnior Percy. A dupla que vem formando alianças desde as eleições de 2008, quando o atual prefeito se lançou na política e foi eleito vereador, parece continuar unida para as eleições deste ano.

Buriti dos Lopes II
Forte liderança política no município de Buriti dos Lopes, a ex-prefeita Ivana vinha senda cortejada pelo ex-prefeito Bernildo Val para formar uma aliança para as eleições deste ano, inclusive, B. Val teria até lhe oferecido à vaga de vice-prefeito em sua chapa. Mas, ao que parece, o bajulo não vem dando certo.

Buriti dos Lopes III
Pessoas próximas a Ivana Fortes informaram ao blog que o ex-prefeito e seu irmão, o ex-vereador, sofrem grande rejeição dentro do grupo da ex-prefeita, principalmente por parte do filho, que exerce atualmente o cargo de secretário municipal de Esportes. Mas, quando se trata de política, tudo é possível, então, vamos aguardar os próximos capítulos.

Buriti dos Lopes IV
Com uma gestão equilibrada e que tem mostrado transparência nas aplicações dos recursos públicos, o prefeito Júnior Percy conseguiu adquirir mais um bem de suma importância para o município de Buriti dos Lopes. Trata-se da aquisição de um veículo modelo Van, equipada para o transporte da merenda escolar de mais de 5 mil alunos da rede municipal de ensino. Nas redes sociais, internautas buritienses parabenizaram o prefeito pelo feito e zelo com o dinheiro público.

Buriti dos Lopes V
Na noite do próximo dia 15 de fevereiro, a presidente da Câmara Municipal de Buriti dos Lopes, Jaqueline Brito e demais vereadores irão inaugurar a restauração e ampliação do prédio do Poder Legislativo do Município. O local contará também com uma galeria em homenagem aos ex-presidentes da Casa. A obra tem sido bastante elogiada por funcionários e populares que passam diariamente na frente do prédio.

Pesquisas na região
Um empresário da capital do estado do Piauí, Teresina, entrou em contato na semana passada com este blogueiro pedindo informações sobre nomes de pré-candidatos e o cenário político nos municípios de Buriti dos Lopes, Caraúbas do PI, Caxingó e Murici dos Portelas. Segundo nos informou, sua empresa iria encomendar pesquisas nos quatro municípios. Ele só não falou os motivos de está encomendando esses levantamentos.

Caraúbas do Piauí
Prefeito de Caraúbas do Piauí por quatro mandatos, Manoel Pacheco tem marcado sua consolidação no campo de oposição. Nome em crescente para as eleições deste ano, o pré-candidato à prefeito tem reunido lideranças e um núcleo de bons nomes da cidade para apresentar um plano de recuperação para o município, que tem enfrentado crises em várias áreas. Politicamente, Pacheco irá enfrentar poucos desafios, pois as articulações vêm sendo mantidas desde o período pós-campanha estadual. Manoel Pacheco tem grande capacidade de articulação e união e, esse é grande medo do grupo governista de Caraúbas. “Manelão tá no campo!”, costuma dizer um aliado ao blog.

Murici dos Portelas
Atualmente o páreo para a prefeitura em 2020 em Murici dos Portelas tem girado em torno da disputa entre candidata do prefeito (que deverá ser mesmo sua ex-esposa) x Auridea Santos, ex-prefeita do município. Nos bastidores não comenta mais outras candidaturas. O grupo do prefeito Ricardo Sales parece não parar de crescer. A última informação que chegou daquela cidade é dando conta da adesão do vereador Osvaldo ao seu grupo. Tentamos falar com o parlamentar, mas não obtivemos êxito, na próxima coluna traremos novidades.

Caxingó I
O pré-candidato a prefeito de Caxingó, Magnum Cardoso tem duas propostas de filiação em mãos para a disputa das eleições deste ano no município. Uma é para se filiar ao Republicanos, orientação recebida dos deputados Flávio Nogueira (Federal) e Flávio Nogueira Júnior (Estadual) que estão lhe apoiando, e a outra é do MDB, convite feito pelo senador Marcelo Castro, com quem o pré-candidato teve um encontro semana passada em Teresina.

Caxingó II
Mas, informações dão conta que os Republicanos deverá ser mesmo o destino de Magnum Cardoso, até mesmo pela aproximação com os deputados. O partido, que era comandado pelo deputado Gessivaldo Isaías, passa a ser dirigido no estado por Victor Coelho Cavalcante, indicação dos deputados Flávio Nogueira e Flávio Nogueira Júnior. Os dois ainda estão no PDT, mas de malas prontas rumo ao Republicanos. A troca de comando da sigla no Piauí aconteceu em comum acordo e apoio do deputado Gessivaldo.

Caxingó III
Já o prefeito Washington Luís disputará a reeleição pelo PSD, partido liderado no estado do Piauí pelo deputado federal Júlio César e deputado estadual Georgiano Neto. Os parlamentares tem inclusive destinado diversas emendas para construção de obras e serviços, beneficiando os moradores caxingoenses.

Bom Princípio do Piauí
Parece que nada que o prefeito de Bom Princípio do Piauí tem feito ultimamente surte mais efeito, o seu “Menino de Ouro” pré-candidato a prefeito não caiu nas graças do povo até o momento e, não se tornou o efeito esperado pelo tio. É como se a maioria da população se sentisse arrependida por 2016 e quer agora consertar o erro em 2020. Mas, a oposição tem que se unir para obter êxito.

Cocal I
Ao que tudo indica, Cocal terá mesmo três candidaturas nas eleições deste ano para prefeito do Município. De um lado a maior liderança daquela região, prefeito Rubens Vieira, deverá mesmo lançar seu vice-prefeito Nonatinho do Sindicato à sua sucessão. Com um seleto grupo de apoiadores e um vasto serviço prestado do município, Rubens tem tudo para eleger seu sucessor.

Cocal II
Do outro, o ex-prefeito Monção, uma “velha raposa” da política cocalense e, envolvido em diversos escândalos naquele município, age nos bastidores para eleger Dr. Cristiano. O médico já lançou sua pré-candidatura, mas tem evitado ultimamente, aparecer em fotografias e em público ao lado do ex-prefeito. Aliados do Doutor querem esconder a aliança da população, mesmo sabendo que é quase impossível. Monção é responsável por um passado de atrasos e desgraças que o município viveu e ainda não apagou da memória dos cocalenses. Quem de nós nunca ouviu esta frase: “Diga-me com quem andas e te direi quem és!”. Cuidado Doutor! 

Cocal III
E pelo meio, formando uma terceira via, está o descartado pelos oposicionistas, Gilson da Serraria. Muitos em Cocal acreditam que a oposição errou ao descartar o nome de Gilson e dando-lhe uma rasteira quando lhe foi tomado o partido. Tudo isso não caiu bem.

Parnaíba
Pré-candidatíssimo a prefeito de Parnaíba, o deputado estadual Dr. Hélio (PL) já trabalha para fechar a chapa majoritária. O nome mais cogitado para a composição é o do empresário Onofre Martins Filho, ainda sem partido, mas já com entendimento adiantado para filiação ao PL. Para Dr. Hélio, o empresário é o vice dos sonhos para a disputa da prefeitura de Parnaíba.



Continue aqui...
Continuamos de olho em tudo que acontece em Buriti dos Lopes, cidades vizinhas e na internet. Continue acessando as novidades do blog...

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: