terça-feira, 21 de maio de 2013

MOBILIZAÇÃO

Caxingó realiza campanha contra o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes
Durante toda a semana aconteceu uma série de palestras nas escolas do município com o objetivo de informar, sensibilizar e mobilizar alunos, professores, diretores e pais para participarem desta luta.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e o Conselho Tutelar de Caxingó realizaram durante toda esta semana a campanha de enfrentamento contra o abuso e a exploração sexual contra as crianças e adolescentes. A campanha teve início na tarde da ultima segunda-feira (13), e terminou na manhã de sexta-feira (17), com a realização de fórum de discussões sobre o tema. 


Durante toda a semana aconteceu uma série de palestras nas escolas do município com o objetivo de informar, sensibilizar e mobilizar alunos, professores, diretores e pais para participarem desta luta. Houve uma grande mobilização de funcionários do CRAS (Centro de Referencia da Assistência Social), da Secretaria de Assistência Social, dos profissionais da Saúde, Secretaria de Educação e dos respectivos conselhos para a realização da campanha.

O grande marco de toda a campanha foi o encerramento com o fórum que aconteceu nas dependências do colégio estadual professora Maria do Socorro Sampaio Martins onde participaram cerca de 600 pessoas. Na ocasião as autoridades se manifestaram e afirmaram que o município está trabalhando para coibir qualquer tipo de violência contra as crianças e os adolescentes. 


As escolas trouxeram apresentações teatrais, telejornais e danças relacionadas com o tema. Foram apresentadas e aprovadas propostas para garantir que as crianças e os adolescentes do município tenham o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres dos abusos e da exploração sexual.

Para o psicólogo Gustavo a violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolvem vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero de raça, etnia, de orientação sexual de classe social e de condições econômicas. A prefeita Rita Sobrinho, o vice Pedro Brito, secretários e advogados estiveram presentes. 






Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) / Fonte: ASCOM

Nenhum comentário: