sábado, 18 de maio de 2013

2ª PARTE DA CONFERÊNCIA

1ª Conferência da Cidade define propostas e delegados em Buriti dos Lopes
A conferência teve palestras e debates para aprofundar os assuntos mencionados e depois a eleição dos delegados que representarão a cidade de Buriti dos Lopes na etapa estadual.

O governo municipal de Buriti dos Lopes, através da secretaria de Administração promoveu ontem (17) a etapa municipal da 5ª Conferência das Cidades com objetivo de escolher propostas e eleger delegados do município para as etapas estadual e nacional consequentemente. 

Grupo IV reunido para debates e pediu a criação de diversos Consórcios
A etapa municipal da conferência teve início às 9h00 no auditório do CIEF com a participação do prefeito Bernildo Val (PR), de autoridades municipais, movimentos sociais, sindicatos, associações e a população em geral. Esta foi à primeira conferência da cidade realizada na história do município.

Esse ano, o tema da conferência é ‘Quem muda a cidade somos nós: Reforma urbana já!’ e discutiu os temas habitação, planejamento e ordenamento territorial, saneamento e transportes (mobilidade urbana), fazendo a integração levando em consideração a cidadania, qualidade de vida e direito à cidade.

Grupo I - Criação do Plano Municipal de Desenvolvimento Urbano
A conferência teve por objetivo propor a interlocução entre autoridades e gestores públicos dos três entes federados com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados à Política Nacional de Desenvolvimento Urbana, além de propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, para a formulação de proposições, realização e avaliação de formas de execução das políticas urbanas e suas áreas estratégicas.

A conferência teve palestras e debates para aprofundar os assuntos mencionados e depois a eleição dos delegados que representarão a cidade de Buriti dos Lopes na etapa estadual. A conferência das cidades é fruto da política implantada pelo Ministério das Cidades nos últimos anos do Governo Federal e tem contribuído para reduzir o déficit habitacional e otimizar as políticas urbanas do país. 

Grupo III apresentou suas propostas de criação do FMDU - Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano

Grupo II também pediu a criação do Conselho Municipal da Cidade e capacitação dos conselheiros

Os representantes de cada grupo apresentaram suas proposta que foram colocadas em votação






Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: