quarta-feira, 27 de novembro de 2013

ARBORIZAÇÃO

Universitários plantam árvores em ruas e avenidas de Buriti dos Lopes
Estudantes do curso de Biologia da Universidade Aberta do Brasil - UAB plantaram cerca de 50 mudas da espécie Nim (Ninho) de origem indiana. O prefeito do município Bernildo Val acompanhou o plantio.

Alunos do curso de Biologia da Universidade Aberta do Brasil – UAB do Pólo Buriti dos Lopes realizaram na manhã desta quarta-feira (27), o plantio de dezenas de mudas de árvore nas ruas e avenidas do Centro da cidade. Foram plantadas cerca de 50 mudas da espécie Nim (Ninho), planta nativa da Índia. O Nim tem aplicações na indústria farmacêutica, moveleira e cosmética. Na agricultura sustentável, atua como um excelente inseticida natural. O prefeito do município de Buriti dos Lopes, Bernildo Val, a convite dos estudantes, participou do plantio realizado na Rua Euclides de Miranda. Segundo informações dos estudantes, algumas mudas também serão plantadas nas avenidas Luis Gualberto de Sousa e Josias Leódido.






Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

11 comentários:

Manoel Messias Brasilia df disse...

atitude ecologicamente correta e louvavel.

Ari Damasceno disse...

Ué, isso não é obrigação do Departamento de Parques e Jardins da prefeitura? Reconheço que o prefeito e sua equipe têm sido muito atuantes em muitas áreas, mas falta atenção em outras. Creio que ele vai adotar medidas e suprir as áreas ainda não atendidas. Obrigado pelo espaço.

Márcio Santos (Biólogo) disse...

É louvável a atitude ecológica! Gostaria apenas de fazer uma ressalva quanto a espécie escolhida para o plantio! Os nobres estudantes de Biologia deveriam saber que a árvore (Nim)espécie exótica nativa da Índia foi introduzida no Brasil à alguns anos! Uma de suas especialidades é sua utilização como repelente natural, porém é uma espécie que está provocando esterilidade em aves segundo estudos realizados e o fato de ser inseticida provoca a morte de um dos melhores agentes polinizadores naturais, as abelhas, causando um prejuízo ecológico gigantesco!
#FICAADICA

Unknown disse...

Sr. Ari Damasceno, são 10 meses de governo junto a uma prefeitura que teve de renegociar milhões e milhões de dívidas. O rombo é astronômico, ou senhor quer que o prefeito use o patrimônio particular pra suprir as áreas que sr julga ainda não atendidas ? No Piauí, já são 4 prefeitos que entregaram os cargos e outros 3 estão querendo se ver livre dessas prefeituras super endividadas.E com razão, quem diabo quer administrar dívidas?

Joana Silva disse...

Q maravilhoso adotar medidas ecologicamente corretas e ficará lindo as arvores daqui a 4 anos.Quem não se lembra da ex gestão plantar arvores e ninguem criticou só porq o SrºBernildo tá ajudando plantar tem sempre um pra criticar.Oh povo chato .Atitudes ninguem quer participar agora alfinetar todo mundo gosta,aff!

Unknown disse...

Meu caro Frank, vc está filtrando 50% dos meus comentários?

Euvêncio Val disse...

Sou Paisagista e acho louvável o trabalho dos meus amigos biólogos, só que tenho que concordar com o meu colega Marcio Santos, O Nim Indiano não uma especie aconselhada para ruas e avenidas pois num futuro não muito distante elas terão que ser substituída pois trata-se de um espécie de raiz radicular e logo logo estará comprometendo a infraestrutura pavimentada.

Antonclédison Silva Santos disse...

Senhor Márcio se seu comentário for prático lhe parabenizo, mas se teórico, você faz parte de um grupo seleto que pode ser responsabilizado por nosso município ser o que é, pois, a mais de um século Buriti dos Lopes tem sua historia, muito se diz e pouco se faz, dê uma solução prática arborize várias vias da cidade que necessitam com espécies que você acha não trazer" prejuizos". Agora se o fez apenas para nos lembrar que é um BIÓLOGO, demonstre isso em feitos em prol desta adorável ciência que com certeza terá reconhecimento.

Márcio Santos (Biólogo) disse...

Caro AntonClédison Silva Santos, como já dizia o ditado popular: "...uma Andorinha só não faz inverno..." e quem dera eu poder converter todo meu conhecimento em prol de minha querida Buriti dos Lopes! Não quero nem preciso de RECONHECIMENTO para elevar meu ego e minha profissão! Lhe pergunto: Vistes alguma vez uma formiga trabalhando sozinha? Se sim , vc é um privilegiado e isso lhe daria uma bela tese! Más talvez n o tenha visto!Faça uma autocrítica e avalie também suas contribuições para com esta cidade, ou também fazes parte deste grupo seleto de irresponsáveis que cita e da qual não me incluo? Seja mais ponderável e traga as soluções já que as tem em demasia! Felizmente seu comentário, em nada contribuiu!

Iana Silva disse...

Parabenizo meus futuros colegas e atuais alunos da UAB - polo de Buriti dos Lopes, pela ATIVIDADE DIFERENCIADA e que continuem bem tranquilos que não ocorrerá um desequilíbrio ecológico por isso e que as mudas dessa espécie nem são as pioneiras em nosso município.Porém muitas ruas ainda precisam ser arborizadas que tal nós demais Biólogos fazermos nossa parte.

Antonclédison Silva Santos disse...

Senhor Márcio,Em seus dois comentários você subestima os alunos do curso de Biologia UAPI, quando cita que deveríamos ter o conhecimento com relação a espécie a qual escolhemos para o plantio. As informações passadas por você,caríssimo BIÓLOGO de nada contribuíram a final de contas nós já sabíamos!Não sou irresponsável e também não citei nenhum feito praticado por mim.Espero que os vários profissionais de nossa cidade não ouçam ou vejam você dizer que não precisa de reconhecimento para a elevação de sua profissão, porque do ego é específico você tem razão!Já pensou a que rumos isso pode chegar? e as consequências? com certeza o desastre será bem maior que o causado pelas pouco mais de duas dezenas de nim (ninho)que plantamos. Discursos bonitos não solucionam problemas, mas podem trazer consequências!